Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

domingo, 22 de setembro de 2019

Arembepe: ColorirCidade e Tiro de Guerra realizam limpeza de praia.

Retirada de lixo  e integração no dia mundial de limpeza de praia
21 set 2019 14:55H
VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista
FOTOS: Membros do ColorirCidade


Neste sábado (21) houve um forte movimento de limpeza de praia que saiu do emissário submarino da CETREL sendo concluso na Aldeia Hippie em Arembepe).

O evento obedeceu o calendário promovido pela ONU,  com a campanha “Dia Mundial de Limpeza de Praias (Cleanup Day, em inglês).

A limpeza realizada às margens do Rio Capivara prosseguiu na orla até a aldeia, tendo sido organizado pelo grupo ColorirCidade, um grupo de amigos e profissionais que se denominam amantes da natureza.


Um ponto alto do mutirão foi a participação do TIRO DE GUERRA de Camaçari, onde os Atiradores participaram juntamente com seu Subtenente CHRISTIAN PEREIRA FÉLIX, que também é membro do Colorir.


“A participação dos Atiradores no evento deu um gesto do quanto é importante o comprometimento e a união na busca por soluções voltada às causas ambientais”.                                                                               VALDIR RIOS (Eng. ambiental).

CURIOSIDADES


Além da equipe numerosa e a presença dos Atiradores, o que também chamou à atenção dos banhistas e turistas que estavam na praia foi a presença do "HOMEM LIXO" que teve exposto em suas roupas uma mostra da variedade dos resíduos sólidos (lixo), encontrado no percurso. Esse papel  foi assumido por TIM JOHNATTAN estudante do curso de Direto da FAMEC.

Do lado animal teve TIÃO,  um carneiro de estimação de BIANCA (participante do colorir). O mascote do grupo,  marcou presença como de costume em mais uma jornada ambiental, só que desta vez teve que contar com apoio dos companheiros para aliviar seu  cansaço. 

“O evento é de suma importância pois consiste em tentar despertar a consciência ambiental, ainda adormecida nos brasileiros! Fazendo um trabalho de um pequeno beija-Flor, tentando levar um pouquinho de água a regiões incendiadas!” TIM JOHNATTAN.

O CAFÉ TROPICAL

Os participantes da limpeza foram recepcionados no HOSTEL DESCANSO DO PESCADOR com um café tropical, oferecidos em parceria com a POUSADA CHALÉ SUIÇO, através da sua proprietária Juci e também de David proprietário do hostel.


ALGUNS DADOS DA LIMPEZA

Roteiro: emissário – Aldeia Hippie/lagoa próximo ao TAMAR e HOSTEL DESCANSO DO PESCADOR
Distância do Percurso: 3.8 Km
Tempo gasto: 5:00 horas
Quantidade de lixo recolhido: aproximadamente 1 ton
Numero de pessoas envolvidas:
COLORIRCIDADE - 33 pessoas 
TIRO DE GUERRA – 23 atiradores e o Comandante
TOTAL: 57 participantes
Destino dado ao lixo recolhido: Barco e caçamba da empresa responsável pela coleta publica


O GRUPO COLORIRCIDADE

O grupo Colorircidade é formado por amigos e profissionais que aproveitam os finais de semana para realizarem atividade como trilhas, mutirões e até encontros para jogar conversa fora, como nos bons e velhos tempos.

A ORIGEM

O ColorirCidade tem sua origem do ColorirVarzeadaRoça -VR, que já desenvolvem atividades no município a quase 3 anos, tendo como exemplo:
1.      plantio de 286 mudas de ipês às margens da ciclovia que fica na BA 130.
Sem custos ao erário público, ou seja, todo financiado pelos voluntários como comerciantes locais, profissionais e filhos da cidade moradores em outros estados;

2.      doação de um antigo prédio escolar, previsto para ser O PORTAL DA CULTURA que através da sua mobilização junto ao Prefeito e Vereadores da época, conseguiu fazer com que este espaço fosse doado a GIBÃO DE COURO (entidade cultural);

3.      visita a lixões da sede e dos povoados com equipes técnicas provocando o Ministério Público – MP, para que o município buscasse requalificações destes locais, (está acontecendo atualmente);

4.      participação com núcleos da terceira idade no Desfile Cívico de 7 de Setembro (ano 2018).
Estes trabalhos atestam que quando a população quer e se empenha, podem transformar suas cidades ou seu recanto, sem ter que esperar apenas pelo poder público.

PROGRAMAÇÕES FUTURAS

As programações ocorrem aos finais de semana e são disponibilizadas antecipadamente em sua rede social e dos seus membros.

De certo existe já no planejamento, a participação no mutirão que vai ser realizado na cidade de Várzea da Roça na 2ª etapa do Projeto ADOTE UM IPÊ, onde será feito um corredor ecológico ligando a sede do município ao Povoado do Irrigantes, podendo prosseguir até entrada de acesso ao Povoado da Prainha, sendo uma distancia aproximada de  6,5 Km.

DOS PLANOS

Algumas propostas estão em discussão. Sendo as principais:
  •  Legalização da entidade beneficente ColorirCidade que atuara como guarda-chuva para núcleos criado por voluntários locais em outras cidades;
  •  Desenvolvimento do SITE: www.colorircidade.com.br
  • Ampliar a discussão da criação do ECOPARC RIO CAMAÇARI, junto a população camaçariense e poder público;
  • Criar a lojinha virtual com produtos da marca.
O ENCERRAMENTO

Em um gesto simbólico os participantes estenderam as mãos e deram um abraço na lagoa que fica defronte ao hostel onde foi servido o cafe, firmando um compromisso de contribuir na preservação do espaço.

Para participar ou saber mais acesse as redes sociais:

REGISTRO FOTOGRÁFICO:



Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog