Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sábado, 27 de maio de 2017

Nova Zelândia lança foguete impresso em 3D

Com o lançamento, a criação de uma agência espacial e de novas leis, país entrou na corrida espacial como um centro de baixo custo

A Nova Zelândia fez, na última quinta-feira, seu primeiro lançamento de um  foguete. Batizado de Electron, o veículo foi impresso em 3-D pela Rocket Lab, empresa de lançamento espacial americana, e é alimentado por bateria. O voo, considerado bem-sucedido, partiu da Península Mahia, no Nordeste do país, mas não chegou a entrar em órbita, caindo em mar aberto. A estreia foi tida como um passo importante para os lançamentos comerciaisreduzindo as barreiras financeiras e logísticas ao espaço, e para a Nova Zelândia, que criou uma agência espacial e atualizou sua legislação de modo a se tornar um centro espacial de baixo custo.
O Electron tem 17 metros de comprimento e 1,2 metros de diâmetro, com capacidade para carregar até 150 quilos a uma órbita de quinhentos quilômetros de altura que circula de polo a polo. Seu custo de lançamento é de aproximadamente cinco milhões de dólares, muito mais barato que os foguetes de setenta metros com capacidade para 22.800 quilos da SpaceX, cujas projeções custam em torno de 62 milhões de dólares.
A Rocket Lab ainda fará mais dois testes antes de iniciar as operações comerciais, previstas para começarem no final deste ano. A companhia espera fazer mais de cinquenta lançamentos anuais. Em comparação, apenas 22 projeções aconteceram nos Estados Unidos em 2016.

Rocket Lab

A Rocket Lab é uma das cerca de 30 companhias e agências que desenvolvem pequenos lançadores de satélite pelo mundo como uma alternativa a empresas que trabalham com lançamentos maiores, como a SpaceX. Entre os seus clientes estão a Nasa, a empresa de imagens da terra Planet e as startups Spire e Moon Express.
Veja o vídeo do lançamento disponibilizado pela empresa:


Share:

Campanha contra a gripe é prorrogada até 9 de junho

Prorrogação tem como objetivo atingir a meta de vacinar 90% das pessoas vulneráveis às complicações dos vírus da gripe



Quem ainda não se vacinou contra a gripe terá a oportunidade de se imunizar contra a doença até dia 9 de junho. A prorrogação da campanha do Ministério da Saúde é para alcançar a meta de vacinação que, neste ano, é de 90%. 
Até a manhã desta quinta-feira (25), foram vacinados 35,1 milhões de brasileiros. Esse total considera todos os grupos com indicação para a vacina, incluindo população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades. A população prioritária desta campanha, que não considera esses grupos, é de 54,2 milhões de pessoas. Desse total, 63,6% foram vacinados. 
A coordenadora Nacional do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, alerta sobre a importância do público-alvo se imunizar. “É importante que a população da campanha se vacine neste período para ficar protegida quando o inverno chegar. A vacina demora 15 dias para fazer efeito no organismo, por isso o Ministério da Saúde planeja a campanha antes do inverno, período de maior circulação dos vírus da influenza”, destacou.
Segurança
A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.
Oferta
Para campanha deste ano, foram adquiridas 60 milhões de doses da vacina, garantindo estoque suficiente para a vacinação em todo o País. 
A vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). 
Prevenção
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.
É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative CommonsCC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasilhttp://www.brasil.gov.br/saude/2017/05/campanha-contra-a-gripe-e-prorrogada-ate-9-de-junho
Share:

Os ‘caçadores de plantas’ que descobriram mais de 1.700 espécies

A maioria foi encontrada no Brasil e na África e inclui 11 tipos de madioca que podem ajudar milhões de pessoas que dependem dessa fonte de alimento


Uma nova espécie de orquídea, 'Porpax verrucosa', encontrada no Camboja.

Uma nova espécie de orquídea, 'Porpax verrucosa', encontrada no Camboja. ANDRE SCHUITEMAN/ROYAL KEW GARDENS
A maioria das novas espécies foi encontrada na África e no sudeste asiático, mas a descoberta considerada a mais importante por Kathy Willis, diretora científica do Kew Gardens e principal autora do relatório, é a de 11 tipos de mandioca achados no Brasil – variedades que podem ajudar a obter melhores colheitas para as milhões de pessoas que depende dessa fonte de alimento nas regiões tropicais. “Além disso, podemos estudar os genes dessas espécies para identificar características que possam ajudar a criar plantas mais resistentes às mudanças climáticas”, acrescenta Willies, em entrevista por telefone desde Londres. As alcaparras, a baunilha e a cana de açúcar também se encontram entre as plantas comestíveis com parentes silvestres recém-descobertos.
O relatório agrega 28.000 espécies à lista de plantas com usos medicinais. Entre elas se destacam novos tipos de plantas trepadeiras de Bornéu e do Equador, que podem ser utilizadas em medicamentos para o Mal de Parkinson. E 29 novas variedades de begônias das florestas da Malásia, rosas e lírios da China, e violetas e silenes da Turquia trazem mais cores e aromas às espécies de jardim.
A cientista conta que encontrar muitas dessas espécies não foi uma tarefa fácil, uma vez que elas são menos evidentes do que as espécies tradicionalmente comerciais. “Elas geralmente têm um aspecto ruim, não estão bem conservadas. Algumas estavam em locais feios, que não têm muita biodiversidade. Por isso ninguém havia prestado atenção nelas antes, sem saber que essas plantas também têm muito valor”, diz. Willis descreve uma nova espécie de pastinaca descoberta na Turquia como a planta “mais infeliz” que ela já viu.Os pesquisadores acreditam que esses parentes silvestres das espécies de cultivo sobreviveram durante centenas de milhares de anos em diferentes tipos de clima. Os resultados dos estudos demonstram que as plantas com folhas e casca mais grossa, com recursos melhores para o uso da água e raízes mais profundas e com mais densidade de madeira têm mais capacidade para enfrentar as mudanças climáticas e se adaptar à seca, a incêndios, a mudanças bruscas de temperatura e a altos níveis de CO2. Um dos exemplos é uma espécie de café descoberta em Madagascar, que sobrevive a temperaturas de até 40 graus. “Essa resistência é uma característica que nos permite dizer que esse pode ser o café do futuro”, diz Willis.
O relatório destaca que algumas das espécies praticamente desapareceram antes de ter sido descobertas, devido à perda de habitats naturais. Outras já “nascem” condenadas na lista de plantas gravemente ameaçadas. É o caso de uma singular árvore florida encontrada durante a escavação de uma mina de urânio no Mali, e que tem menos de 10 exemplares “adultos” conhecidos em todo o mundo.
Ameaças e preservação
Outras ameaças à cobertura vegetal do planeta incluem os incêndios – o relatório indica que 340 milhões de hectares da superfície da Terra, uma área maior do que a Índia, queimam a cada ano -, as pragas e as espécies invasoras. Esses problemas poderiam gerar prejuízos de mais de 5,6 bilhões de dólares por ano na agricultura, se não forem adotadas medidas, segundo o estudo.
Os pesquisadores alertam que as principais pragas, como a lagarta do algodão e a mosca branca do tabaco, já são resistente a vários pesticidas e estão presentes em muitos países. O besouro-verde, por exemplo, nativo do leste da Ásia, é transportado em caixas de madeira até os Estados Unidos, onde pode matar mais de 8 bilhões de freixos. E um tipo de lagarta típica da América do Norte chegou à África, onde dizima cultivos de alimentos e provoca o êxodo dos habitantes de algumas regiões que ficam sem comida. Por causa de casos como esses, Willis acredita que “a biossegurança deveria ser uma prioridade de todos os governos”.
Uma das 11 variedades de mandioca ('Manihot debilis') encontradas no Brasil.ampliar foto
Uma das 11 variedades de mandioca ('Manihot debilis') encontradas no Brasil. ROYAL KEW GARDENS
O Kew Royal Botanic Gardens colabora com mais de 250 instituições de todo o mundo, ente elas diferentes países. Este ano, os cientistas britânicos começam a trabalhar com o Governo da Colômbia para realizar estudos de campo em novas regiões, que agora estão mais acessíveis por causa do acordo de paz firmado com as FARCem dezembro. “As pessoas acreditam que já conhecemos tudo sobre o nosso planeta. Mas não é verdade. Na Colômbia, há muitas áreas ricas em biodiversidade ainda não exploradas”, afirma Willis.
A cientista destaca que as políticas de preservação também passam por uma mudança na educação da sociedade. Ela critica, por exemplo, que as crianças tenham livros com desenhos de animais e que as aulas sobre plantas sejam “muito técnicas e chatas”. “Fala-se muito da preservação de animais em risco de extinção, mas esquecemos que não é possível salvá-los se não sobrarem plantas no planeta. A flora é a primeira coisa que temos que proteger se quisermos viver em um mundo com ar e água limpos e biodiversidade”.
Os "caçadores de plantas" do mundo descobriram 1.730 novas espécies no último ano, entre as quais estão novas variedades de café, mandioca, pastinaca (ou chirívia), rosas e gardênias. Até 128 cientistas de 12 países trabalharam em todo o planeta para publicar o relatório State of the World's Plants ("Estado das plantas do mundo"), coordenado pelo Kew Gardens, em Londres, um dos maiores centros de botânica do mundo. O estudo revela as novas descobertas nesse campo de atuação e as ameaças sofridas pelas espécies vegetais.

Share:

Ruanda e Argentina vão importar genes bovinos do Brasil

Acordo internacional prevê exportação de sêmen e de embriões, graças à condição sanitária do rebanho

Por Portal BrasilPublicado24/05/2017 09h55Última modificação24/05/2017 10h52
ef66457d-84ba-4d27-8d64-19d8f5d7cd01
por Portal Brasil — última modificação 23/05/2017 19h22Arquivo/Agência Brasil 

O Brasil vai exportar genes bovinos para dois novos mercados: Ruanda e Argentina. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ainda negocia a exportação desse produto para Colômbia, Peru e Venezuela

O acordo internacional prevê a exportação de sêmen e de embriões, graças à condição sanitária do rebanho brasileiro, ao melhoramento genético das raças e ao alto grau de tecnificação das centrais de coleta e de processamento de material genético bovino registradas no ministério. Os embarques do material só dependem das negociações comerciais.

Já o serviço sanitário da Argentina (Servicio Nacional de Sanidad y Calidad Agroalimentaria – Senasa) formalizou a aceitação do certificado, que possibilitará o comércio entre Brasil e Argentina de embriões bovinos in vitro.

A produção in vitro de embriões bovinos é uma tecnologia utilizada para aumentar a produtividade, por possibilitar a multiplicação rápida e o aumento do número de produtos oriundos de animais melhoradores de plantéis.

O Brasil é o maior produtor mundial e de referência no uso dessa técnica em bovinos e, por isso, tem buscado ampliar o número de mercados interessados em importar embriões in vitro. Já foram firmados acordos sanitários para exportação com o Paraguai, Bolívia e Uruguai.


Share:

Avenida mais famosa de Madri vai reduzir espaço dos carros para privilegiar árvores e bicicletas

Prefeita Manuela Carmena anuncia que as obras começarão em janeiro de 2018

 ELPAÍS/BRASIL

A prefeita de Madri, Manuela Carmena, apresentou nesta quinta-feira um projeto para a remodelação da Gran Vía, uma das artérias mais emblemáticas da capital. A avenida vai ganhar, dentre outras medidas, faixas exclusivas para bicicletas. Também serão reduzidas as faixas destinadas aos veículos particulares e ampliadas as calçadas. Além disso, a via será fechada ao tráfego de não-moradores. Os grandes beneficiários dessas medidas serão os pedestres e os ciclistas.

O plano tem como objetivo “a redução e reorganização das faixas para criar um sistema de mobilidade no qual a bicicleta se integre com o resto do tráfego”, como explicou a Prefeitura da capital em um comunicado. Num trecho, os ciclistas contarão, na direção da subida, com uma ciclovia separada do resto dos veículos, tendo em vista a inclinação da rua. Esse trecho, portanto, terá cinco pistas.

Em parte da Avenida serão mantidas apenas quatro faixas. Duas delas serão para o transporte público e outras duas serão "ciclofaixas 30", nas quais o veículo particular (que não pode ir mais de 30 quilômetros por hora) compartilha o espaço com a bicicleta. Para incentivar os usuários de bicicletas a utilizar o veículo nessa área, será fundamental a pacificação do tráfego, uma das principais exigências da maioria das associações de ciclistas. É exatamente isso o que se pretende com o fechamento da artéria para os não moradores. As obras terão uma duração prevista de oito meses; no outono de 2018 já será possível desfrutar da nova Gran Vía. Além disso, serão remodeladas as seis praças do entorno da avenida.

Os coletivos ciclistas de Madrid avaliam “muito positivamente” o que foi proposto em geral para a Gran Vía, mas levantam alguns problemas: “As bicicletas devem poder conviver com os veículos; não queremos que a bicicleta fique encurralada, ela tem de circular na pista”.

Projeto para a Gran Vía a partir da rua de Alcalá.
Projeto para a Gran Vía a partir da rua de Alcalá.
Share:

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Bandeira tarifária nas contas de luz será verde em junho

Diante de uma afluência maior nos reservatórios das usinas hidrelétricas, as contas de luz não terão custo extra no próximo mês
por Portal BrasilPublicado26/05/2017 18h31Última modificação26/05/2017 18h31
Arquivo EBCEm meses de mais chuvas, a bandeira tarifária fica verde, sem custo extra nas tarifas de energia
Em meses de mais chuvas, a bandeira tarifária fica verde, sem custo extra nas tarifas de energia

A bandeira tarifária de energia elétrica para o mês de junho será verde, sem custo extra para os consumidores. Criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza com precisão o custo real da energia gerada. Isso possibilita aos consumidores o uso consciente da energia elétrica.
Na prática, em períodos de seca nos reservatórios de água,  a produção e distribuição dos recursos energéticos ficam mais caras. O sistema de bandeiras deixa claro para o cidadão as condições de geração de eletricidade e as taxas cobradas.
Junho interrompe dois meses seguidos de bandeira vermelha, acionada quando os reservatórios estão mais vazios, gerando um custo extra nas contas de luz. Segundo a agência reguladora, a bandeira ficará verde no próximo mês em função de maior afluência nos reservatórios das usinas hidrelétricas e de uma perspectiva de redução no consumo de energia.
O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Aneel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative CommonsCC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasilhttp://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/05/bandeira-tarifaria-nas-contas-de-luz-sera-verde-em-junho
Share:

Ciência comprova: pais tratam melhor as filhas do que os filhos

Conversas emocionais são mais abordadas com as meninas, já com os meninos os pais tendem a brincadeiras físicas e assuntos relacionados a competição

A ciência acaba de comprovar o que a maioria dos irmãos que têm irmãs já sabiam: os pais tratam melhor as filhas do que os filhos. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico Behavioral Neuroscience, pais tendem a ser mais carinhosos, atenciosos e a utilizar uma linguagem mais emocional quando conversam com as filhas. Enquanto com os filhos, a predominância é de palavras relacionadas a competiçãoAlém disso, a tristeza, por exemplo, foi um tópico muito mais abordado em conversas com as meninas do que com os meninos.

A pesquisa

Para chegar a essa conclusão, a equipe de pesquisa da Universidade Emory, nos Estados Unidos, analisou um grupo de 52 pais homens com filhos pequenos de ambos os sexos, com idade entre um e três anos de idade, durante um período de 48 horas. Eles gravaram trechos de conversas entre os pais e as crianças para identificar como eles interagiam entre si, quais palavras utilizavam e como se comportavam. Os pais também passaram por exames cerebrais enquanto observavam imagens de seus filhos, de crianças desconhecidas e de adultos desconhecidos felizes, tristes e com expressões neutras.

Resultados

No artigo, os pesquisadores apontaram que os pais gastavam cerca de 60% mais tempo respondendo atentamente às suas filhas, em comparação com os filhos. Eles também passaram cinco vezes mais tempo cantando e assobiando para as meninas, falando mais abertamente sobre emoções, incluindo tristeza, do que com os meninos. Por outro lado, brincadeiras que envolviam maior envolvimento físico eram mais estimuladas com os garotos.
A linguagem utilizada também foi diferente. Com as filhas, os pais tendiam a utilizar uma linguagem emocional, com palavras comparativas e que identificam partes do corpo, como “lonely”, “belly” e “better” (respectivamente “sozinha”, “barriga” e “melhor que”, em português). Enquanto isso, com os meninos, os pais utilizaram palavras analíticas, relacionadas à competição, poder e conquistas, como “pride”, “win” e “best” (respectivamente “orgulho”, “vencer” e “melhor”, em português).

Diferenças de gênero

Para os pesquisadores, os resultados não surpreenderam. Trabalhos anteriores, na maioria realizados com as mães, mostraram as mesmas diferenças de tratamento para meninos e meninas. Em um estudo, as mães tendiam a utilizar linguagem mais emotiva com as pequenas do que com os pequenos. Quando contavam histórias relacionadas às meninas, havia mais riqueza de detalhes emocionais em comparação às histórias dos meninos.
A novidade do estudo atual foram os exames cerebrais realizados nos pais. Os testes mostraram que a forma como os pais processam suas interações com as garotas é diferente da forma como se relacionam com os garotos. Quando observaram as fotos de seus filhos, regiões do cérebro associadas ao processamento de emoções, recompensa e valores  reagia mais com as expressões felizes das meninas. Enquanto isso, a reação dos pais com os meninos era maior quando observavam expressões neutras.

Como educar

O motivo para essa diferença, no entanto, ainda não é claro. Uma das hipóteses é que os pais estariam escolhendo diferentes formas de educar emocionalmente seus filhos. Segundo Jennifer Mascaro, autora da pesquisa, utilizar brincadeiras físicas que imitam ações agressivas para se comunicar com os garotos exige uma leitura precisa de pistas sociais para determinar quando brincadeiras de luta estão indo longe demais, se estão machucando física ou psicologicamente. Isso exige avaliar o estado emocional da criança e determinar quando os sentimentos passam do limite de diversão para medo ou raiva.
Muitos partem do princípio de que meninos e meninas têm necessidades diferentes, mas isso não é verdade. “Assumindo que todos os pais deveriam brincar com os rapazes e não com as meninas, ou que os pais devem prestar atenção aos sentimentos das meninas, mais do que os sentimentos dos meninos, pode acabar criando ou aprofundando as diferenças de gênero nas crianças”, disse Lisa Dinella, pesquisadora de gênero na Universidade Monmouth, ao The Guardian.
Share:

Nesta quinta-feira (25) é comemorado o Dia Nacional da Adoção. Ao todo, 7,4 mil crianças e jovens aguardam na fila para serem acolhidas por uma família. Em contrapartida, 38 mil candidatos a pais estão cadastrados para receber uma dessas crianças.

por Portal Brasil
Publicado25/05/2017 11h04
Última modificação25/05/2017 16h09

baec2dc0-95ae-45a6-bed6-e125c73f1e61

Em 2016, foram adotadas 1.226 crianças e adolescentes em todo o País por meio do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), coordenado pela Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os estados com maior número de adoções foram Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Minas Gerais.

Segundo o Ministério da Justiça, há um descompasso entre o perfil buscado pelos candidatos a pais e as crianças cadastradas. Quase 92% das crianças têm entre 7 e 17 anos, enquanto 91% dos candidatos a pais preferem crianças até 6 anos, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Consulta Pública

Para reduzir essa disparidade e agilizar os processos de adoção, o Ministério da Justiça lançou no ano passado uma consulta pública com propostas para alterar a Lei da Adoção, que foi sancionada em 2009. As sugestões alteram o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para regulamentar os prazos para adoção, regras para a entrega voluntária e adoção internacional, assim como o direito à convivência familiar.

As propostas foram enviadas ao Congresso Nacional, e devem ser incorporadas a outros projetos que tramitam na Casa à respeito do tema. O Projeto de Lei 5850/2016 já está pronto para ser votado pelo plenário da Câmara dos Deputados.

O projeto propõe a estabilidade de emprego ao adotante por cinco meses depois da concessão da guarda. Também prevê a licença-maternidade para quem adota independente da idade da criança. A legislação atual limita a concessão do benefício a mães de crianças até 12 anos.

Uma das propostas da consulta pública é que a mãe biológica tenha até dois meses para reclamar a guarda da criança ou indicar um parente para ser o guardião caso se arrependa da decisão. Depois desse período, a criança é inserida no cadastro nacional do CNJ. Além disso, após um mês vivendo em abrigos, os bebês recém-nascidos e crianças sem certidão de nascimento também são cadastradas para adoção.

Outra sugestão é que o estágio de convivência antes da adoção deve ser de três a seis meses.  Já para a conclusão de todo o processo de adoção, o prazo pode chegar até oito meses. No caso da adoção internacional, ainda não há prazos previstos para a conclusão do processo.

Contudo, as crianças que ficarem mais de um ano no cadastro nacional sem serem adotadas ficarão disponíveis para os pretendentes a pais que vivem no exterior. Quanto ao apadrinhamento afetivo, as novas regras preveem que os padrinhos devem ter no mínimo 18 anos e sejam pelo menos 10 anos mais velhos do que o afilhado.

Adoção

No processo de adoção, a família adotiva precisa fazer uma petição à Vara da Infância para obter a guarda da criança. Uma das exigências é de que os solicitantes tenham mais de 18 anos para entrar com o pedido, independente do estado civil.

É preciso apresentar documentos de identidade; CPF; certidão de casamento ou nascimento; comprovante de residência; comprovante de rendimentos ou declaração equivalente; atestado ou declaração médica de sanidade física e mental; certidões cível e criminal.

Os candidatos ainda passam por uma avaliação do Ministério Público, que precisa dar o parecer favorável à adoção, após o período de convivência. Também passam por um curso de preparação psicossocial e jurídica que dura 2 meses.

Há ainda uma rodada de entrevistas técnicas para determinar o perfil da criança que será adotada. Após a provação, o candidato entra na fila por uma criança.

Mas modalidades de acolhimento de crianças e jovens não se limitam à adoção.

Fonte: Portal Brasil, com informações Ministério da Justiça e Conselho Nacional de Justiça
Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog