Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sábado, 4 de março de 2017

Bosque urbano toma forma em edifício de Taiwan

Ideias do arquiteto Vincent Callebaut se definem na torre Tao Zhu Yin Yuan, uma estrutura capaz de absorver até 130 toneladas de emissões de CO2 por ano



                                 Torre Tao Zhu Yin Yuan em Taipé. 
.
capital taiwanesa está vendo crescer nesses dias um novo morador em seu skyline, a torre Tao Zhu Yin Yuan, também conhecida como Agora Garden. Um projeto inovador em forma de dupla hélice, a promessa de ajudar o meio ambiente e o atrativo da sustentabilidade a colocaram no foco dos meios de comunicação. A estrutura é uma conjunção de teorias de Vincent Callebaut, um arquiteto que promove o aspecto ecológico em seus trabalhos.
Em setembro, quando terminarem as obras, a torre contará com mais de 23.000 árvores que se distribuirão pelas amplas varandas possibilitadas pela forma de dupla hélice. "A flexibilidade espacial é sinônimo de sustentabilidade", afirma a este jornal o belga. Graças à vegetação que a estrutura do edifício permite, a torre poderá absorver até 130 toneladas de emissões de CO2 por ano, segundo o arquiteto
Taipé é uma cidade cujos níveis de poluição não chegam ao das grandes capitais da vizinha China continental, mas em geral alcança limites de insalubridade em seu ar. Com esse "bosque florestal urbano", como o criador define o edifício, se chega a "uma correta simbiose entre o ser humano e a natureza".
Apesar da inovação do projeto e da enorme cobertura que a estrutura tem recebido nos meios de comunicação, a discussão sobre o impacto ambiental da obra está no centro das atenções; "esse edifício verde deve ser considerado sobretudo como um edifício com moradias de luxo. A relação entre o benefício ambiental e o custo do mesmo serve para um debate", afirma Germain Canon, arquiteto com escritório em Taipé. Por exemplo, na estrutura "se dá muita importância ao transporte de carro [há um elevador para carros que leva a cada apartamento] e a superfície de cada apartamento é muito ampla, em uma cidade onde muitas famílias não se podem permitir ser donas de uma moradia", acrescenta o especialista.
Para concluir o Agora Garden, Callebaut encontrou inspiração em diferentes ideias. A filosofia tradicional chinesa tem seu espaço no edifício através do taiji; a forma como a estrutura roda segue os preceitos desse conceito relacionado com o princípio gerador de todas as coisas.

Um esquiador reciclável

"O projeto encontra inspiração na estrutura do corpo de um esquiador: o núcleo central da torre é o corpo humano, a estrutura reticular de cinco metros a partir do andar 21 são os braços, enquanto as enormes colunas de ambos os lados são os bastões de esqui". Assim o belga define a sua criação, a qual utiliza materiais reciclados ou fáceis de serem reciclados em sua construção.





A relação entre o benefício ambiental e o custo tem sido motivo de debate

À pretensão ecológica do edifício se unem um sistema estrutural suspenso e um de vigas Vierendeel (um sistema de vigas por cada dois andares) que transferem todo o peso dos braços (bastões de esqui) para o corpo (núcleo central) e depois para baixo, para a fundação. O resultado é um projeto estrutural único que combina mecânica e estética.
Canon vê no Agora Garden uma nova constante no mundo da arquitetura: "A estrutura faz parte de uma tendência recente no projeto de torres, focada em formas orgânicas ou irregulares. Esses projetos buscam distorcer os clássicos blocos de andares, os quais são feito a base de repetição e planos básicos".
A torre Tao Zhu Yin Yuan representa com ênfase os preceitos da arquibiotecnologia, uma combinação de várias áreas (arquitetura, biotecnologia e tecnologias da informação e da comunicação -TIC-) criada pelo próprio Callebaut. Através dessa soma, o arquiteto se move, para além dos planos, por dimensões como "as formas, as estratégias e os ecossistemas", afirma o criador, e acrescenta que dessa maneira "a arquitetura se transforma em algo metabólico e criativo".
Além do Agora Garden, o estúdio de Vincent Callebaut, com sede em Paris, está por trás de vários projetos futuristas que se encontram em diferentes fases de produção. O The Gate, no Cairo, é um desses projetos que, como o que essa reportagem aborda, despertou um grande interesse entre os meios de comunicação.
A ambição ecológica do criador do The Gate é uma máxima que está se impondo com força na construção de edifícios. Canon menciona, entre outros, referências como The Interlace, em Cingapura, os projetos de Vo Trong Nghia, no Vietnã, e o Tower 25, em Nicósia, do renomeado Jean Nouvel.
Share:

Incêndio atinge reserva natural em Rio de Contas, na Chapada Diamantina

Fogo ainda não foi debelado e bombeiros enviam reforços de outras cidades; aeronave ajuda na operação

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 04/03/2017 14:59:00




Disponível: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/bahia/noticia/incendio-atinge-reserva-natural-em-rio-de-contas-na-chapada-diamantina/?cHash=73234665f68a575a4f466d7ab164bd3f

Um incêndio atinge a Reserva Natural Serra das Almas, na Chapada Diamantina, desde a manhã desta sexta-feira (3). Homens do 11º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM/Itaberaba) atuam no local, bem como brigadistas voluntários do município de Rio de Contas, onde fica a reserva.
(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Outros dez bombeiros de Jequié foram deslocados para ajudar a debelar as chamas neste sábado (4). De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma aeronave também auxilia na operação, lançando bombeiros e brigadistas em pontos de maior relevância operacional.
A Reserva Natural Serra das Almas é uma reserva particular do patrimônio natural localizada no município de Rio de Contas, com extensão de 263 hectares. Ainda não há informações da quantidade de hectares afetados pelo incêndio.
(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Share:

Codesal iniciará a Operação Chuva 2017

Sex , 03/03/2017 às 22:55 | Atualizado em: 03/03/2017 às 23:49
Anderson Sotero                                                                                                       Margarida Neide l Ag. A TARDE
A segunda etapa de contenção da encosta no Marotinho, Bom Juá, terá a ordem de serviço assinada este mês - Foto: Margarida Neide l Ag. A TARDE
A segunda etapa de contenção da encosta no Marotinho, Bom Juá, terá a ordem de serviço assinada este mês

A partir de abril, a Defesa Civil do município (Codesal) entrará em estado de alerta para o período mais chuvoso da capital baiana que se estende até julho. O decreto que determinará o início da Operação Chuva está sendo finalizado e será publicado nos próximos dias.
As ações da Codesal são feitas durante todo o ano e de forma preventiva, segundo o diretor geral da Defesa Civil, Gustavo Ferraz. Com a expectativa de um maior volume pluviométrico, as medidas são intensificadas. Em 2015, no período mais chuvoso, cerca de 20 pessoas morreram em decorrência das fortes precipitações.
Médias climatológicas
volume de chuvas esperado para Salvador até o início do próximo semestre: março - 151 mm; abril - 309 mm; maio - 360 mm; junho - 243 mm; julho - 175 mm
“A partir do decreto, entramos em alerta, com plantão 24 horas e estruturas mobilizadas. Antes dele, as ações são preventivas”, disse Ferraz. Uma reunião com outras secretarias para finalizar o decreto estava prevista para a tarde desta sexta-feira, 3.
Para o gestor, não há locais que demandem mais atenção. “A cidade inteira é preocupante. Onde não desliza, alaga”, acrescentou. O levantamento mais recente informou que havia, em Salvador, em 2015, 600 áreas de risco, mas, para Ferraz, esse número aumentou.
Dentre as ações previstas, segundo Ferraz, está a aplicação de lonas em 200 áreas, a partir deste mês. Outra medida é o uso de geomantas – espécie de “lona sofisticada” -, para conter o deslizamento de encostas. Mais 11 delas serão colocadas em novas áreas. “Já aplicamos em 64 áreas. Vamos chegar até 75 ainda este mês. Todas são colocadas em regiões de alto e médio risco”, afirmou o diretor geral da Codesal.
A geomanta é uma tecnologia de proteção de encosta, que impermeabiliza e evita erosões superficiais, absorção de água da chuva e possível risco de deslizamento do terreno. “Esta técnica utiliza um geocomposto de PVC e geotêxtil, com cobertura de proteção de argamassa jateada. A geomanta é uma solução rápida, limpa e mais barata que as tradicionais”, informou a Codesal.
Equipamentos
O aparato municipal conta, ainda, com 38 pluviômetros em toda a cidade e sirenes instaladas em seis centrais de alerta: Marotinho (Bom Juá), Baixa de Santa Rita, Baixa do Fiscal (Pedro Ferrão), Alto da Terezinha, Calabetão e Vila Picasso (Boa Vista de São Caetano).
Nestes locais, há, também, núcleos de proteção à defesa civil, onde foram feitas simulações de evacuação. Desde a instalação no ano passado, as sirenes nunca precisaram ser acionadas. “Elas são disparadas da central, mas só para o caso de chover 150 mm e permanecer chovendo. Em agosto de 2016, chegamos perto de disparar”, disse Ferraz.
Todas as ações da operação são centralizadas no Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), na sede do órgão.
O gestor frisou que, no primeiro mandato do prefeito ACM Neto, foram investidos R$ 40 milhões na contenção de encostas: 37 finalizadas e quatro em execução, sendo uma delas no Barro Branco. “Ainda este mês será assinada a ordem de serviço para a segunda etapa de contenção do Marotinho”, contou.
O período que se estende de abril a julho é, segundo a meteorologista Cláudia Valéria Silva, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quando ocorre os maiores volumes mensais de chuva do ano. “É também quando ocorrem mais dias com precipitação. É comum ter chuvas mais fortes em poucas horas. Acredito que deve ficar em torno das médias”, acrescentou.
Share:

INPE recebe autores de relatório especial do IPCC

                                                                                           Quinta-feira, 02 de Março de 2017

De 6 a 10 de março, os impactos de um planeta 1,5ºC mais quente serão discutidos por membros do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

Será a primeira reunião dos autores de um relatório especial que avaliará o aquecimento global de 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais e trajetórias relacionadas de gases de efeito estufa. O objetivo é fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima, fomentando o desenvolvimento sustentável e os esforços para a erradicação da pobreza.

Sessenta e oito especialistas de todo o mundo estão responsáveis pelo relatório, que será dividido em cinco capítulos: 1) Contexto; 2) Trajetórias de mitigação compatíveis com 1,5°C, no contexto do desenvolvimento sustentável; 3) Impactos nos sistemas naturais e humanos; 4) Fortalecendo e implementando a resposta global à ameaça da mudança do clima; 5) Desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza, reduzindo desigualdades.

“Um dos aspectos importantes desse relatório especial é o envolvimento dos três grupos de trabalho do IPCC: Grupo de Trabalho I, que trata da base física da mudança do clima; Grupo de Trabalho II, que foca em Impacto, Adaptação e Vulnerabilidade à mudança do clima; e Grupo de Trabalho III, que aborda Mitigação da mudança do clima. Este engajamento dos três grupos de trabalho neste relatório assegura uma visão mais integrada dos temas que o compõem, assim como uma mescla de cientistas da área social, humana, especialistas em modelagem e das ciências exatas”, diz Thelma Krug, pesquisadora do INPE e vice-presidente do IPCC.

O encontro no INPE constitui a primeira reunião de autores do novo ciclo de avaliação do IPCC, que iniciou em outubro de 2015 e deve ser concluído em 2021.

Além deste documento especial, os governos membros do IPCC aprovaram a elaboração de mais dois, além do relatório de avaliação, com contribuições dos três grupos de trabalho. Assim, haverá um relatório especial sobre oceanos e criosfera, e mais outro sobre desertificação, degradação, fluxos terrestres e segurança alimentar.

“O IPCC avaliará em abril a proposta de escopo sobre os outros dois relatórios. Entretanto, o primeiro produto a ser realizado neste ciclo é o relatório especial sobre aquecimento global de 1,5°C que terá início no Brasil, na sede do INPE”, destaca Thelma Krug.

Primeiro relatório

No âmbito do Acordo de Paris, no final de 2015, o IPCC foi chamado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima para preparar um relatório especial sobre os impactos de um aquecimento global de 1,5° Celsius acima dos níveis pré-industriais e as trajetórias de emissões de gases de efeito estufa relacionadas.

Em agosto de 2016, especialistas internacionais prepararam uma minuta do escopo do relatório durante reunião realizada em Genebra. Na reunião plenária do IPCC, realizada logo depois na Tailândia, o painel aprovou o escopo do relatório, assim como a proposta do número de páginas para cada um de seus cinco capítulos, cronograma e orçamento estimado para a sua realização. A reunião de escopo foi apoiada pelo Comitê Técnico Científico, que foi presidido por Thelma Krug, pesquisadora do INPE e vice-presidente do IPCC.

O relatório será finalizado em setembro de 2018, em tempo para o diálogo facilitador sobre o Acordo de Paris, que ocorrerá ao final daquele ano.

O IPCC, estabelecido em 1988 pelo Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial, é o organismo líder na avaliação da mudança do clima. O papel do IPCC é avaliar, de forma completa, objetiva, aberta e transparente as informações científicas, técnicas e socioeconômicas relevantes ao entendimento da base científica do risco da mudança do clima induzida pelo ser humano, seus potenciais impactos, bem como opções para adaptação e mitigação.

Mais informações: http://www.ipcc.ch

Share:

Ibama aumenta proteção a abelhas e insetos polinizadores com nova norma sobre avaliação de agrotóxicos

Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 19h40 | Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 19h52 
 
                                                                               Operária de Apis mellifera em flor de café
 Foto: Cristiano Menezes
Brasília (24/02/2017) – O Ibama publicou Instrução Normativa que estabelece diretrizes, requisitos e procedimentos para a avaliação dos riscos de ingredientes ativos de agrotóxicos para insetos polinizadores. A norma, destinada a produtos ainda não registrados no país ou em reavaliação, é a primeira a estipular critérios de decisão com base no risco, ou seja, na probabilidade de uma espécie ser afetada pela exposição a agrotóxicos. O objetivo é oferecer mais proteção a abelhas e outros polinizadores.

Das 141 espécies de plantas cultivadas no país para alimentação, produção animal, biodiesel e fibras, aproximadamente 60% dependem da polinização animal, aponta a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A preocupação com o declínio das populações de abelhas e outros insetos é crescente em todo o mundo, o que levou governos e organizações a investigar sistematicamente o problema e suas causas.

A Instrução Normativa (IN) n° 02/2017, publicada no Diário Oficial da União no último dia 10/02, condiciona registros de agrotóxicos à apresentação de informações que permitam o uso adequado desses produtos, sem efeitos que comprometam a sobrevivência, a reprodução e o desenvolvimento das abelhas.

Desde 2012 o Ibama realiza estudos para estabelecer uma metodologia de avaliação de riscos resultantes do uso de agrotóxicos para insetos polinizadores, levando em consideração as particularidades da agricultura brasileira.

Avaliação ambiental

A avaliação ambiental de agrotóxicos conduzida pelo Ibama compreende: a Avaliação do Potencial de Periculosidade Ambiental (PPA) e a Avaliação de Risco Ambiental (ARA). A primeira leva em consideração a toxicidade dos agrotóxicos e seu comportamento em ambientes diversos. A segunda, além da toxicidade, considera a exposição dos organismos aos agrotóxicos, o que inclui o modo e a época de aplicação, as doses, a cultura e o clima, entre outros fatores.
Embora específica para insetos polinizadores, a nova IN também regulamenta as bases para o procedimento de avaliação de risco ambiental para registro de agrotóxicos, que será estendido a outros organismos e ecossistemas.

Consulta pública

Um primeiro esboço da Instrução Normativa foi submetido a Consulta Pública no site do Ibama em 31 de maio de 2016, com prazo de 30 dias, prorrogado até 19 de julho. Participaram representantes de instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais, entidades representativas do setor apícola, entidades e empresas do setor regulado, apicultores e meliponicultores. Entre os participantes da consulta, 52% se declararam “fortemente favoráveis” à proposta de norma em discussão e 27%, “favoráveis”. As contribuições oferecidas foram analisadas e parte delas foi incorporada ao texto final da IN.

Mais informações:
Instrução Normativa n° 02/2017
Consolidação das contribuições recebidas em consulta pública

Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
Share:

Ibama e MMA lançam Sinaflor nesta terça-feira

Publicado: Sexta, 03 de Março de 2017, 12h36 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2017, 12h36 
 
Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) 
Arte: Ascom/Ibama
Arte: Ascom/Ibama 
Brasília (03/03/2017) – O Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), desenvolvido pelo Ibama para rastrear toda a cadeia produtiva da madeira, será lançado oficialmente na próxima terça-feira (07/03) na sede do Instituto, em Brasília, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. Os estados têm até o fim do ano para integrar seus sistemas ao Sinaflor. Sua utilização será obrigatória a partir de janeiro de 2018.

“O Sinaflor representará um avanço fundamental para a gestão dos recursos florestais no país. Parabenizo o Ibama pela concepção e desenvolvimento dessa importante ferramenta, que viabilizará o controle eficaz da cadeia produtiva da madeira, desde a origem até o consumidor final”, disse Sarney Filho.

O estado de Roraima emitiu as primeiras autorizações do Sinaflor em 21/02.  Para o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Roraima (Femarh/RR), Rogério Martins, o sistema reduzirá a quantidade de processos físicos, tornando mais ágil a emissão de autorizações. A Fundação começou a operar o Sinaflor em 30 de janeiro, cadastrando empreendimentos, consultores técnicos, projetos e análises conduzidas pelo órgão ambiental.
Ao longo do ano, equipes do Ibama serão enviadas aos estados para implantar o Sinaflor. Os próximos serão Maranhão, Rondônia, Acre e Amapá. O Instituto oferece treinamento aos técnicos dos órgãos ambientais para que a integração dos sistemas estaduais ocorra da melhor forma.
A necessidade de um sistema nacional integrado para a gestão florestal no país foi estabelecida pela Lei 12.651/2012. O Sinaflor vai controlar a origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais, rastreando desde as autorizações de exploração até o transporte, armazenamento, industrialização e exportação. Sua base de dados reúne informações de imóveis rurais obtidas a partir do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar); do Ato Declaratório Ambiental (ADA) e da cadeia produtiva florestal, provenientes do Documento de Origem Florestal (DOF).

“A transparência das informações, aliada às ações de fiscalização ambiental, permitirá reduzir a pressão da exploração ilegal de madeira em florestas nativas”, disse a presidente do Ibama, Suely Araújo.

Recursos

O Sinaflor permite cadastrar, pela internet, empreendimentos de base florestal e atividades sujeitas ao controle dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). A análise das solicitações feitas pelos usuários ganha agilidade na medida em que os dados ficam disponíveis para o Ibama e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente em tempo real. O sistema também oferece mais segurança à transferência de crédito de produtos florestais para o sistema do Documento de Origem Florestal (DOF), que será totalmente integrado ao Sinaflor.

Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
Share:

Eficiência energética: inscrições até dia 12/03

Treinamentos gratuitos são oferecidos pelo Ministério em parceria com o PNUD. Novas etapas ocorrem em Porto Alegre e no Rio de Janeiro. Sexta, 

03 Março 2017 17:30
    JUVENAL VICENZI



O Ministério do Meio Ambiente (MMA) recebe, até o dia 12 de março, as inscrições para as novas etapas dos cursos de eficiência energética, oferecidos gratuitamente pela pasta em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os treinamentos para Certificação Internacional de Profissional em Medição e Verificação (CMVP) ocorrem em Porto Alegre (RS) entre os dias 17 e 20 de abril, enquanto que a cidade do Rio de Janeiro sediará a capacitação para Guia de Medição e Verificação entre os dias 9 e 11 de maio.

Ambos os cursos fazem parte do quarto módulo do projeto Transformação de Mercado de Eficiência Energética no Brasil (Projeto 3E), que visa reduzir o consumo elétrico em edificações comerciais e públicas. O objetivo é contribuir com a economia de até 4 milhões de megawatt-hora (MWh) de eletricidade nos próximos 20 anos, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 2 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2eq).

SELEÇÃO

Podem se inscrever no projeto profissionais de engenharia, arquitetura, direito, economia, administração e áreas relacionadas. Para efetivar a inscrição, é necessário enviar comprovações de experiência acadêmica e profissional e formulário disponibilizado no edital para o e-mail treinamentopnud@animaprojetos.com.br. A seleção dos participantes será feita mediante análise da documentação enviada e as vagas são limitadas.

O treinamento para CMVP tem 30 horas de duração, incluindo o exame de certificação de quatro horas. Já a capacitação sobre o Guia de Medição e Verificação do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Aneel contará com um total de 24 horas de duração.

SERVIÇO

Curso para Certificação Internacional de Profissional em Medição e Verificação (CMVP)
Local: Porto Alegre (RS)
Inscrições: até 12 de março, pelo e-mail treinamentopnud@animaprojetos.com.br
Realização: 17 a 20 de abril

Curso sobre o Guia de Medição e Verificação
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Inscrições: até 12 de março, pelo e-mail treinamentopnud@animaprojetos.com.br
Realização: 9 a 11 de maio

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227
Share:

Juventude dará voz à vida selvagem

Comemorado nesta sexta-feira (3/3), o Dia Mundial da Vida Selvagem quer estimular o engajamento dos jovens na preservação das espécies. 

Quinta, 02 Março 2017 16:30
    RENATA MELIGA
                                                                                                                                PNB/ NEX/ É o Bicho  
Lobo-guará no Parque N. de Brasília
                                                                       
Com a necessidade cada vez mais urgente de uma mobilização mundial para garantir a sobrevivência dos animais selvagens e seus habitats naturais, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Vida Selvagem, celebrado nesta sexta-feira (3/3), com a temática “Ouça a Voz dos Jovens”.

A população mundial já ultrapassa sete bilhões de pessoas e deve chegar a 11,2 bilhões de seres humanos em 2100, segundo dados ONU. O impacto desse crescimento é cada vez maior para a vida selvagem, que vem perdendo espaço com a expansão das cidades, desmatamento, agricultura, queimadas e mudança do clima.

Para o diretor do Departamento de Conservação e Manejo de Espécies do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ugo Vercillo, a data cria uma oportunidade de trazer o tema à tona e chamar atenção para a proteção das espécies, na fauna e flora brasileira. “E além disso, nos perguntar: o que temos feito para proteger este patrimônio mundial? ”, questiona o diretor.
 
OS JOVENS

Dados do Fundo das Nações Unidas para a População apontam que quase um quarto da população mundial tem entre 10 e 24 anos. No entanto, a ONU está preocupada com as tendências das atitudes, crenças e comportamentos ambientais desses jovens e, com a campanha do Dia Mundial da Vida Selvagem, quer estimular o engajamento dessas pessoas na preservação e conservação das espécies.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, reforça que dar voz à juventude é extremamente importante porque os jovens têm papel ativo, estão conectados e preocupados com o próprio futuro, além de terem a capacidade de mobilizar a sociedade em prol de uma causa. “Serão eles os próximos líderes. Se estiverem ativos pela preservação do meio ambiente hoje, tenho certeza que na próxima década a sensibilidade de todos os atores para o tema será muito maior”, afirma.

No lançamento da campanha do Dia Mundial da Vida Selvagem 2017, o secretário-geral da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Silvestres (CITES), John Scanlon, disse que “para ter sucesso, devemos aproveitar plenamente a inovação e a energia da juventude, e combiná-la com a sabedoria que vem com a experiência”. Uma das ações da campanha foi a realização de concurso mundial de fotografias de espécies selvagens. O resultado do vencedor será divulgado nesta sexta-feira, em Nova York. Conheça as 10 imagens finalistas.

PLANOS DE AÇÃO

O Brasil é o país de maior biodiversidade do mundo e desperta uma intensa busca por espécies silvestres para diversos fins: desde a obtenção doméstica de animais e plantas exóticas, e alimentação, até a um vasto número de produtos derivados.

Ugo Vercillo explica que o MMA tem atuado no desenvolvimento de políticas públicas e ações que favoreçam a proteção da fauna e flora brasileira. Entre elas estão: definição das listas vermelhas, construção de planos para a conservação e recuperação de espécies, identificação das áreas prioritárias para a conservação, programas de restauração florestal, recuperação de áreas degradadas e combate ao desmatamento.

Atualmente, existem no Brasil cinco Planos de Ação Nacional (PANs) para conservação de mais de 400 espécies da flora nativa e outros 52 planos para a conservação de espécies da fauna ameaçadas de extinção ou do patrimônio espeleológico, destinados a proteger mais de 500 espécies da fauna brasileira ameaçadas de desaparecer.

A importância desses planos deve-se ao fato de o país ser responsável pela gestão do maior patrimônio de biodiversidade do mundo. São mais de 100 mil espécies de invertebrados e, aproximadamente, 8.930 espécies de vertebrados, divididos entre 711 tipos de mamíferos, 1,9 mil de aves, 732 de répteis, 973 de anfíbios, 3.133 de peixes continentais e 1.376 de peixes marinhos. De todo este grupo, 3.286 espécies existentes no Brasil estão ameaçadas de desaparecer.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227

Share:

MMA participará da Conferência dos Oceanos

Evento será em Nova York, em junho, e terá o objetivo de enfrentar o lixo marinho e discutir a conservação e o uso sustentável dos mares.

Sexta, 03 Março 2017 18:30 
    ELIANA LUCENA
                                                                                                                 Foto: Cláudia Albuquerque
Lixo marinho no Museu de História Natural, Washington

O Ministério do Meio Ambiente está participando das etapas preparatórias da Conferência de Alto Nível das Nações Unidas sobre Oceanos, que será realizada entre 5 e 9 de junho em Nova York. O evento internacional tem como meta buscar apoio para a implementação global do item 14 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, com o objetivo de enfrentar o lixo marinho, a conservação e o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos.

Nesta sexta-feira (3/3), o secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Jair Tannús, o assessor de Assuntos Internacionais do MMA, Fernando Coimbra, e o gerente da área de Gerenciamento Costeiro do ministério, Reges Lima, estiveram reunidos para discutir a pauta da conferência e os programas do ministério para a costa brasileira.

O secretário Jair Tannús destacou a prioridade dada pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, às questões que envolvem a conservação e a proteção ao ambiente marinho diante dos efeitos das mudanças do clima, da sobrepesca, a ocupação desordenada da costa brasileira e a poluição do mar.
“O ministro é favorável a uma participação forte no Brasil na Conferência sobre Oceanos, diante das ameaças que os oceanos enfrentam, o que exige uma ação conjunta dos países”, afirmou Tannús.

O assessor internacional do MMA, Fernando Coimbra, destacou o interesse comum dos países na abordagem das questões do mar, lembrando que vários eventos preparatórios já foram realizados e outros estão agendados até a realização da Conferência dos Oceanos.

Depois de Nova York, outro fórum importante citado pelo assessor internacional para discutir a situação dos oceanos será a 3ª reunião da Assembleia das Nações Unidas (UNEA 3), marcada para Nairóbi, no Quênia, em dezembro, que terá como tema central a “poluição”.

LIXO MARINHO

O gerente Reges Lima apresentou, na reunião, os projetos e programas que estão sendo implementados pelo MMA, entre eles iniciativas para enfrentar o lixo marinho. “Os países chegaram à conclusão de que não irão resolver o problema do lixo do mar sozinhos”, constatou Reges Lima.

Ele anunciou a realização no Brasil, em 2018, do 1º Seminário Nacional de Combate ao Lixo do Mar, que vai discutir e subsidiar a elaboração do Plano Nacional para Combate ao Lixo do Mar.

Outra iniciativa do MMA será o lançamento do livro Lixos no Mar – Do entendimento à solução, do pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Alexander Turra.

LINHA DA COSTA

O Gerenciamento Costeiro também está desenvolvendo o Programa para a Conservação da Linha da Costa Brasileira, que tem como meta elaborar cenários para a região costeira para 5, 10, 25 e 50 anos, com vistas à sua proteção e uso.

“Este programa deverá constituir-se em ferramenta de planejamento espacial e temporal na esfera federal, contemplando elementos como inundações, erosão costeira, prejuízos socioeconômicos e ambientais”, adiantou Reges Lima.

Segundo o gerente, a preservação de ecossistemas costeiros (que agem como proteção natural da linha de costa) e a faixa de segurança (limites de ação de ondas de tempestades) são elementos essenciais no planejamento espacial costeiro, especialmente no contexto da mudança do clima.

Reges Lima informou, ainda, que outros países implantaram programa semelhante ou estão em estágio adiantado, citando os Estados Unidos, Austrália e países da Europa. “A ideia é executarmos um projeto piloto para ser aplicado na costa de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Pernambuco”, afirmou.

Fernando Coimbra (E), Jair Tannús (C) e Reges Lima (foto: Ascom/MMA)

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227
Share:

Mês das Águas promoverá conscientização

Esplanada dos Ministérios está iluminada de azul como alerta para a questão hídrica. Programação inclui seminários e ações sociais em Brasília.  
 
Sexta, 03 Março 2017 19:30  LUCAS TOLENTINO
 
Paulo de Araújo/MMA
Iluminação azul: importância das águas


Para comemorar o Mês das Águas e alertar a população para a crise hídrica que o país enfrenta, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agência Nacional de Águas (ANA) e parceiros programaram uma série de atividades ao longo de março. Toda a área da Esplanada dos Ministérios, no centro da capital, já está iluminada de azul para lembrar a importância do assunto. Também serão realizados eventos no Lago Paranoá e seminários sobre os 20 anos da Lei das Águas.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, destacou a importância das atividades diante da escassez enfrentada em território nacional. “Torna-se imprescindível uma gestão de recursos hídricos que seja capaz de superar a crise hídrica vivenciada atualmente no país, de forma a garantir o bem-estar da população e atender às necessidades de desenvolvimento socioeconômico”, declarou Sarney Filho.

A iluminação na Esplanada dos Ministérios permanecerá até o fim de março e será realizada pelo MMA e pela Companhia Energética de Brasília (CEB). A Frente Parlamentar Ambientalista e entidades como a Fundação SOS Mata Atlântica, a WWF e a Fundação Mais Cerrado são apoiadoras das atividades que ocorrerão durante o Mês das Águas.

CONQUISTAS

O seminário Águas do Brasil – 20 anos da Lei das Águas discutirá, nos dias 21 e 22, a trajetória da legislação que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos. “A lei trouxe conquistas importantíssimas para o país”, afirmou o secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Jair Tannús. “É necessária uma reflexão para consolidar os avanços e aprimorar o sistema nacional de gerenciamento instituído pela lei”, acrescentou.

O dia 25 incluirá diversas atividades pela capital. O movimento Ocupe o Lago, na Ermida Dom Bosco, terá a participação da atriz e ambientalista Maria Paula e promoverá atividades como campeonatos de remo e canoagem, além da coleta subaquática de resíduos do Lago Paranoá, com a participação de 500 mergulhadores. Haverá, também, a Corrida das Águas, no Parque da Cidade.
Brasília participará, ainda, da Hora do Planeta, um ato simbólico encabeçado pela WWF no qual todos são convidados a apagar as luzes por 60 minutos como forma de mostrar sua preocupação com o aquecimento global. Na capital federal, a iluminação de monumentos situados na Esplanada dos Ministérios será desligada às 20h30, momento em que será iniciado um passeio noturno de bicicleta pela região.


FÓRUM

A extensa programação deste mês antecede o que virá em 2018. Em março do próximo ano, Brasília sediará o 8º Fórum Mundial das Águas. Será a primeira vez em que o maior evento internacional sobre água ocorrerá no Hemisfério Sul. A expectativa é que sejam discutidas questões para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados aos recursos hídricos.

Entre outras coisas, o encontro abordará, de forma inédita, a ligação do tema com o aquecimento global. Na 22ª Conferência das Partes (COP 22) sobre mudança do clima, realizada em novembro de 2016 no Marrocos, o ministro Sarney Filho anunciou a realização do Fórum em Brasília e destacou a importância da iniciativa. “Será uma grande oportunidade para as trocas entre os diversos setores envolvidos na gestão dos recursos hídricos”, declarou Sarney durante o discurso na COP 22.
Share:

A enigmática joia que revela a agonia da civilização maia

  • 3 março 2017
G BRASWELL UC SAN DIEGO
Joia apresenta 30 hieróglifos gravados na parte de trás
A descoberta surpreendeu o arqueólogo norte-americano Geoffrey Braswell.

"A gente poderia esperar encontrar algo assim em uma das grandes cidades do império maia, mas não aqui", afirma o professor de Antropologia da Universidade da Califórnia em San Diego.

A joia a que Braswell se refere foi encontrada no sítio arqueológico de Nim Li Punit, localizado no distrito de Toledo, ao sul de Belize, na América Central.

Trata-se de um pingente de jade de cerca de 18cm de largura por 10cm de comprimento. A joia foi encontrada em 2015, mas só agora os cientistas começaram a entender o seu significado.

O objeto é a segunda maior peça maia de jade já encontrada em Belize. Mas, segundo Braswell, o que torna o pingente ainda mais especial é o fato de ser o único com inscrições gravadas que se tem conhecimento.

A parte de trás da joia apresenta 30 hieróglifos que, de acordo com os cientistas, contam uma história dramática.

"A história que este pingente conta é curta, mas importante", diz Braswell.

"Esta joia está literalmente falando com a gente", completa.

Tumba misteriosa

Nim Li Punit é um sítio arqueológico pequeno, localizado na parte sudeste do antigo império maia, que cobre o sudeste do México, a maior parte da Guatemala, Belize e a parte ocidental de Honduras e El Salvador.

O arqueólogo Geoffrey Braswell, da Universidade da Califórnia, segura uma réplica do pingente
G BRASWELL UC SAN DIEGO 
Geoffrey Braswell, arqueólogo da Universidade da Califórnia, segura uma réplica do pingente
O local está a mais de 400 quilômetros de Chichen Itzá, um dos principais sítios arqueológicos da civilização maia, na Península de Yucatán, no México.

Braswell, que estava acompanhado de seus alunos de pós-graduação Maya Azarova e Mario Borrero, além de uma equipe local, realizava escavações nos vestígios de um palácio maia, em 2015, quando se deparou com a tumba.

Dentro dela havia 25 vasos, uma pedra esculpida em forma de deusa e o pingente de jade. Fora um par de dentes, não havia restos humanos.

O texto das inscrições do pingente ainda está sendo analisado por Braswell e Christian Pager, especialista da Universidade de Bonn, na Alemanha.

T, deus do vento

O pingente tem o formato da letra T e, na parte da frente, também apresenta uma gravação na forma de T.

Este símbolo equivale a "ik" na grafia maia , que significa "vento e respiração".
  Estudante Mario Borrero em uma das escavações
G BRASWELL UC SAN DIEGO 
O estudante Mario Borrero foi um dos pesquisadores que encontraram a tumba onde o pingente estava
O vento era considerado crucial pelos maias, uma vez que a civilização dependia da chegada das chuvas anuais, vitais para a agricultura e a sobrevivência.

E os reis maias realizavam rituais com incenso de acordo com o calendário sagrado para atrair as chuvas.

Segundo Braswell, as inscrições na parte de trás do pingente revelam que a peça foi usada pela primeira vez para um ritual desse tipo em 672 d.C.

Outras esculturas em pedra do sítio arqueológico de Nim Li Punit, do século 7, confirmam esse uso ao mostrar um rei usando um pingente em forma de T no peito ao espalhar incenso.

Relato ancestral

Em relação aos outros hieróglifos, a interpretação de Braswell e Prager até agora é a seguinte:
A joia foi criada para o rei Janaab Ohl K'inich. Além de revelar a data da primeira utilização do pingente em um ritual, as gravações também relatam a linha ancestral do monarca.
Objetos achados na tumba - pingente, escultura em pedra e vasos
G BRASWELL UC SAN DIEGO 
O pingente foi encontrado junto a outros objetos - 25 vasos e uma pedra esculpida em forma de deusa
Sua mãe era da cidade de Cahal Pech, a oeste de Belize, cerca de 100 quilômetros do sítio arqueológico onde foi encontrada a joia. Sabe-se ainda pelas inscrições que o pai do rei morreu com 20 anos.

Atualmente, a viagem de ônibus entre ambos os lugares leva cinco horas. Naquela época, seria necessário caminhar durante dias, cruzando montanhas e selvas. Como o pingente chegou então a Nim Li Punit?

Talvez jamais se saiba exatamente a resposta.

Mas Braswell acredita ter desvendado por que a joia foi enterrada na tumba, sem os restos mortais de seus donos, apenas com alguns objetos.

Seca e desespero

Segundo ele, o pingente não era um ornamento. "Ele tinha um imenso poder e magia para os maias."
Para o arqueólogo, a joia pode ter sido enterrada como uma homenagem ao deus do vento.
Ruínas de construções em pedra cercadas por árvores no sítio arqueológico de Nim Li Punit
G BRASWELL UC SAN DIEGO
Pingente foi encontrado no sítio arqueológico de Nim Li Punit, longe das grandes cidades maias, o que surpreendeu arqueólogos
As primeiras cidades maias foram construídas no primeiro milênio antes de Cristo, e a civilização chegou a seu apogeu por volta de 600 d.C.. O império maia começou a entrar em colapso por volta de 800 d.C..

Quando os conquistadores espanhóis zarparam para a América Central, em 1517, seu objetivo era derrotar a civilização maia, que dominava a região. Mas, quando chegaram, já não havia mais o poder político e econômico que tinha erguido pirâmides e sustentado uma população que chegou a 2 milhões de pessoas.

"Uma teoria recente é que a mudança climática gerou seca que, por sua vez, levou ao fracasso da agricultura e, consequentemente, ao começo do fim da civilização maia", diz Braswell.
Para ele, a decisão de prestar uma homenagem ao deus do vento na tumba para trazer chuva suporta essa teoria.

"E deveria servir de alerta para nós hoje em dia sobre os riscos da mudança climática", completa.

Disponível: http://www.bbc.com/portuguese/geral-39151420
Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog