Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

domingo, 28 de julho de 2019

Lácteos brasileiros a caminho da China


Produtores no sertão podem ganhar com a exportação. É preciso entender a receita burocrática e tributária.


 28 jul 2019 12:18H

VALDIR RIOS
Engeheiro Ambiental e Radialista
(71) 99168-5797



Os chineses poderão experimentar e inserir em seu cardápio vários bons alimentos derivados do leite produzido no Brasil.

Conforme anúncio feito pela ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA) nesta terça-feira (23), a China habilitou 24 estabelecimentos que poderão ser exportadores de lácteos para o país. O leite em pó e queijo fazem parte.

Atualmente, há 1,2 milhão de pequenos produtores de leite no Brasil. "Fiquei muito feliz e gostaria de passar essa boa notícia para os produtores brasileiros, que estão vivendo um momento difícil, acabaram de perder R$ 0,30 no litro de leite, e agora vão poder ter a perspectiva. É claro que não é para amanhã, mas é uma abertura excelente para o Brasil" disse a Ministra. MAPA (2019). 

O ganho também pode chegar à regiões mais longínquas do além acordo,  especificamente o sertão baiano onde apesar das estiagens prolongadas, existe bacias leiteiras e produção industrial e artesanal de queijos, iogurtes, etc.

Podemos dizer que no Vale do Jacuípe o município de Várzea do Poço foi o percursor do requeijão feito em desnatadeira. Naquela época já se produzia o requeijão de fazendo muito similar, porém artesanalmente, sem um equipamento que separasse queijo e manteiga como é feito em processo mais avançados atualmente.

O senhor de apelido “Meu Zé” um dos pioneiros do referido município sem temer concorrência se encarregou de repassar a ideia à região. Aqueles que quiseram também entrar na atividade ou aperfeiçoar sua produção com os novos inventos da tecnologia o que foi uma grande revolução pra época poderiam visitar sua desnatadeira sem objeções. Este fato fortaleceu a produção do requeijão e de outros tipos de queijo e guloseimas a base do leite.

Em Várzea da Roça a produção do queijo e manteiga gera aproximadamente 100 empregos direto, o que havendo planejamento e capacitação poderiam dobrar esta quantidade em pouco tempo.

A feira livre da cidade é visitada por amantes dos derivados do leite e também da mandioca (beijú, tapioca, biscoitos e farinha).



O requeijão de Várzea da Roça se destaca na região,  chegando às grandes capitais de vários estados do Brasil a exemplo de São Paulo, onde ganhou destaque no programa de Ratinho, quando uma filha do município fez participação em dois programas seguido e expôs o produto (requeijão) que a mesma vendia de rua em rua no bairro em que morava, lá na cidade da garoa.

Capela do Alto Alegre no Vale do Jacuípe é uma referência como bacia leiteira e puxa a região que seguindo exemplos começa a investir em melhorias: tanto na questão de equipamentos, como melhoramento genético e na lida com o pasto. Vale salientar que o município está recebendo a empresa BETÂNIA LEITE, segundo o Governo doEstado da Bahia  seriam investidos 20 milhões.

Os produtores no sertão podem ganhar com a exportação, porém é necessário entender a receita burocrática e tributária. Neste aspecto é indispensável os gestores entenderem seu papel e colocar a mão na massa no sentido de preparar seus produtores para estas oportunidades que surgem no mercado, mesmo além Brasil ou como já dizia o velho dito popular: “coisa pra chinês vê”.


O importante é se adequar aos novos tempos, para que os pequenos municípios gerem emprego através de iniciativa privada, ou seja, o povo gerando sua própria renda sem sobrecarregar os gastos públicos.



Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog