Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Praia da Aldeia Hippie em Arembepe, é adotada pelo grupo ColorirCidade.

Óleo e lixos. Rios e praias pedem socorro.

14 out 2019 12:20h
VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista
Fotos: Voluntários

 

Neste final de semana, o grupo de voluntários denominado ColorirCidade-Camaçari, retornaram a Arembepe na Praia da Aldeia Hippie, só que desta vez para realizar a limpeza do óleo que contaminou as praias dos estados nordestinos.

Foto: Professora Lenilda e Alunos

No sábado (12), foi realizado um trabalho de reconhecimento, limpeza e planejamento para que os trabalhos fossem realizados sem riscos aos participantes, trazendo os melhores resultados na retirada do óleo.

No domingo (13), os trabalhos reiniciaram no trecho I, como revisão e coleta do material que a maré alta trouxe de volta a praia, compreendido entre Aldeia Hippie e Arembepe, já que o trabalho mais intenso teria sido feito no dia anterior.

No primeiro trecho, já existiam 3 (três) BAGs de rafia, contendo o material solidificado sendo indicação de que grupos ou Órgãos ambientais, já teria feito um trabalho mais intenso.
Os BAGs contendo o material, continuam na praia, com necessidade urgente de ser feito a retirada. Com as altas temperaturas o material retoma sua forma liquida/pastosa podendo escoar na praia.


No trecho II, entre o Emissário Submarino da CETREL até aldeia Hippie, os trabalhos aumentaram devido a maior quantidade de óleo encontrado na água e nas praias. No emissário, o óleo também estava encrustado nas pedras e enterrada na areia, dificultando o serviço. Laminas de óleo sobre a água, foram verificadas em alguns pontos.


A falta de respeito dos usuários (banhistas e comerciantes) da Praia do e Emissário e Rio Capivara deixou os voluntários indignados. Recentemente no Dia Mundial de Limpeza de Praia, foram retirados pelo ColorirCidade em parceria com o Tiro de Guerra de Camaçari, aproximadamente 500 kg de resíduos sólidos (lixo), principalmente entre o rio e a costa.

Sem as devidas práticas sustentáveis ou fiscalização por parte dos Órgãos Públicos competentes, qualquer local serve para que o gerador de resíduos sólidos descarte seu lixo, sendo fácil encontrar na areia, vegetação, ou corpos hídricos: copos descartáveis, latas, garrafas PETs, canudos e outros materiais plástico.

O ColorirCidade, deve retornar ao emissário/Rio Capivara, para realizar atividades inclusive de educação ambiental junto aos comerciantes.

Há uma ideia para que se forme grupos de voluntários nas parais baianas atingidas. Este coletivo deverá adotar uma praia de acordo sua localização territorial. Como guardiões terão como objetivo desenvolver atividades para a preservação do meio ambiente e quando necessário solicitar apoio dos grupos parceiros.

 
Fotos:Janete em Porto do Sauípe 14 out 2019

Está previsto inicialmente para este próximo domingo (20), o deslocamento do ColorirCidade para atender um chamado da comunidade em Porto do Sauípe município de Entre Rios (1 h 12 min (81,0 km) via BA-099). A localidade está com dificuldade para sozinhos resolverem o problema do óleo em sua praia e foz do rio.

Conheça melhor o ColorirCidade-Camaçari:

REGISTRO FOTOGRÁFICO DO COLORIRCIDADE:



Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog