Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Árvores e áreas verdes, a melhor arma contra o calor. USE & ABUSE

Arborização urbana um elemento indispensável em tempo de altas temperaturas

16 Jan 2018
22:43H
VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista


Aalertas e dados sobre a elevação de temperaturas  emitidas por especialistas e autoridades, já não é considerado novidade.

As informações apenas reforçam as dificuldades enfrentada principalmente por crianças e idosos onde as temperaturas cada vez mais alta, causa desconforto térmico e problemas de saúde.

Os veículos, comércios e residências podem recorrer a ventiladores, ar condicionando e outros sistemas tecnológicos. Porém quem tem que enfrentar o destampado da rua com seus prédios e pavimentações, tem mesmo que buscar uma boa sombra ou contar com ajuda do velho leque, (as vezes improvisado até com materiais do tipo papelão ou um pedaço de tabua de caixote).



Arborização urbana



As arvores são meios eficazes para poder amenizar estes transtornos. Por este motivo nos dias atuais tornou-se pratica habitual as campanhas coletivas, desenvolvidas por ONG’s e órgãos. Cresce também as iniciativas individuais.

Seja dizer, as pessoas estão entendo seu papel e a importância do verde nas áreas urbanas.

As prefeituras devem possuir seu plano de arborização e um viveiro de mudas à disposição da população que deseja contribuir com o clima da sua cidade. Por um lado, a oferta de mudas para atender as demandas do próprio município e municipes, indicando as espécies ideais a cada local.

Ao se optar por plantar uma arvore, deve ser levada em consideração alguns aspectos:
  • Tipo do logradouro: rua, avenida ou praça;
  • Largura do logradouro;
  • Divisa de lotes. (finalidade evitar segregação se no futuro resolver construir garagem);
  • Se possui rede elétrica (verificar critérios técnicos com a concessionária);
  • Largura das calçadas;
  • Possibilidade de mesclar  arvores nativas e frutíferas.


Áreas verdes em ambiente urbano

Além de incentivar o cidadão a plantar e cuidar de árvores, o ideal é que o poder público crie e ou mantenha espaços públicas destinadas a visitação, a exemplo: parque, jardins, áreas verdes, praças e avenidas arborizadas.


De certo modo as áreas verdes, exercem papel de pulmão auxiliar, trazendo qualidade de vida a população, beleza paisagística, valorização imobiliária e auto estima.
A árvore ainda é a melhor arma contra as altas temperaturas.
O velho bate-papo debaixo das árvores faz parte da rotina nos vilarejos e pequenas cidades interioranas.
As grandes metrópoles já não estão utilizando estas sombras apenas para amenizar o calor escaldante da pavimentação asfáltica e dos arranha-céus.
Copiando o habito plausível do interior, nos finais de semana e feriados algumas avenidas expulsam os veículos para dar lugar ao lazer. Desta forma as famílias e amigos possam melhor curtir as vias públicas, principalmente aquelas com boa arborização.
Se você aprova esta ideia procure o setor de meio ambiente de seu município e exija mais arborização em sua cidade.
Vale salientar que mesmo estando dentro da área particular, para segregar (retirar) uma árvore deve o interessado, antecipadamente comunicar ao órgão público e dele obter autorização, para que o ato não incorra de penalidade.

" Árvores e áreas verdes, a melhor arma contra o calor. USE & ABUSE".
Share:

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Insetos. Amigos ou inimigos?

Os mosquitos nosso de cada dia.



15 jan 2018
22:50h
VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista


A população conhece muito pouco sobre os insetos e até por conta disso esquece que estas espécies também possuem suas virtudes para com o homem e a natureza. A citar como exemplos, temos  a abelha que trabalham a beneficio do homem na produção de alimentos desde o mel até a polinização, bem como na produção de medicamentos e produtos de beleza.

Diário de Biologia
Outro inseto famoso é besouro africano, rola-bosta (Haematobia irritans),  que foi introduzido no Brasil para ajudar no combate da praga da mosca do chifre (atacava os bovinos).


As classificações criadas, tanto pela ciência como as crendices popular, deram aos insetos em sua grande maioria características de nocividade (danosa/maléfica). Pode ser a explicação da distância criada entre o homem e estes pequenos seres vivos.

"Segundo professor Alberto Soares Corrêa/USP, cerca de 50% de tudo que é vivo e já foi descrito na literatura científica são insetos. Eles vão interagir com os seres humanos em todos os ambientes do planeta Terra. Por isso, é importante catalogar novas espécies e conhecer aspectos biológicos, ecológicos e comportamentais dos insetos”.

Os insetos são  amigos ou inimigos? Serão estes pequenos, nossos grandes problemas?



Grande parte dos insetos atuam como polinizadores garantido alimentação humana e animal, são predadores de pragas e já existe estudos dá ONU, com previsão de ser grande aliado no combate a fome mundial por sua riqueza em proteínas, desta forma podemos considera-lo como amigo.


Sem predadores naturais como os pássaros, sapos, cobras, (que o homem ajuda a exterminar), o número de insetos cresce de forma descontrolada, causando grande desequilíbrio ambiental.

Para aumentar o problema, parte considerável do poder público e a própria população não praticam hábitos saudáveis e adequados na gestão de resíduos sólidos e do saneamento básico.

Na grande maioria das cidades, o destino final do lixo é feito a céu aberto através de lixões ou às margens das estradas.  O efluente do esgoto sanitário (domiciliar) é habito corriqueiro, correr no chão ou por entre os paralelepípedos das ruas.



A cada verão surge velhos e novos casos relacionados aos insetos. São doenças e epidemias que sem controle vão enchendo hospitais, aumentando o custo da máquina pública, comprometendo a saúde e tirando a vida de muitos.

"Cada real gasto em saneamento economiza nove em saúde"
                                                                                    MINISTÉRIO DA SAÚDE (2017).

Ate quando os gestores insistirão em não fazer esta conta? por que a população cobra tão pouco destes gestores?

Enquanto isso pague-se com a vida alheia, pois o mosquito assim como parte dos políticos vai continuar ferrado a vida de todos.



Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog