Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sábado, 15 de junho de 2019

ECOPARC RIO CAMAÇARI - Projeto é apresentado na SDE/SUDIC.

Nova reunião acontece com técnicos da SDE/SUDIC e SETUR no CAB

15 jun 2019 19:50H

VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista
(71) 99168-5797


 

Na sexta-feira 03 de maio de 2019, membros da equipe do ECOPARC RIO CAMAÇARI juntamente com liderança cultural do povoado de Parafuso reuniram-se com representantes da Secretária de Desenvolvimento Econômico-SDE/SUDIC no Centro Administrativo da Bahia-CAB,  para tratar da viabilidade da implantação do parque da cidade.


Esta reunião foi provocada através da Secretária de Turismo da Bahia-SETUR estando presente técnicos das duas secretarias. Sendo:

VALDIR BARRETO RIOS/ Eng. Ambiental – ECOPARC
VÂNIA CÁSSIA S. DE OLIVEIRA/Psicóloga – ECOPARC
ANA  PAULA SOUZA – Rep. Comunidade Parafuso
ELIZA REQUIÃO – Coordenadora de atração de Empreendimentos da Diretoria de Atração de Investimentos da SDE;
PAULO AFONSO DA SILVA – Coordenador da Diretoria de Gestão Patrimonial da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – SUDIC/SDE;
LINA MENDOÇA – Coordenadora de Área da Região Metropolitana da Diretoria de Gestão Patrimonial – SUDIC/SDE;
WILLIAM PICKETT – Técnico da Área de Investimentos – DPT/SUINVEST/SETUR
CIDA REIS – Assessora Técnica DPT/SUINVEST/SETUR.

A reunião teve como objetivo apresentar o projeto para a SDE/SUDIC afim de que esta secretária se engaje para tramites administrativo da esfera estadual juntamente com a SETUR de modo tornar possível se concretizar o referido projeto.

Foi explanada e dirimida as dúvidas dos técnicos presentes e realizado um cronograma mínimo de trabalho.

A SUDIC/SDE através do técnico Paulo Afonso, ficou de disponibilizar o mapa de toda poligonal do ECOPARC RIO CAMAÇARI pertencente ao estado, a qual acredita está compreendida o cinturão do polo e áreas de lagoas onde nasce o Rio Camaçari.

De posse destes mapas a equipe do ECOPARC deve se reunir na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA para que seja apresentado e aprovado o Projeto de Lei – PL para criação do ECOPARC RIO CAMAÇARI.

Em julho deve ser criado um Grupo de Trabalho formado por representantes da Câmara de Vereadores de Camaçari, CDL, sindicatos, COFIC, ACEC, Representantes de Receptivo Turístico da Bahia, representantes da Secretaria de Turismo e da Secretária de Desenvolvimento Econômico do município como também do estado, além de entidades representativas.

O ECOPARC, é um projeto de inciativa popular, idealizado por voluntários devendo ser implantado no Morro da Manteiga e área adjacentes.

A poligonal da área referente ao parque da cidade está sob domínio do Município e Estado.

A parte do morro estimada em 720.000/m² pertence ao município e as demais ao estado. No alto do morro existe a estação de tratamento de água da EMBASA que também é de domínio do estado, local este previsto para ser o museu das águas.



Share:

Várzea da Roça - Adote um Ipê completa 1 ano

Grupo colorir faz novo mutirão e comemora o aniversário do projeto.

15 junho 14:53hH
VALDIR RIOS
Eng Ambiental e Radialista
(71) 99168-5797



O grupo colorirvarzeadaroça, comemorou neste sábado passado (08), um ano do projeto adote um ipê.

No dia 02 de junho de 2018 o grupo deu inicio ao plantio de 286 mudas de ipê ao longo da ciclovia implantada às margens da BA 130. O plantio vai dar a cidade um aspecto paisagístico sustentável e já pode ser comemorado com as primeiras flores que surgiram antes do projeto fazer aniversário.

Foto: Givaldo

Foto: Edson Rios


O projeto foi patrocinado pela iniciativa privada em especial comerciantes, moradores de outros estados filhos da cidade, SICOOB e Sindicato de Trabalhadores(as) Rurais de Várzea da Roça-STTRVR. Houve apoio institucional da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores do Município.


Durante as comemorações houve replantio de mudas doadas pelo município, adubação, capina e outros cuidados.





Caminhar e pedalar com segurança é indispensável, por isso o grupo também recolocou placa de sinalização que estava caída realizando sua limpeza.

Os voluntários além de orações, falar sobre o projeto e avanços futuros, puderam desfrutar de um café da manha coletivo, tendo cada um deles levado algum alimento.

Ficou acertado uma reunião de planejamento para que o replantio prossiga e outros projetos possam ser dado início.

O projeto deve se expandir a outros municípios, tendo como previsão inicial ser criado um núcleo no município de Jacobina onde já existe pessoas dispostas a fazer parte do COLORIRJACOBINA.

A conscientização ambiental junto a caçadores foi um tema bastante discutido, devendo ser este um novo trabalho a ser idealizado, onde deve buscar os caçadores para de forma consciente aderir ao colorir e a forma sustentável de lidar com a natureza.

O Secretário de Educação, Milton Filho (membro do grupo), falou sobre a implantação da EDUCAÇÃO AMBIENTAL na grade curricular para 2020 e outras ações que estão sendo desenvolvido para promoção da educação nas escolas no sentido da importância ambiental.


O Colorirvarzeadaroça poderá intermediar parceria do Município com a CERB no sentido de criar a Sala Verde na Barragem do Jacuípe.

A sala Verde seria um local com viveiro de mudas e espaço para arte voltado a reciclagem de materiais (resíduos sólidos), visitação de alunos e outras atividades ambientais pertinentes.


Para fechar as comemorações o grupo foi até a praça Topografo Pedro Magalhães e plantou 4 ipês onde já foi repassado adotadores e à guardiã da praça a ex-primeira dama do município Arteilda Vilas Boas.

ACOMPANHE O REGISTRO FOTOGRÁFICO:





Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog