Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sexta-feira, 19 de abril de 2019

SEMANA SANTA I - 11 Km de peregrinação, ecologia e esporte, marcam a Sexta-Feira Santa

Morrinhos – Monte e capela de São Roque recebem grupo de peregrinação esportiva

19 abril 2019 12:51h
VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista
(71) 99168-5797



Nesta sexta-feira um grupo de peregrinos, esportistas e amantes da natureza, seguiram a pé estrada adentro até a Capela de São Roque no Monte dos Morrinhos.

O roteiro teve um percurso aproximado de 11 Km, com tempo de 2 horas, com passagens por riachos e áreas de caatinga.


Durante o percurso algumas paradas para registro fotográfico, descanso e travessias por cima de cercas em locais onde a estrada tinha alagamentos devido ultimas chuvas.

O que mais chamou atenção do grupo oi uma cadelinha que desde a saída de Várzea da Roça acompanhou grupo durante toda trajetória, como uma guardiã, somente seguindo adiante após o último participante passar por ela.



Coincidência ou não, vale lembrar que São Roque o padroeiro de Morrinhos e também do monte é considerado o protetor dos cães.

ENTENDENDO A HISTÓRIA

Imagem: Diocese de Blumenau                  

"Na viagem de volta, ele mesmo se viu acometido pela doença. Em Piacenza, norte da Itália, com uma ferida grande na perna (um bulbo de peste), se escondeu num bosque, isolando-se para não contagiar ninguém.
Abatido, teria morrido de fome se não tivesse sido encontrado por um cão. O cão, pertencente a um homem poderoso, Palastrelli, roubava da mesa de seu senhor restos de comida que trazia até o bosque.
Ao notar, dias seguidos, o estranho comportamento do animal, Palastrelli decidiu segui-lo. Ao encontrar Roque, vendo que seu cão roubava para socorrer um doente, ficou bastante comovido e auxiliou dando suporte para que o peregrino se recuperasse.
Para celebrar essa intensa ligação entre santo e cão – seres marcados por bondade, dedicação, fidelidade – a iconografia de São Roque sempre o representa com o bastão do andarilho, acompanhado pelo querido animal peludo que carregava na boca um bocado de alimento, um pedaço de pão ou coisa assim".

Texto na integra:  TERRA.COM.BR

A cadelinha solitária ganhou carinhosamente do grupo o nome de FUTUROSA, passando a ser a mascote do projeto turístico que deve ser implantado nos Morros do Jacaré e de São Roque (Morrinhos).

O sol e os arbustos criaram um ambiente adequado a trilha, tanto que crianças participaram e viu-se até pessoas da terceira idade, morro acima sem reclamar de cansaço.

Na pequena e aconchegante capela, pessoas reversavam para suas orações, deixar lembranças ou objetos de promessas. 

Um grupo aproveitou o momento para entoar cantos e benditos católicos que fazem parte das tradições religiosas do nordeste. 

Velas, cruz, imagens sacras e um pequeno cruzeiro ao lado da capela, harmonizam o pequeno espaço criando um ambiente de saudosismo para os mais idosos.

O projeto do Professor Erico, dentro de um planejamento turístico (em discussão), tem condições de ajudar fomentar a economia local, oferecendo aos visitantes opções variadas de eventos ligados aos aspectos: religiosos, esportivo, culturais, gastronômicos e até acadêmico.

Pensando na rede turística, após os eventos da Semana Santa, um grupo de trabalho formado por interessados, devem se reunir para um planejamento da SEMANA SANTA 2020.

 REGISTROS FOTOGRÁFICOS:

1. O percurso


2. Chegada ao pé do monte




3. Subida ao monte





4. Do Alto  Morro




5. A paisagem





Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog