Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sábado, 24 de agosto de 2019

Camaçari - Voluntários do meio ambiente visitam nascentes da SERRA VERDE e MONTE NEGRO.

Preservar o meio ambiente é necessário e urgente. 

24 agosto 2019 13:39h
VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista
ZAP 71 9916857-97



Neste sábado (24), um grupo formado por amantes da natureza tiraram a manha para realizarem visita técnica em algumas nascentes e córregos existentes no Bairro de Serra Verde e Monte Negro.


A visita para aquelas bandas surgiu da necessidade de averiguar uma denúncia de um morador sobre degradação ocorrida em um córrego.
Segundo morador além do lixo e desmatamento da mata ciliar, nestes últimos dias as crianças deixaram de banhar-se no rio devido a presença de contaminação no córrego por um óleo.




Apesar da expansão domiciliar, a área ainda preserva muito espaços verde, córregos e nascentes, o que permite um controle e preservação ambiental se o poder público junto às empresas instaladas na área, desenvolverem um plano de ação com a comunidade.


Além de pegadas, muita água e vegetação  verde e arbustiva, o grupo encontrou ambientes similares às falésias no Rio Grande do Norte e aproveitou para registros, fortalecendo a diversidade fotográfica para que gosta de dar um Click.

Perante o percurso a equipe encontrou demarcações para lotes em área de preservação e construções irregulares.

Um outro fator que chamou atenção foi uma mancha suspeita (óleo) encontrada na lâmina d’água de alguns córregos além de peixe morrendo.


A equipe foi formada por estudantes do curso de Direito da FAMEC, Bianca e Alex acompanhado de seu filho Enzo que aderiu a equipe às visitas anteriores feita no entorno do futuro ECOPARC RIO CAMAÇARI. 

Saindo da rotina a Professora de dança Janete que se aventurou pelas trilhas se disse encantada. Já o metalúrgico e ambientalista Edivaldo Rios, mesmo cansado da viagem tendo dirigido de São Paulo a Bahia descansou por apenas 5 horas, para nesta manhã sentir o cheiro do mato. 

A visita contou com supervisão do Engenheiro Ambiental Valdir Rios também estudante do curso de Direito.

O local possui um atrativo muito grande para quem curte a natureza, se houver um plano para desenvolver turismo de aventura ou visitas técnicas para escolas e faculdades, ganhará com isso a natureza, a população e todo o município com novos recursos que podem ser gerados.

O desenvolvimento deve ser atrelado ao uso responsável, com inserção da comunidade local  fomentando a economia através dos visitantes, para que estes gerem emprego e renda, principalmente para o comércio existente no Bairro da Mangaba, Povoado de Parafuso e demais bairros adjacentes.

Para maiores informações ou participar do grupo: Valdir Rios 71 991685797

REGISTRO FOTOGRÁFICO DO LOCAL:


Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog