Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sábado, 15 de abril de 2017

Várzea da Roça - Moradores se reúnem para criar medidas de proteção a fauna e flora da Caatinga


15 abril 2017 19:56h
VALDIR RIOS


Motivados pelo ressurgimento de algumas espécies animais nativos da caatinga, amigos,  amantes da natureza e autoridades se reuniram neste sábado (15), na Câmara de Vereadores de Várzea da Roça, no período da tarde.

Estiveram presentes o comerciante Sidney Sales da Cruz Rios, contador Valfredo Barreto Rios, O presidente da Câmara e vereador Jamilson Nunes e José Maciel, o Secretário de Educação Milton Filho, os ambientalistas, Alan Araújo , Roque O. Rios e Renato Trindade, o Engenheiro Ambiental Valdir Barreto Rios e a Psicóloga Vânia Cássia Silva de Oliveira.
A iniciativa visa fortalecer ações que garantam a preservação da caatinga (fauna e flora) tendo de imediato a meta de conscientizar os caçadores a não caçar e matar espécies como veado catingueiro, tatu, tamanduá aves que até então dava por extinto na região e passou a ser avistado ultimamente com maior frequência.

A ideia é transformar os fazendeiros, proprietários rurais e caçadores em protetores, transformando-se em Amigos da Caatinga.  Para tanto vai ser desenvolvido um trabalho direto com estas pessoas, visando a mudança dos seus hábitos.

Outras frentes foram criadas e algumas reivindicações feitas tanto ao Secretário de Educação Milton Filho, como a Presidente da Casa SR. Jamilson Nunes e ao vereador José Maciel. Ao Secretário foi solicitado a comemoração do dia 05 de junho (meio ambiente) e implantação da Educação Ambiental como disciplina escolar a partir de 2018 conforme prevê LEI Nº 12.056 DE 07 DE JANEIRO DE 2011 que “Institui a Política de Educação Ambiental do Estado da Bahia”.

Para Milton Filho a proposta vem em um momento importante já que somos testemunhos da devastação e dos problemas ambientais que se tem enfrentado por conta da intervenção humana, “sentarei com a equipe para avaliar a forma de atender o pleito” disse.
Aos vereadores foi solicitado a criação de leis que torne mais rígido o controle de herbicidas e outros defensivos no município, de forma que possa amenizar a contaminação do ar, solo e da água.

De imediato ficou acertado campanhas educativas em rádio, redes sociais, carro de som, panfletos e outras frentes nas comemorações do 1º de maio.

Nova reunião ficou marcada para criar ou fortalecer uma entidade voltada às causas ambientais, buscar uma atuação mais firme das autoridades policiais, MP-BA e INEMA, devendo ainda elaborar uma proposta a ser levado ao Executivo Municipal no sentido de criar a Secretária de Meio Ambiente pra fazer valer as Leis Ambientais no município.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog