Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Várzea da Roça: Ipês poderão ganhar sistema de gotejamento.


ColorirVarzeadaRoça, poderá fazer parceria para instalação de sistema de gotejamento para os ipês.



Preocupados com a estiagem, membros do grupo COLORIRVÁRZEADAROÇA, se reuniram neste sábado (23) no Restaurante Recanto da Roça.

A principal objetivo foi de definir o sistema de gotejamento a ser implantado na ciclovia para que garanta água suficiente aos ipês durante o verão.

Além do projeto foi decidido a substituição das mudas que morreram devido o ataque de pragas e as intempéries enfrentadas.

Com a contribuição do experiente irrigante Edjone, foi discutido e chegou-se a um modelo ideal, onde um sistema automático deve controlar o melhor horário e tempo desta rega.

Sendo implantado este sistema, os cuidadores terão maior tempo para cuidar de sua planta realizando limpeza, adubação e cuidados com pragas.

Estima-se que o sistema juntamente com às mudas substitutas, devem chegar a um valor de R$ 2.000,00. 

Parte destes recursos já estão sendo ofertado por parte dos membros do Colorir e alguns comerciantes.



Há uma previsão de utilizar 3 mil metros de mangueira, 300 gotejadores, 4 válvulas e outras conexões doados pelo irrigante Edjone que já se comprometeu a ajudar na implantação do sistema.

Este avanço poderá garantir a sobrevivência e melhor desenvolvimento dos ipês.

O uso desta tecnologia de irrigação será possível diante da proposta de parceria do projeto COLORIR a ser realizada com o RESTAURANTE RECANTO DA ROÇA.

Conheça melhor O RECANTO DA ROÇA

O dia também foi marcado com encontros e fotografias. Houve um breve diálogo sobre meio ambiente e o projeto dos ipês, entre o pessoal do COLORIR e o grupo dos DESBRAVADORES, que desenvolviam um trabalho religioso no local.



Share:

ECOPARC-RIO CAMAÇARI: Drenagem de uma das encostas está sendo recuperada

Algumas intervenções e melhorias estão sendo realizados, porém a degradação segue com seus avanços.

23 fev 2019
20:12h
VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista



Nesta sexta-feira (22), foi realizada uma nova visita técnica nas áreas previstas para projeto de implantação do parque da cidade, objeto de concurso público a ser realizado pelo município voltado aos profissionais de arquitetura. Ordem de Serviço parque da cidade. 

Foi possível detectar algumas intervenções realizadas supostamente pelo poder público municipal.

Afim de evitar processo erosivo, a drenagem pluvial de uma das encostas, está sendo recuperada, a falta desta estrutura tem causado obstrução de canais e soterramento do brejo com o material carreado em período chuvosos.



Na parte inferior há uma recente roçagem que não foi identificado a necessidade, já que o lugar deve ser resguardado para suas devidas adequações, diante do projeto e propostas a ser apresentado por arquiteto(s), que tenham seu projeto aprovado no concurso.


Sem a devida fiscalização e consequentemente punição, o descarte ilegal de lixo e entulho continuam sendo realizados. 


Este fato também denota a pouca preocupação que os geradores deste tipo de resíduos possuem ao deixar estes materiais em qualquer lugar sem preocupar-se com os danos causados a população e ao meio ambiente.

Para esclarecer melhor o projeto a população e empresários, está sendo agendado reuniões com grupos representativos e entrevistas a emissoras da cidade e de Salvador.

Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog