Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Contaminação nas praias do Nordeste!? Uma forma de apequenar a tragédia?


Voluntários se desdobram para amenizar os impactos ao meio ambiente.

28 out 2019 23:27h
VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista


A praia da Aldeia Hippie em Camaçari, recebeu neste domingo (27), nova visita do grupo ColorirCidade concatenado aos Guardiões do Litoral.

Os Guardiões do Litoral é também um outro grupo de voluntario, que vem realizando periodicamente a limpeza e monitoramento das praias do Nordeste.

No caso da Praia da Aldeia Hippie o ColorirCidade adotou o local e assim mantem os devidos cuidados em parceira com moradores e comerciantes da localidade.

O Engenheiro Ambiental Valdir Rios é integrante dos Guardiões do Litoral e assim busca unificar às ações de um grupo ao outro.

Através de grupo de WhatsApp, os Guardiões do Litoral mantem voluntários em todo litoral baiano.
Estando interligados pela mesma causa, as tarefas são realizadas de forma organizada, mantendo os trabalhos de limpeza e informações sobre as praias onde cada voluntario ou grupos fazem suas atuações. Assim se ajudam mutuamente, além de contar com voluntários que aparecem espontaneamente nestes locais cobertos pelo grupo. 

O IMPACTO AMBIENTAL COM DERRAMAMENTO DE ÓLEO

O Brasil recentemente foi pego de surpresa com a contaminação de óleo nas praias nordestinas, buscou-se apelidar o dano ambiental de forma geograficamente localizada, fazendo crê,  que o impacto atingisse  apenas ao nordeste.
Os estragos iniciais podem ser observados de forma imediata  nas águas, areia da praia como nos comércios ou atividades que são desenvolvidas ao longo da costa que sofrem com redução na movimentação devido ao fato.

Como não há um limitador, ou barreira de demarcação geográfica é provável que estes impactos cheguem também a destinos não previsto e causem danos não anunciados até o momento.

Talvez necessitemos de um tempo futuro para afirmar a gravidade provocada na biota marinha, na cadeia alimentar inclusive terrestre que põem em risco a alimentação humana.

O custo de toda esta operação deverá ser bancado pelos contribuintes que já não estão satisfeitos pela falta de emprego e ou queda no poder de compra.

Então de fato está muito cedo para dizer que a mancha de óleo atingiu apenas o nordeste.

O DIA NA PRAIA DA ALDEIA HIPPIE


Os voluntários saíram de Arembepe com destino a Aldeia Hippie. Nos primeiros cem metros não houve registro de ocorrência de óleo, porém a medida que foi se aproximando da aldeia, foi encontrado material antigo solidificado e óleo recém trazido pelas águas ainda pegajoso.


Foi coletado aproximadamente 5 (cinco quilos) de óleo, algo esperado diante da gravidade do dano. O complicado ainda é o descarte adequado do material, já que não esta sendo disponibilizado contêiner em locais de fácil acesso.


O LIXO NA PRAIA


Os voluntários ficaram indignados com a quantidade de lixo que as ondas traziam para próximo da praia. Foi possível observar, plásticos, copos descartáveis, canudos, espetinho de madeiras chupeta e até fraldas descartáveis. Na realidade um misto de irresponsabilidade quando se trata do cuidar daquilo que é de todos.

AS EMPRESAS COMO PARCEIRAS


O ColorirCidade além de ganhar uma nova participante, também recebeu Kits de EPIs para que seus integrantes realizem suas ações com maior segurança.


A empresa VAMFERTIL VAMTEC FERTILIZANTES LTDA de Camaçari, fez através de sua representante Rebeca, doações de materiais como: Botas de borracha, luvas, máscaras, BAGs de ráfia e óculos de proteção.

OS TRABALHOS EM GRUPO


Em meio ao calor e a demanda do esforço laboral, o grupo ColorirCidade, proporciona aos integrantes alegria e diversão através do humor de cada um que o compõe. Essa energia emanada possibilita a formação de novas amizades e troca de conhecimentos, sendo a integração um fator positivo e facilitador da criação de novas agendas.


PROXIMA MISSÃO

No domingo o grupo retorna à alguma praia contaminada para realizar limpeza e promover melhorias ambientais junto a comunidade.

Na quarta feira após entendimento junto aos Guadiões, o ColorirCidade define o local de atuação para o proximo final de semana. Para se informar é só acessar as redes sociais do ColorirCidade:


Conheça o trabalho dos Guardiões:

REGISTRO FOTOGRÁFICO:

 



Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog