Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sábado, 30 de dezembro de 2017

Novos personagens na mesa de debates sobre o clima em 2018

 Cena de 'The Crown', nova série do Netflix

G1

Sábado, 30/12/2017, às 04:00,

Houve um tempo, não muito distante, em que as elites monárquicas tinham um peculiar tratamento antiestresse: a caça. Era só alguém estar de cabeça quente por um motivo qualquer que o remédio recomendado era pegar em armas e matar bichos, alados ou quadrúpedes. Lá se iam, assim, lindos espécimes de nossa fauna. Morriam por uma causa nada nobre.

Estive observando isso numa cena belíssima da série “The Crown”, produzida pela Netflix. O estressado da vez era o rei George VI, aquele que precisava conviver com uma gagueira e uma timidez pouco condizente com sua função na vida. Quando foi informado pelo médico que tinha uma doença grave, câncer no pulmão, George foi caçar belas aves num território perto de seu palácio.

E, enquanto caçava e pensava sobre sua doença, fumava um cigarro atrás do outro.

É possível que os pesquisadores que ajudaram a montar a cena tenham feito de propósito. É fácil, hoje, identificar o elo entre fumo e câncer de pulmão, e ver o rei soltar fumaça em meio a uma crise de tosse remete a maioria dos espectadores a um mundo em que a ciência ainda engatinhava nas questões médicas. Chega a dar nervoso.

Para quem é ligado a causas ambientais, porém, outro detalhe da cena não passará despercebido. A desinformação dos cientistas com relação à doença que ainda hoje é, muitas vezes, fatal, se iguala à falta de conhecimento sobre a importância da biodiversidade, sobre a extinção de algumas espécies. Vivia-se naquela época – falo do meio do século passado – como se a natureza em volta fosse eterna. E aquela elite britânica, lado a lado com outras tantas, dava o pior exemplo quanto ao cuidado com os animais. Desde então, desde sempre, a humanidade só vem marcando gols contra na maneira como trata seus bichos, só porque os consideram animais inferiores.

Foi assim que comecei a minha reflexão para fazer uma espécie de previsão sobre o que pode acontecer no mundo, no ano que começa daqui a pouco, no tema que me compete: o desenvolvimento sustentável. Porque, acima de qualquer coisa, o que a humanidade precisaria ter é coragem para assumir que vem mancando em muitos quesitos, sobretudo porque sempre se imaginou "top dez" em tudo. Está mais do que na hora de botar o pé no chão e dar uma trava nessa super autoavaliação.

Enquanto a vida de George VI se ia, o corpo dele tomado por um tumor maligno, o primeiro ministro Winston Churchill e outros lordes do parlamento se debatiam em questões políticas. O valor da vida, incluindo aí o ambiente em que se vive, perde de goleada para o valor que se dá ao poder, ao capital. Não é possível que, até hoje, passe despercebido este erro grosseiro.

Mas não vamos perder as esperanças, porque, no fim das contas, se estamos debatendo sobre isso num espaço da grande mídia destinado ao tema é porque andamos para a frente, sim. E, se em 2017 Donald Trump enterrou alguns dos progressos e fez retroceder algumas décadas, outro nome surge para tentar alavancar uma empreitada gigante para conter o uso abusivo dos combustíveis fosseis no mundo: Emmanuel Macron, atual presidente da França.

Poucos dias depois do fim da COP23, que reuniu líderes mundiais em Bonn, na Alemanha, convocados pelas Nações Unidas, onde quase nada ficou decidido, Macron chamou os líderes para uma outra reunião, chamada “Um Só Planeta”. Mais de 60 chefes de estado compareceram e até o Banco Mundial entrou na lista das promessas para injetar urgência nas ações para baixar as emissões de carbono. Foram anunciados investimentos de 26 trilhões de dólares em projetos de energia limpa.

Macron falou, e foi enfático: o plano de Donald Trump para tirar os Estados Unidos do Acordo de Paris enfraqueceu as medidas que já poderiam estar mais adiantadas desde a COP21, em 2015, quando o Acordo foi negociado. E, para dar um bom exemplo, prometeu parar de financiar perfurações para achar petróleo em seu país a partir de 2019, “salvo em situações excepcionais”.

As declarações de Macron puxaram uma enxurrada de ações. A Exxon Mobil concordou em publicar uma análise sobre como seus ativos serão vendidos num mundo dois graus mais quente. Quatorze países, incluindo a Alemanha, a Etiópia e a Costa Rica, prometeram desenvolver planos para compensar suas emissões até 2050. Uma aliança liderada por Canadá e Reino Unido para eliminar totalmente o carvão de sua produção incluiu mais países e agora já são 26 no total. Outros 36  países, incluindo a Austrália, a Grécia e as Ilhas Marshall, pediram à Maritime International Organization (Organização Marítima Internacional) que reduza as emissões de frete.

E mais: os líderes caribenhos se comprometeram a investir US$ 8 bilhões, em parceria com bancos de desenvolvimento, para a região se recuperar de furacões. E o preço sobre o carbono também foi uma promessa conseguida na reunião de Macron.

Em resumo, sim, pode ser apenas retórica, podem ser apenas falsas promessas. Mas o importante é que Emmanuel Macron puxou uma liderança sobre o tema.

Correndo paralelo para tentar deixar Trump e sua turma para trás, a China acaba de anunciar um Sistema Nacional de Comércio da Emissão de Carbono. É um passo à frente na direção de um mercado nacional de carbono que, como não podia deixar de ser, pretende ser alçado como o “maior do mundo”. Coisas de chineses.


2018, portanto, pode ser o ano em que os “outros” países começarão a descobrir que não precisam dos Estados Unidos para tomar atitudes em prol de uma mudança de hábitos regida pela decisão de baixar as emissões de carbono e, consequentemente, melhorar um pouco as condições de vida de muitos.  Sempre que eu escrevo dessa forma, fico com a sensação de que os leitores também podem estar julgando esta uma retórica inútil. Vou  legislar em causa própria, mas vou insistir: não é.

Na verdade, “baixar as emissões” é uma expressão que implica em mudanças. Voltando à cena com que iniciei este texto, ninguém pode negar, hoje, que houve uma transformação concreta na sociedade com relação ao hábito de fumar desde que a Ciência demonstrou que este é um hábito que pode levar humanos à morte. É disso que se trata, é disso que estamos precisando.

Uma transformação concreta nos nossos hábitos não quer dizer deixar todos os ganhos para trás, não implica em retrocesso. Mas, sim, pode ser feita justamente a partir dos conhecimentos científicos que hoje estão provando que há um excesso de gases poluentes na atmosfera e que este excesso está causando fenômenos que podem nos afastar, cada vez mais, de uma qualidade de vida. A partir disso, é possível começar a repensar alguns hábitos, incluindo o tratamento que se dá aos animais.

A sugestão está na mesa de debates. E, em 2018, parece que vai ganhar mais pulverização com a entrada de novos personagens na discussão, o que é muito bom. Que venha o novo ano! Feliz festa para vocês, leitores!

G1 
Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog