Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

domingo, 10 de setembro de 2017

E agora, podemos comer gordura?

O cardiologista Daniel Magnoni esclarece as interpretações equivocadas e apressadas sobre o estudo PURE, que teria 'liberado' a ingesta de gordura

 Picanha

Picanha (iStockphoto/Getty Images)
O estudo observacional PURE publicou em agosto de 2017 no periódico The Lancet os resultados do acompanhamento de mais de 130.000 indivíduos em relação à associação entre consumo de carboidratos e gorduras e doença cardiovascular, mortalidade cardiovascular e mortalidade total.
Os resultados mostram que dietas com alto teor de carboidratos estão associadas diretamente com mortalidade total e mortalidade por causas não cardiovasculares, ao passo que a ingestão de gorduras totais e ácidos graxos saturados foi associada ao menor risco de mortalidade total, mortalidade por doenças não cardiovasculares e acidente vascular cerebral.


Carboidratos = fonte de energia

Os carboidratos são a principal fonte de energia para humanos e estão amplamente distribuídos nos alimentos de origem vegetal como tubérculos, leguminosas, cereais e frutas, bem como no leite, na forma de lactose. Os carboidratos também são consumidos na forma de açúcares simples (exemplo: sacarose e xarope de milho) por meio da ingestão de refrigerantes, sucos de frutas adoçados e/ou concentrados e em demais alimentos processados pela indústria. Além disso, são amplamente utilizados em alimentos preparados nos domicílios utilizando açúcar refinado em receitas como bolos, biscoitos, sobremesas, sucos, pães doces, entre outros.
Há muitos anos, é reconhecido que o consumo de carboidratos simples e o consumo excessivo de carboidratos complexos se associam à elevação da inflamação de baixo grau, aumento do peso, elevação plasmática de dos triglicérides, aumento da pressão arterial sistêmica que são sabidamente condições associadas ao aumento do risco cardiovascular.

O que disse o estudo

O estudo PURE confirmou:
  • (1) o consumo excessivo de carboidratos na dieta (>60%), proveniente de arroz polido e pão branco, associa-se ao aumento da mortalidade; e que
  • (2) nenhum benefício à saúde humana é obtido com dietas pobres em carboidratos (<50%), como por exemplo, dietas “lowcarb”, indicando que dietas cardioprotetoras devam conter alimentos fonte de carboidratos em proporções adequadas priorizando fontes integrais.

Recomendações da  Sociedade Brasileira de Cardiologia

De tal forma, a Sociedade Brasileira de Cardiologia coloca, em suas recomendações explicitadas pela Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemia e Prevenção da Aterosclerose, ano 2017, destacando que, para indivíduos portadores de hipertrigliceridemia grave, com deficiência de lipoproteína lípase, recomenda-se consumo reduzido de gorduras totais na dieta;
Para indivíduos portadores de hipertrigliceridemia secundária ao diabetes, obesidade e outras causas, a recomendação é a de manter quantidades menores de carboidratos e para portadores de hiperquilomicronemia (doença rara associada a níveis sanguíneos de triglicérides >1000 mg/dL), recomenda-se restrição significativa de gorduras.
Já, para indivíduos que apresentam elevação de LDL-C ( colesterol ruim), é mandatória a redução do consumo de ácidos graxos saturados (gordura animal) e exclusão do consumo de ácidos graxos trans obtidos pela hidrogenação de óleos vegetais, que apresentam efeito superior ao colesterol dietético na elevação da colesterolemia.

Equilíbrio é a palavra-chave

No caso de programas de alimentação com objetivo de prevenir doenças cardiovasculares, recomenda-se balanceamento global de macronutrientes, respeitando as necessidades energéticas individuais, por meio da oferta moderada de carboidratos e gorduras totais, com restrição menos severa de ácidos graxos saturados em relação aos indivíduos portadores de dislipidemia.
Devem-se priorizar alimentos fonte de ácidos graxos monoinsaturados, além de uma oferta controlada, porém indispensável de ácidos graxos poli-insaturados. Recomenda-se a exclusão de alimentos que contenham ácidos graxos trans obtidos pela hidrogenação de óleos vegetais e oferta diária de fibras alimentares de 25 gramas, sendo 6 gramas de fibras solúveis.
Dessa forma, desaconselhamos o seguimento de dietas radicais de qualquer natureza, que exclua alimentos ou grupo de alimentos, bem como, a inclusão de alimentos que isoladamente possam ser recomendados com a finalidade de prevenção ou tratamento de doenças.

http://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/e-agora-podemos-comer-gordura/ 
Share:

Comitê Olímpico cogita incluir e-sports como modalidade oficial

Caso ideia seja aceita, jogos eletrônicos entrariam na competição já na Olimpíada de 2024, em Paris

 https://abrilveja.files.wordpress.com/2017/09/seattle-e-games-4577.jpg?quality=70&strip=info&w=1000&h=666&crop=1

Torcida valiosa - As finais dos campeonatos atraem aos estádios dezenas de milhares de jovens (acima, disputa de Dota 2 em Seattle, nos EUA, em 2015), além de milhões que as veem pela TV e pela web. Essa audiência poderia migrar para a Olimpíada (Jason Redmond/Reuters)

O jamaicano Usain Bolt, de 31 anos, dono de oito medalhas de ouro em Olimpíadas – único nome do atletismo a se tornar tricampeão em duas modalidades (100 e 200 metros rasos) – é capaz de correr a 44,7 quilômetros por hora. Com 1,95 metro de altura e 94 quilos de peso, o corredor tem 90% de suas fibras musculares constituídos pelo tipo “contração rápida”, o que foi decisivo para transformá-lo num atleta perfeito para corridas. Pois não é que agora querem compará-lo a jogadores de… videogame?! A questão pode soar exótica, mas tem sido levantada pelo próprio Comitê Olímpico Internacional (COI). Cogita-se incluir os videogames como uma modalidade oficial dos Jogos já a partir de 2024, em Paris.

http://veja.abril.com.br/tecnologia/comite-olimpico-cogita-incluir-e-sports-como-modalidade-oficial/ 
Share:

A universidade brasileira andou para trás

Além de ver reduzida sua presença no ranking global do ensino superior, registrou a primeira perda de alunos em mais de duas décadas 

 

Sonho adiado - Efeito da crise: sem dinheiro, estudantes estão deixando de se matricular e abandonando cursos (Jefferson Coppola/VEJA)
As universidades brasileiras estão no pelotão de trás, revela um novo ranking mundial. Na tradicional lista da revista inglesa Times Higher Education, despontam no topo, como sempre, instituições britânicas, Oxford e Cambridge, e americanas, Stanford, MIT e Harvard. A Universidade de São Paulo (USP) situa-se numa faixa não numerada que abrange o grupo entre as posições 251 e 300. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que já chegou a superar a USP, está na turma que oscila entre a 401 e a 500. No geral, o Brasil, que havia emplacado 27 entre as 1.000 melhores do mundo, agora tem só 21. Sim, voltamos atrás, mas não só aí: o número de jovens matriculados no ensino superior também encolheu pela primeira vez em 25 anos. A constatação, extraída do mais recente Censo do Ensino Superior do Ministério da Educação, aponta uma queda, entre 2015 e 2016, de 16.500 matriculados nas salas de aula das faculdades privadas, que abrigam 75% dos universitários brasileiros. “Nesse ritmo, em dez anos o número estará no mesmo nível de duas décadas atrás”, diz o sociólogo Carlos Monteiro. VEJA desta semana mostra por que esse retrocesso é preocupante para o país.


http://veja.abril.com.br/educacao/a-universidade-brasileira-andou-para-tras/
Share:

Egito: arqueólogos encontram múmias e tumba de importante ourives

Os arqueólogos também descobriram 150 estátuas funerárias pequenas talhadas em madeira, terra e rocha

Por Da redação
Arqueólogos escavam tumbas recém-descobertas no Egito (Khaled Desouki/AFP)
Uma equipe de arqueólogos encontrou no Egito a tumba de um ourives cujo trabalho era dedicado ao deus Amon, e as múmias de uma mulher e seus dois filhos, anunciou o Ministério de Antiguidades. As descobertas, que datam da época do Novo Império (do século XVI ao XI a.C), aconteceram na necrópole de Draa Abul Naga, perto de Luxor (sul), muito famosa por suas tumbas e templos antigos.
A tumba do “ourives de Amon, Amenamhat” tinha uma estátua que o representava sentado em uma cadeira ao lado de sua mulher, com vestido e peruca, informou o ministério em um comunicado. O retrato de seu filho estava pintado entre ambos.


Uma passagem funerária, dentro da tumba, levava a uma sala na qual os arqueólogos encontraram várias múmias, estátuas funerárias e máscaras. Outro corredor levava a uma sala na qual a equipe encontrou as múmias de uma mulher e de seus dois filhos.
Segundo o ministério, que citou Sherine Ahmed Shawqi, uma egiptóloga especializada em ossos, a mulher parece ter falecido por volta dos 50 anos. Os exames indicaram que ela sofria “uma doença bacteriana nos ossos”.
Os arqueólogos também descobriram 150 estátuas funerárias pequenas talhadas em madeira, terra e rocha.




Arqueólogos escavam tumbas recém-descobertas no Egito
 Arqueólogos escavam tumbas recém-descobertas no Egito (Khaled Desouki/AFP)



 Arqueólogos escavam tumbas recém-descobertas no Egito  Arqueólogos escavam tumbas recém-descobertas no Egito (Khaled Desouki/AFP)

http://veja.abril.com.br/ciencia/egito-arqueologos-encontram-mumias-e-tumba-de-importante-ourives/ 
Share:

Brasil prepara relatório de salvaguardas

ocumento é necessário para que o país se habilite a receber recursos internacionais pela redução do desmatamento alcançada.

 Terça, 05 Setembro 2017 18:00
 
PAULENIR CONSTÂNCIO

O segundo Sumário de Informações sobre as Salvaguardas de Cancún,   requisito para que o Brasil se candidate a obter recursos internacionais pela redução do desmatamento, será enviado à Convenção do Clima da ONU em novembro. A informação foi prestada nesta terça-feira (05/09) pelo secretário de Mudança do Clima e Florestas, Everton Lucero, em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, em Brasília.
A audiência discutiu a necessidade de autorização da Fundação Nacional do Índio para a emissão de títulos mobiliários no Mercado Brasileiro de Redução de Emissões evitadas certificadas em terras indígenas. Para o secretário, o assunto precisa ser debatido amplamente pela sociedade para que se tenha um entendimento comum. O amplo debate deve pautar ao mesmo tempo a conservação da floresta e os direitos das comunidades e a obtenção dos recursos.
De acordo com Lucero, não há consenso sobre o funcionamento de um possível mercado brasileiro de carbono e a inclusão de atividades florestais nesse mercado. “A criação de um mercado brasileiro depende de decisões em várias instâncias e está sendo estudada no Ministério da Fazenda para que se chegue a um modelo”, informou. Na avaliação dele, a inclusão de atividades florestais nesse mercado possui aspectos metodológicos e de cumprimento das salvaguardas complexos.
FUNDO AMAZÔNIA
Com relação ao apoio financeiro às terras indígenas, Lucero destacou que os recursos do Fundo Amazônia, principal instrumento brasileiro de financiamento do tipo REDD+, já financiam projetos socioambientais em mais de 60% das terras indígenas do país, totalizando R$196 milhões. Ele defendeu as salvaguardas como formas para promoção dos conhecimentos e direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais.
O secretário destacou a importância de recursos de REDD+ para o país atingir as metas previstas pelo acordo de Paris (NDC). Ele disse que o Brasil está apto a se candidatar aos recursos de fundos internacionais, como o Fundo Verde para o Clima.
SALVAGUARDAS
As salvaguardas formam um conjunto de sete diretrizes, que visam potencializar os impactos socioambientais positivos e reduzir os impactos negativos relacionados às atividades de redução do desmatamento e da degradação florestal.
O segundo Sumário de Informações sobre a Implementação das Salvaguardas de Cancún pelo Brasil está disponível à sociedade brasileira para coleta de contribuições, até 5 de outubro de 2017. Interessados em enviar sugestões ao documento devem acessar a planilha disponível aqui, e enviá-la para reddbrasil@mma.gov.br, de acordo com instruções específicas.
O documento apresenta informações sobre a implementação das salvaguardas de REDD+ no Brasil quando da implementação de ações para redução das emissões provenientes do desmatamento no bioma Amazônia. Traz informações sobre como as salvaguardas têm sido abordadas e respeitadas pelo Brasil a partir de 2011, por meio do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal e políticas correlatas e pelo Fundo Amazônia.

http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=2540 
Share:

Irma atinge região de Key West; Miami tem ruas inundadas

Imagens de moradores da cidade publicadas nas redes sociais mostram que as ruas já estão alagadas

 

 Imagens do dia - Furacão Irma avança em direção ao Caribe

Imagem obtida pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica sediada em Miami, nos Estados Unidos, mostra o furacão Irma de categoria cinco se aproximando do Caribe - 05/09/2017 (NOAA/RAMMB/AFP)
Pouco após 7h da manhã (8h, no horário de Brasília) deste domingo, o olho do furacão Irma chegou ao sul da Flórida. Ele está a cerca de 30 km de Key West, ilha que fica a cerca de 260 quilômetros de Miami. As informações são do National Weather Service.
Imagens de moradores da cidade publicadas nas redes sociais mostram que as ruas já estão alagadas e sofrem com fortes ventos, que podem chegar a 210 quilômetros por hora.


Miami

Tempestades decorrentes do Irma já mataram 25 pessoas e reduziu muitas construções a escombros em sua passagem pelo Caribe e por Cuba. Por volta de 6,3 milhões de pessoas receberam ordens de evacuação na Flórida. O número representa 28% de toda a população do Estado, de 22,6 milhões de habitantes. 
A expectativa era que furacão chegasse à Flórida pela região oeste da Flórida, onde fica Miami, mas houve uma mudança de rota. No entanto, a força dos ventos e das chuvas começaram a fazer estragos neste domingo em Miami, onde já há ruas inundadas e árvores caídas.
Os escoadouros de numerosas ruas da cidade, sob um toque de recolher desde a tarde deste sábado, não dão vazão para suportar a água que caiu nas últimas horas e começam a se inundar.
As ruas, totalmente vazias, são iluminadas pela intensidade dos numerosos raios e o forte vento se deixa notar nos edifícios da cidade, que recebem o impacto de objetos que saem voando devido às fortes sequências.
Em Miami Beach, a popular Collins Avenue também se viu inundada e se teme que os efeitos possam ser muitos piores à medida o furacão vá se aproximando e gere um possível aumento do nível do mar, o que afetaria as numerosas áreas costeiras da região.
As dimensões de “Irma” fazem com que os seus ventos com força de furacão se estendam até 130 quilômetros de o seu centro e os de força de tempestade tropical sejam sentido a até 350 quilômetros.
As árvores são uma das amostras mais evidentes da força destes ventos e muitas já caíram nas últimas horas, sem deixar nenhum ferido até o momento.
(Com EFE)

http://veja.abril.com.br/mundo/irma-atinge-regiao-de-key-west-miami-tem-ruas-inundadas/ 
Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog