Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

terça-feira, 14 de novembro de 2017

ECOPARC RIO CAMAÇARI - Preservação X Crimes ambientais



Os crimes ambientais seguem destruindo o que resta dos recursos naturais no entorno do Morro da Manteiga e nascentes do Rio Camaçari

VALDIR RIOS
13 Nov 2017  19:43  atualizado 15/Nov às 00:27

 



Neste domingo (12),  ocorreu mais uma visita técnica com o objetivo de catalogar os recursos naturais existente na área onde esta localizado o Morro da Manteiga e nascentes do Rio Camaçari.

A equipe formada por profissionais de áreas distintas, (Engenheiro, Administradora e psicóloga), puderam mais uma vez  verificar de perto a riqueza ambiental da referida localidade, bem como os constantes ataques provocado aos recursos ambientais ainda restante.

Na sexta-feira (10), estiveram no local o Engenheiro Ambiental Valdir Rios acompanhado pelos técnicos do Departamento Ambiental do municipio o Engenheiro Ambiental João Leal e o Gerente do Departamento Epaminonda Daltro. A finalidade desta visita foi conhecer melhor  o projeto do parque da cidade proposto pelo grupo idealizador.

A etapa a seguir, será uma nova visita complementar na área próxima ao  Polo Industrial (cinturão verde). 

As reuniões setoriais para apresentação do projeto acontecerão a seguir, devendo a partir deste movimento se criar um comitê com representantes dos setores envolvidos visando o convencimento da viabilidade do ECORPARC RIO CAMAÇARI, junto ao poder público. 

 




 A queima de resíduos sólidos, descarte de entulhos, retirada de areia, corte de arvores e um curral de gado próximo às nascentes foram alguns dos crimes ambientais  observados. 

Porém o que mais chama atenção são aqueles promovido possivelmente pela Embasa com uma adutora (rompida) jorrando água  a mais de 10 dias "segundo frequentadores do espaço que não quiseram se identificar". 
  
Outro fato preocupante é um serviço feito pela Embasa no alto do morro, sem realizar os serviços necessários nas encostas que sofreram alterações com obras de manutenção. 

É possível verificar grande quantidade de solo e rochas que podem se deslocar morro a baixo sentido bairro Novo Horizonte em períodos chuvosos e vir a provocar danos ao patrimônio e a vida. 
Há risco a segurança da população do Bairro Novo Horizonte; 

                                           

As fotos são do alto do morro onde a Embasa fez reparos, as   imagens  denunciam a negligência dos responsáveis.

Para conhecer melhor leia a matéria ECOPARC RIO CAMAÇARI
Fotos:

PAULA BONATTO/VALDIR RIOS/VÂNIA CÂSSIA S. OLIVEIRA

 
































Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog