Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sábado, 3 de junho de 2017

Cientistas criam antibiótico ‘mágico’ contra bactérias resistentes

 Cientistas adicionaram três modificações à vancomicina para torná-la 1.000 vezes mais potente. Composto pode ser arma eficaz contra resistência bacteriana

remédios proibidos pela anvisa

 

Share:

Governo libera vacinação contra a gripe para toda a população

 02/06/2017 18h41
Kariane Costa - Repórter do Radiojornalismo  AGÊNCIA BRASIL
Edição: Davi Oliveira
  
O governo federal anunciou hoje (2) a decisão de liberar a vacina contra a gripe para toda a população do país, a partir de segunda-feira. De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a medida só vale este ano e enquanto durarem os estoques.

Brasília - O Ministério da Saúde promove o Dia D de Vacinação contra a gripe em postos de todo o país (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O Ministério da Saúde derrubou a restrição de vacinar apenas o público-alvo porque ainda há 10 milhões de doses disponíveis na rede pública de saúde.Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Anteriormente, apenas podiam se vacinar nos postos de saúde quem fazia parte do grupo de risco, como idosos, professores e gestantes. O ministro explicou que a retirada da restrição de vacinar somente o público-alvo ocorreu porque ainda há 10 milhões de doses disponíveis na rede pública de saúde. A campanha já tinha sido prorrogada até 9 de junho.

Na campanha deste ano, o governo espera atingir a meta de imunizar 54 milhões de pessoas, que representam 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. Mas, até o momento, somente 76,7% do público-alvo foram vacinados. E nenhum grupo prioritário atingiu a meta de vacinação.

Os trabalhadores da saúde foi o grupo com maior cobertura, com 3,9 milhões de doses aplicadas, alcançando 84,5% da meta. A campanha nacional contra gripe foi prorrogada até 9 de junho para tentar alcançar melhores resultados. Entre os estados, apenas o do Amapá atingiu a meta.

De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, 163  pessoas  morreram este ano no Brasil em decorrência da doença. Em todo ano de 2016, a gripe matou 1.982 pessoas no país. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que este ano houve poucos casos por influenza devido à baixa circulação do vírus. “Em consequência disso, o público-alvo procurou menos os postos de saúde”, explicou.

No entanto, disse que ainda há 10 milhões de doses de um montante de 60 milhões adquiridas. “Para que não haja desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, decidimos estender a todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques”, destacou.

Até esta sexta-feira, 41,3 milhões de pessoas do público-alvo foram vacinadas contra a gripe no país. A imunização contra a gripe protege contra os três sorotipos do vírus da gripe H1N1 e H3N2 e Influenza B. A vacina é segura e apenas pessoas que têm alergia ao ovo devem procurar o médico para orientações.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-06/governo-libera-vacina-contra-gripe-para-toda-populacao 
Share:

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Crianças que dividem o celular com os amiguinhos são mais felizes

Pesquisa afirma que crianças que compartilham voluntariamente seus brinquedos são mais alegres que aqueles que não fazem o mesmo

Com o avanço da tecnologia a distração das crianças mudou. Se anos atrás as brincadeiras coletivas prevaleciam, hoje o público infantil conta com um vasto mercado de diversão individual: celulares, tablets, games; todas distrações para brincar sozinho, sem dividir com os coleguinhas. Porém, será que eles estão, de fato, felizes com esse novo modo de diversão? Pesquisadores das universidades de Pequim (China) e Iowa (EUA) acreditam que não.
Os cientistas afirmam que crianças que dividem voluntariamente seus brinquedos com os amiguinhos são mais felizes que aqueles que são obrigados a compartilhar, ou que simplesmente não o fazem. O artigo foi publicado na quarta (31) no periódico científico Frontier Psychology.
Ao todo, 139 crianças entre 3 e 5 anos de idade participaram da pesquisa. Os cientistas, durante o estudo, analisaram e compararam as expressões faciais dos pequenos (riso, choro, seriedade) durante duas situações diferentes. Na primeira delas, os garotos e garotas dividiram seus brinquedos voluntariamente com os coleguinhas; na segunda ocasião, eles eram obrigados a compartilhar.
O grupo observou, então, que quando são obrigados, os pequenos compartilham muito mais seus brinquedos, porém, eles não ficam muito contentes. Porém, quando as crianças dividem seus itens de maneira voluntária, sem que ninguém peça, eles demonstram felicidade.
Para os cientistas, além de examinar como a generosidade leva à alegria, a pesquisa fornece informações importantes de como funciona a psicologia da criança quando o assunto é compartilhar e dividir seus pertences. Dessa forma, pais e educadores poderão desenvolver a estratégia correta para ensinarem a seus filhos tais valores.
Share:

Defesa Civil reconhece estado de emergência em 12 cidades

Municípios da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul receberão suporte para lidar com seca e chuvas

por Portal BrasilPublicado01/06/2017 19h27Última modificação01/06/2017 19h27

Divulgação/Defesa Civil do Rio Grande do SulNo Centro-Oeste e Sul do País, reconhecimento federal é decorrente do grande volume de chuvas
No Centro-Oeste e Sul do País, reconhecimento federal é decorrente do grande volume de chuvas
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, reconheceu a situação de emergência de mais 12 municípios brasileiros nos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.
Com a medida, as prefeituras poderão solicitar o apoio federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais.
O longo período de seca e estiagem que atinge regiões da Bahia e de Minas Gerais levou à emergência a cidade baiana de Ibotirama e os municípios mineiros Bonito de Minas, Coronel Murta, Itacambira, Minas Novas, Miravânia e Várzea da Palma.
Já nas regiões Centro-Oeste e Sul do País, o reconhecimento federal é decorrente do grande volume de chuvas. Em Rosário Oeste, no Mato Grosso, tempestades provocaram danos no município. Enxurradas e inundações afetaram as cidades gaúchas Dom Pedrito, Tenente Portela e, no Paraná, Rio Azul e Querência do Norte.
A lista de municípios foi publicada em portaria no Diário Oficial da União e a medida tem vigência por 180 dias.
Auxílio emergencial
Para obter apoio material e financeiro complementar da Defesa Civil Nacional, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise técnica por equipes da Sedec, o Ministério define o valor do recurso a ser disponibilizado.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative CommonsCC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasilhttp://www.brasil.gov.br/defesa-e-seguranca/2017/06/defesa-civil-reconhece-estado-de-emergencia-em-12-cidades
Share:

Observatório faz terceira detecção de ondas gravitacionais

De acordo com cientistas, nova detecção do fenômeno, feito pelo LIGO, traz pistas para compreensão de buracos negros – e, possivelmente, da matéria escura

Ilustração de buracos negros
Cientistas anunciaram nesta quinta-feira ter detectado, pela terceira vez, as ondas gravitacionais. O fenômeno, previsto por Albert Einstein (1879-1955) há cem anos, foi captado pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (LIGO, na sigla em inglês) e, segundo os cientistas, é o resultado da colisão de dois buracos negros, localizados há cerca de 3 bilhões de anos-luz de distância (cada ano-luz equivale a 9,46 trilhões de quilômetros) – é a detecção mais distante já feita do evento. De acordo com os especialistas, a nova detecção, confirmada por mais de 1.000 pesquisadores ao redor do mundo, traz pistas que ajudam a compreender a natureza dos buracos negros e, possivelmente, da matéria escura, inaugurando uma nova firma de fazer astronomia.
“Com a terceira detecção confirmada das ondas gravitacionais resultantes da colisão de dois buracos negros, o LIGO está se estabelecendo como um observatório poderoso para revelar o lado negro do universo”, afirmou o pesquisador David Reitze, membro do LIGO. “O observatório foi criado para observar esse tipo de evento e esperamos, em breve, conseguir ‘ver’ outros tipos de fenômenos astronômicos, como colisões violentas de estrelas de nêutrons.”

Detecção de ondas gravitacionais

Em 1915, em sua Teoria da Relatividade Geral, Einstein previu que os objetos que se movimentam no universo produzem ondulações no espaço-tempo – aquilo que os físicos descrevem metaforicamente como o tecido do cosmo, o ambiente dinâmico onde todos os acontecimentos transcorrem –, e que estas se propagam pelo espaço. As ondas gravitacionais seriam essas minúsculas distorções no campo gravitacional do universo que transportam energia, uma espécie de “eco” dos eventos cósmicos.
A primeira detecção dessas ondas, que confirmou a teoria do físico, foi anunciada em fevereiro de 2016. Os sinais foram registrados por dois detectores do LIGO em 14 de setembro de 2015, um localizado em Livingston (Louisiana) e outro em Hanford (Washington), nos Estados Unidos. Os detectores, com braços de cerca de quatro quilômetros de extensão, foram feitos para captar oscilações muito mais sutis que a luz – eles poderiam registrar distorções viajando no espaço se tivessem o tamanho de um milésimo do diâmetro de um núcleo atômico. Esses instrumentos altamente sensíveis registraram a interação entre dois buracos negros, um com 29 vezes a massa do Sol e o outro com 36 vezes a massa solar. Após girar velozmente um ao redor do outro, eles acabaram colidindo, dando origem a um único buraco negro com 62 massas solares (em um evento chamado pelos físicos de “coalescência”). Toda essa movimentação, que aconteceu a 1,3 bilhão de anos-luz de distância, liberou ondas gravitacionais com energia suficiente para ser captada pelo LIGO. Na época, o tamanho dos buracos negros surpreendeu os cientistas, que não esperavam que eles fossem tão massivos, ultrapassando as vinte massas solares.
Em junho de 2016, os pesquisadores anunciaram uma segunda detecção, confirmando que o primeiro registro das ondas “não foi por acaso”. Os registros resultaram da colisão de buracos negros menores, com 14 e 8 vezes massas solares, que resultaram em um buraco negro com 21 vezes a massa do Sol — dimensões que estão de acordo com o que seria esperado pela maior parte das teorias.
A terceira detecção anunciada nesta quinta-feira é o resultado da interação entre dois buracos negros novamente gigantescos, um com 19 vezes a massa do Sol e o outro com 32 vezes a massa solar. A colisão, que liberou ondas gravitacionais com energia equivalente a duas vezes a massa do Sol, deu origem a um único buraco negro com 49 vezes a massa solar. O buraco negro resultante tem dimensões que estão entre as encontradas na primeira e segunda detecções, preenchendo a lacuna que faltava — além de confirmar a existência de buracos negros imensos no universo.
Os instrumentos desenvolvidos pelo LIGO são tão precisos que os astrofísicos conseguiram captar detalhes dos buracos negros que sofreram a coalescência: antes da colisão, os buracos negros caberiam dentro de esferas com 115 quilômetros e 190 quilômetros de diâmetro. A união de ambos resultou em um buraco negro que ocuparia uma esfera de 280 quilômetros de diâmetro.
Segundo os cientistas, para se ter uma ideia do que significam esses números, basta pensar que o Sol tem 1,4 milhão de quilômetros de diâmetro: o buraco negro formado pela coalescência teria 49 vezes a massa do Sol, contida em uma esfera com menos de 300 quilômetros de diâmetro.
“Temos uma confirmação adicional da existência de buracos negros que têm mais do que 20 massas solares – objetos que não sabíamos que existiam antes que o LIGO os detectasse”, afirmou David Shoemaker, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e líder das pesquisas do LIGO . “É notável que os seres humanos consigam criar uma história, formular uma teoria, e testá-la, para eventos tão estranhos e extremos, que aconteceram há bilhões de anos e que estão a bilhões de anos-luz de nós.”
Os cientistas esperam que as ondas gravitacionais, que “testemunham” esses fenômenos catastróficos que compõem o universo, tragam novos dados que ajudem a descobrir por que e como acontecem.
Confira o vídeo feito pelo LIGO com a simulação que descreve a colisão entre os buracos negros e as ondas gravitacionais emitidas pelo evento:

Share:

Cerveja de caju, frutas vermelhas e graviola: marca lança sabores exóticos e bem brasileiros


© Fotos: Divulgação/Colorado

http://www.msn.com/pt-br/receitasebebidas/noticiasdealimentos/cerveja-de-caju-frutas-vermelhas-e-graviola-marca-lan%c3%a7a-sabores-ex%c3%b3ticos-e-bem-brasileiros/ar-BBBKvKk?li=AAggNbi&ocid=SK216DHP 01 junho 2017   MSN

O mundo das cervejas artesanais é repleto de sabores exóticos e fora da caixinha - ideal para quem quer provar algo novo! Foi pensando nisso que a cervejaria Colorado, com sede em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, lançou quatro novas cervejas frutadas com ingredientes bem diferentões: uva, frutas vermelhas, graviola e caju. Os sabores são bem brasileiros e representam a imensa biodiversidade brasileira.
E aí, você provaria?

Saiba mais sobre estes sabores exóticos:

Eugênia

É uma cerveja do estilo Session IPA, com uvas. Aromas marcantes dos lúpulos americanos, alemães e franceses completam a bebida. Leve, refrescante e amarga na medida (40 IBU), alta dinkability.
Teor alcoólico: 4,50%

Rosália

Uma fruit beer ácida e com leve dulçor frutado. Feita com frutas vermelhas brasileiras (grumixama, amora do mato, cereja do rio grande). Na boca a doçura e a acidez se misturam, proporcionando uma experiência única. Excelente para acompanhar sobremesas.
Teor alcoólico: 4,50%

Murica

Une a maciez da Cream Ale com o agridoce da Graviola, fruta que nasceu no Caribe e cresce no Brasil há mais de 500 anos. Tanto, que já tem até apelido: araticum, coração-de-rainha ou jaca-do-pará, mas o nome de batismo mesmo é Annona Muricata.
Teor alcoólico: 4,7%vol

Nassau

White IPA feita com adição de Caju em conjunto com Dry hopping usando o lúpulo Equinox, que tem aroma de frutas tropicais para destacar o aroma do caju. Cerveja clara e não filtrada, sabor marcante com amargor presente na medida.
Teor alcoólico: 5,8%vol

http://www.msn.com/pt-br/receitasebebidas/noticiasdealimentos/cerveja-de-caju-frutas-vermelhas-e-graviola-marca-lan%c3%a7a-sabores-ex%c3%b3ticos-e-bem-brasileiros/ar-BBBKvKk?li=AAggNbi&ocid=SK216DHP 
Share:

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Vida Sustentável

E-book gratuito ensina como criar corredores de plantas em centros urbanos 

 

CICLOVIVO

1 de junho de 2017 • Atualizado às 15 : 04
Essas áreas verdes possibilitam a sobrevivência dos animais que as polinizam e os que dispersam suas sementes. | Foto: Divulgação


Para celebrar o Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado 5 de junho, a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.), com apoio do Instituto Biológico de São Paulo, lança o livro “Biodiversidade em ação: conservando espécies nativas”, das pesquisadoras Isabel Cruz Alves, Marilda Cortopassi-Laurino e Vera Lucia Imperatriz-Fonseca.
A obra é um guia prático para orientar cidadãos de centros urbanos que queiram promover corredores de plantas destinados a conservar a biodiversidade local, denominados corredores ecológicos urbanos. Estes espaços são compostos por vegetações de diferentes características (arbustos, árvores) que fazem a conexão entre áreas naturais ou seminaturais, auxiliando na sobrevivência de muitas espécies, isoladas umas das outras pelas construções urbanas.
“Essas áreas verdes possibilitam a sobrevivência dos animais que as polinizam e os que dispersam suas sementes, num ciclo de ajuda mútua bom para todos”, explica Isabel Cruz Alves, que concebeu e organizou a obra.

De olho na jataí

O livro aponta dois caminhos principais para quem quer ajudar a conservar a biodiversidade que ainda resiste à expansão dos centros urbanos. Um deles é plantando ou cuidando das plantas nativas, que são ideais para a sobrevivência de animais polinizadores (que transportam o pólen, como as abelhas), e animais dispersores (que levam as sementes, como as aves).
Outro caminho é por meio da conservação da abelha jataí (Tetragonisca angustula), uma espécie sem ferrão inofensiva ao homem, por isso mesmo, ideal para áreas urbanas, e que são excelentes polinizadoras. O livro traz detalhes sobre as abelhas e ensina como identificar e proteger ninhos de jataís.

Para ajudar na prática quem quer arregaçar as mangas, o livro inclui: Guia com informações de plantio e cuidado de 26 espécies de plantas nativas da Mata Atlântica e do Cerrado, orientações de como localizar ninhos de jataís, relação de animais polinizadores e dispersores de sementes, dicas de leitura e localização dos viveiros municipais de São Paulo (para retirada de mudas).

“O livro foi pensando para o público paulistano, mas, na realidade, é útil para cidadãos de qualquer cidade, pequena, média ou grande, localizadas no bioma do Cerrado ou da Mata Atlântica”, explica Ana Lucia Delgado Assad, diretora-executiva da A.B.E.L.H.A.. “E a jataí está presente em quase todo território nacional”, completa.

“Biodiversidade em ação: conservando espécies nativas” é a terceira publicação lançada pela A.B.E.L.H.A. neste ano. Ele foi precedido por “A história natural ilustrada de um polinizador: a abelha mamangava Xylocopa frontalis” e pela versão em português de “Soja e Abelhas”, publicado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O livro está sendo lançado em versão digital, disponível para download aqui.

http://ciclovivo.com.br/noticia/e-book-gratuito-ensina-como-criar-corredores-de-plantas-em-centros-urbanos/ 

Share:

ICMBio lança neste sábado “10 picos, 10 travessias”

Projeto proporcionará passeios incríveis em parques nacionais, com roteiros repletos de aventura. Iniciativa faz parte das comemorações dos 10 anos do Instituto 

Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2017, 15h32 
ICMBIO
 

 

Brasília (29/05/2017) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lança no próximo sábado, 3 de junho, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, o projeto “10 picos, 10 travessias”. O evento integra as comemorações dos 10 anos do Instituto, que serão completados em agosto.

O projeto proporcionará, no decorrer deste ano, a realização de dez travessias (trilhas de longo curso) e dez subidas em picos localizados no interior de parques nacionais, com a participação de visitantes, turistas, trilheiros, montanhistas, ambientalistas e a população em geral.

O circuito contempla algumas das mais belas paisagens naturais do País, com roteiros cruzando rios e cachoeiras em meio à fauna e flora nativas, em regiões como a Serra dos Órgãos (RJ), as chapadas dos Veadeiros (GO), Diamantina (BA) e dos Guimarães (MT) e a Floresta da Tijuca (RJ). (Confira abaixo a programação).

Além de marcar o aniversário do Instituto, o projeto “10 picos, 10 trilhas” busca sensibilizar as pessoas sobre a importância das unidades de conservação (UCs) da natureza. “Dentre os atrativos dos parques nacionais, as travessias e o montanhismo são os que proporcionam uma maior imersão das pessoas no ambiente natural, uma maior sensibilização sobre o valor das UCs para a conservação da natureza e do ecoturismo como vetor de desenvolvimento econômico regional”, diz o coordenador Geral de Uso Público e Negócios do ICMBio, Pedro Menezes.

Ampliação do parque

No sábado, após o lançamento do projeto, no Centro de Visitantes do parque da Chapada dos Veadeiros, no povoado de São Jorge, a 30 quilômetros de Alto Paraíso (GO) e a 250 quilômetros de Brasília (DF), os organizadores do evento deverão falar sobre a importância da proposta de ampliação do parque, que está sendo fechada entre o Ministério do Meio Ambiente e o Governo de Goias. Em seguida, participantes iniciarão a Travessia das Sete Quedas, trilha de 23 quilômetros dentro do parque. (Clique aqui para acessar o guia da trilha)

A trilha será feita em dois dias – 17 quilômetros no primeiro e 6 quilômetros no segundo – com pernoite em barracas à beira do rio Preto. Ela corta atrativos naturais da Chapada como o cânion, as corredeiras (Fiandeiras) e as Sete Quedas, conjunto de pequenas cachoeiras em série. Tudo isso em meio à fauna, à flora e às belas paisagens do Cerrado bem conservado pelo parque.

Durante a caminhada, o instrutor do curso de trilhas, que será ministrado três dias antes, dará explicações sobre o ecossistema do Cerrado, fauna e flora, formações rochosas, recursos hídricos e sobre sinalização, percurso, conduta responsável, segurança e estruturação de trilhas ecológicas, numa espécie de aula prática de ecoturismo na natureza.

PROGRAMAÇÃO:

Travessias

1 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) – 3 e 4 de junho

2 – Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) – 8 e 9 de julho

3 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) – 17 e 18 de junho

4 – Reserva Extrativista Chico Mendes (AC) – 18, 19, 20 e 21 de agosto

5 – Parque Nacional da Tijuca (RJ) – Data ainda não confirmada

6 – Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) – Data ainda não confirmada

7 – Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ/SP) – Data ainda não confirmada

8 – Parque Nacional da Chapada da Diamantina (BA) – 16 e 17 de setembro

9 – Parque Nacional do Itatiaia (RJ) – Data ainda não confirmada

10 – Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) – Data ainda não confirmada

Picos

1 – Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) – Já ocorreu

2 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) – 3 e 4 de junho

3 – Parque Nacional do Itatiaia (RJ) – 3 e 4 de junho

4 – Parque Nacional do Caparaó (MG/ES) – 24 e 25 de junho

5 – Parque Nacional São Joaquim (SC) – 6 de julho

6 – Parque Nacional Chapada dos Guimarães (MT) – 8 e 9 de julho

7 – Parque Nacional do Pico da Neblina (AM) – 12 a 27 de julho

8 – Parque Nacional da Tijuca (RJ) – Data ainda não confirmada

9 – Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ/SP) – Data ainda não confirmada

10 – Parque Nacional Fernando de Noronha (PE) – Data ainda não confirmada

Serviço:
Para participar do lançamento do projeto e/ou agendar os passeios, entre em contato com (61) 2028-9449/50 ou e-mail parcerias.cgeup@icmbio.gov.br

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

Share:

Satélite: depois da jazida de ametista, garimpeiros encontram quartzo rutilado em Sento Sé

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos
Atualizado em 01/06/2017 11:05:47
CORREIO DA BAHIA


Embalado pela mina de ametista apelidada de Serra Pelada da Bahia, o município de Sento Sé vive a expectativa da possível descoberta de uma jazida com outra pedra preciosa de alto valor no mercado de joias. Nos últimos dois dias, garimpeiros da região relataram à prefeitura da cidade e aos compradores de gemas a existência de quartzo rutilado, também conhecido como rutilo dourado, no topo da Serra de São Pedro, no povoado do Piçarrão, próximo a um parque de energia eólica. Encontrado também em Novo Horizonte, na Chapada Diamantina, o mineral de cor fumê claro com fios grossos que parecem ouro por dentro pode custar o dobro da ametista e vem ganhando espaço no mercado internacional pela constituição única. 

Corrida preparada
 
A notícia sobre o rutilo circulou entre grupos de WhatsApp formados por negociantes de pedras da região, que já organizaram para hoje uma visita em massa ao local da provável mina. A ideia é, comprovada a descoberta, abrir no mesmo dia os primeiros buracos para extração. 


Em alerta
 
Avisado dos relatos sobre o rutilo dourado, o secretário de Meio Ambiente de Sento Sé, Izamar Reis,  percorreu o povoado do Piçarrão e conversou com garimpeiros que garantiram a existência da pedra. “Amanhã (hoje), faremos uma expedição no local. Caso a mina exista, será importante para a cidade, mas queremos evitar que ocorra o mesmo que aconteceu com a ametista, onde o garimpo nasceu sem controle. Aquela região está abrigada no Boqueirão da Onça, a maior área protegida do bioma caatinga do planeta, com 90% do território total”, justifica Izamar.  

Movimento na RMS
 
O prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo (DEM), prepara para os próximos dias o lançamento de um pacote com 75 intervenções e obras na cidade e vai anunciar o desembarque de quase R$ 1 bilhão em investimentos privados. A lista inclui duas novas fábricas, dois centros de distribuição, dois supermercados, empreendimentos imobiliários, o novo fórum e as unidade do Sesi e Senai Cimatec. O anúncio oficial deve acontecer logo após o Camaforró, evento organizado pela prefeitura que será realizado de 22 a 24 de junho e reúne atrações nacionais de destaque. 

Corte no trio
 
O coordenador do Carnaval de Salvador de 2018, Paulo Leal, vai defender a redução das dimensões dos trios elétricos durante o panorama que será realizado pela Câmara Municipal no Othon Palace nas próximas segunda e terça. A proposta, que deve provocar polêmica com os donos de trios, se justifica pelo distanciamento entre público e artistas, segundo o coordenador da festa. 

Outro centro

 
“Não é uma proposta concreta, mas é uma bandeira que eu defendo. O trio passou a ser grande demais ao longo dos anos, se distanciou do povo. É preciso que todos opinem”, diz Paulo Leal. Ações para revitalização do circuito do Centro também estão entre as temáticas a serem debatidas entre os participantes do evento. 

"O boicote maior não é da oposição, é da turma do próprio PT", Robinho (PP), deputado ao comentar no site bahia.ba, o boicote da base do governador Rui Costa (PT) na Assembleia, que não vota projetos há quase dois meses em função do não pagamento das emendas impositivas. 

Pílula
 
Além da conta  Líder em proposições na Câmara Municipal, a vereadora Rogéria já apresentou 40 projetos de lei em 2017. No entanto, 20 deles são propostas para criar dias, semanas ou meses para homenagear ou chamar atenção a determinados temas. Somente na última segunda, ela apresentou quatro desses. 

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/satelite/noticia/satelite-depois-da-jazida-de-ametista-garimpeiros-encontram-quartzo-rutilado-em-sento-se/?cHash=6f0f3d7f46c9aea8848368f8d1f83b5d
Share:

Parque Nacional da Tijuca abre edital para realização de diagnóstico socioambiental

As propostas devem ser encaminhadas para a Concessionária Trem do Corcovado Ltda. até o dia 23 de junho
por Portal BrasilPublicado25/05/2017 14h46Última modificação25/05/2017 16h28

Serão beneficiadas as comunidades de Guararapes, Vila Cândido, Cerro Corá e Prazeres
Serão beneficiadas as comunidades de Guararapes, Vila Cândido, Cerro Corá e Prazeres
As comunidades vizinhas do Parque Nacional da Tijuca, localizado no Rio de Janeiro, passarão por diagnóstico socioambiental. Para isso, a unidade de conservação, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), abriu chamada pública para selecionar instituição de pesquisa universitária para realizar a missão.

As propostas devem ser encaminhadas para a Concessionária Trem do Corcovado Ltda. até o dia 23 de junho. 
A instituição escolhida terá a responsabilidade de elaborar e executar o programa socioambiental do parque, que deverá ser implementado nos próximos 18 anos. Serão beneficiadas as comunidades de Guararapes, Vila Cândido, Cerro Corá e Prazeres.
Confira o termo de referência e a relação de documentos para habilitação.
Novidade
Pela primeira vez, um programa socioambiental será implementado como obrigação contratual de uma concessão em unidade de conservação federal. O termo de referência foi integralmente construído em conjunto com lideranças das comunidades envolvidas, ao longo das reuniões da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Consultivo do parque.

Fonte: Portal Brasil, com informações do ICMBio
Share:

Fies: prazo de renovações é prorrogado por falhas no sistema

 Até a manhã desta quarta-feira, 1,05 milhão de alunos já haviam realizado a renovação (Ricardo Matsukawa/VEJA.com)
O prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que terminaria nesta quarta-feira, foi adiado para 16 de junho. Esta é a segunda vez que o Ministério da Educação (MEC) prorroga a data limite que seria, inicialmente, 30 de abril. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC, o prazo foi alterado devido a falha no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), pelo qual os estudantes atualizam os contratos, que estava fora do ar na manhã desta quarta-feira. Segundo o MEC e o FNDE, o SisFies deve voltar a funcionar às 18h desta quinta-feira.
O aditamento dos contratos vigentes até dezembro de 2016 teve início em 16 de janeiro, logo após as instituições de ensino superior privadas inserirem os dados cadastrais do aluno no SisFies. A expectativa do MEC é que 1,3 milhão de estudantes renovem os contratos e, até a manhã desta quarta-feira, 1,05 milhão de alunos já haviam realizado o processo semestral e obrigatório.
A renovação pode ser feita de duas formas: a simplificada – caso não seja necessário alterar nenhuma informação cadastral, bastando apenas a validação no SisFies – e a não simplificada, quando houver alterações nas cláusulas do acordo firmado, como mudança de fiador. Neste caso, o estudante precisa levar as documentações necessárias na instituição de ensino para finalizar a renovação.
Confira a íntegra da nota divulgada pelo MEC: 
“O sistema Fies aditamento apresentou um problema técnico em função da grande demanda dos últimos dias.  Os estudantes não serão prejudicados por este problema técnico. O MEC/FNDE prorrogou o prazo de aditamento para até o dia 16 de junho. O sistema será retomado nesta quinta-feira, às 18h.
O FIES conta com um sistema complexo, que envolve cerca de 30 subsistemas, sendo o de aditamento um deles. Esse sistema está em funcionamento já há alguns anos. A atual gestão do Ministério já iniciou um processo de desenvolvimento de um novo sistema para o FIES. A previsão é que esteja pronto para entrar em funcionamento até o fim de 2018. O novo sistema será integrado e otimizado, melhorando a qualidade dos processos e das informações.”
 
Share:

Trump anuncia saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acaba de anunciar a decisão de retirar o país do Acordo de Paris, que define os compromissos globais na luta contra os efeitos das mudanças climáticas. O anúncio foi transmitido ao vivo pela TV e por outros meios de comunicação.

trump-casa-branca-maio-2017ok

Os termos e as condições da retirada deverão ser conhecidos progressivamente. Concretamente, o anúncio do presidente americano vai de encontro à decisão de líderes mundiais expressa recentemente na reunião de cúpula do G7 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo) no sentido de apoiar o acordo climático.

Três dias depois do término da reunião, Donald Trump e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, trocaram críticas que refletiram a falta de entendimento sobre a manutenção do Acordo de Paris. A única voz dissonante quanto à necessidade de endossar os esforços ambientais foi justamente a dos Estados Unidos, que hoje oficializaram a posição de se retirar formalmente do tratado global.

Metas globais

Firmado em 2015, após mais de 10 anos de negociações infrutíferas para mitigar o efeito da atividade econômica no clima, o tratado foi assinado por 195 países e ratificado por 147, responsáveis por 80% das emissões –165 metas de redução já foram submetidas. Apenas Síria e Nicarágua ficaram fora.

Segundo maior emissor de gases depois da China, os Estados Unidos respondem por 18% do carbono lançado na atmosfera terrestre, ou 6,5 milhões de toneladas por ano. A saída americana torna ainda mais difíceis as metas do acordo, de reduzir o carbono na atmosfera de 69 biilhões de toneladas para 56 bilhões, e negociar novos objetivos para manter, até 2100, o aquecimento global no nível tolerável, inferior a 2 graus Celsius (ºC).

A saída norte-americana poderá levar outros países a rever sua participação no acordo. Pelas metas submetidas, já é incerto que o nível tolerável seja atingido. Reduzirão as emissões do nível atual, que aqueceria o planeta 4,2ºC, para apenas 3,3 ºC, segundo análise do Climate Interactive. Sem os Estados Unidos, esse patamar poderá facilmente subir para acima de 3,5 ºC, ou mesmo 3,8 ºC.

De acordo com previsão de cientistas, as consequências para o clima da Terra poderão ser catastróficas, com o derretimento de geleiras, elevação do nível do mar e maior intensidade de eventos extremos como tempestades, enchentes, secas e furacões.

Cenários

Estudo publicado na revista Nature estima, neste cenário, queda de 23% na renda média global até 2100, com aumento de desigualdade, graças sobretudo ao impacto na atividade agrícola e na produtividade. O Banco Mundial previu que, até 2030, mais de 100 milhões de pessoas podem voltar à pobreza se nada for feito para mitigar as mudanças climáticas.

Nos Estados Unidos, fração considerável da opinião pública e do Partido Republicano, pelo qual Trump foi eleito, rejeita o consenso científico sobre esse impacto e tem dúvidas sobre o efeito da atividade humana no clima do planeta, além de rejeitar argumentos econômicos favoráveis à adoção de formas limpas de geração de energia.

Por:Agência Brasil-Juliana Andrade
http://portaldoamazonas.com/trump-anuncia-saida-dos-estados-unidos-do-acordo-de-paris
Share:

PIB do Brasil supera países vizinhos e europeus

 No primeiro trimestre, crescimento do Brasil tem resultado melhor que economias nas Américas, Ásia e Europa
por Portal BrasilPublicado01/06/2017 17h38Última modificação01/06/2017 18h20


No primeiro trimestre de 2017, economia brasileira cresceu 1% e superou países das Américas, Europa e Ásia
No primeiro trimestre de 2017, economia brasileira cresceu 1% e superou países das Américas, Europa e Ásia
Depois de dois anos da mais grave recessão da história, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no primeiro trimestre avançou 1% e deixou no passado sua pior crise econômica. Com o resultado, o País ficou em posição de destaque se comparado às taxas de crescimento trimestral no resto do mundo.
Entre os países de América Latina, o crescimento do Brasil foi superior ao PIB trimestral do Chile (+0,2%), Colômbia (-0,2%) e Paraguai (-0,3%), de acordo com os levantamentos mais recentes.
No primeiro trimestre, o resultado positivo da economia brasileira foi influenciado, principalmente, pelo expressivo resultado do setor agrícola. Esse desempenho veio acima do esperado tanto pela equipe econômica quanto pelos analistas econômicos, em meio a um cenário de queda nos juros e na inflação.
Maiores economias
Ainda nas Américas, o crescimento brasileiro superou a taxa trimestral de economias importantes como a do México (+0,7%) e Canadá (+0,9%) e ficou muito próxima ao PIB norte-americano no período, que foi revisado para uma alta de 1,2%.
Em relação à Europa, o avanço de 1% da economia brasileira foi maior que o PIB trimestral da Alemanha (+0,6%), Espanha (+0,8%), Reino Unido (+0,2%), França (+0,4%). A média de crescimento da Zona do Euro foi de 0,5%.
Já em relação aos países asiáticos, o Brasil ultrapassou o crescimento da Coreia do Sul (+0,9%), o país insular Taiwan (+0,94%), Japão (+0,7%) e Hong Kong (+0,7%), que é uma região administrativa especial da república chinesa.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Trading Economics
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative CommonsCC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasilhttp://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/06/pib-do-brasil-supera-paises-vizinhos-e-europeus
Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog