Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

PEDRAS ALTAS: Rio Itapicurú Mirim recebe ação do CAPIM GROSSO MAIS VERDE

Parceria entre Município de Capim Grosso e AGROVALE leva ação ambiental a Pedras Altas.



18 set 2019 22:31H
VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista
71 99168-5797

Nesta sexta-feira (13), a equipe do departamento de Meio Ambiente de Capim Grosso, estiveram junto à Secretária de Educação do Município, desenvolvendo mais uma etapa do projeto CAPIM GROSSO +VERDE.

CONHECENDO O PROJETO

Criado pelo município através do Departamento de meio Ambiente, o objetivo principal do projeto é ARBORIZAR, campo e cidade aumentando maior área verde coberta, através
de parceria público/privado.

Os objetivos específicos são:

Promover o equilíbrio na vegetação nativa;
Recuperar parte da mata ciliar do Rio Itapicuru Mirim;
Promover melhor aspecto paisagístico na cidade e povoados;
Proporcionar melhoria térmica à população;
Produzir alimentação a avifauna urbana e rural;
Restaurar habitat’s para animais silvestres;
Substituir espécies invasoras por arvores nativas da caatinga;
Melhorar Micro clima da região.

CAPIM GROSSO +VERDE NO POVOADO DE PEDRAS ALTAS

O contemplado desta vez foi o povoado de Pedras Altas, que tiveram o plantio às margens do rio e doação de arvores nativas a fazendeiros ribeirinhos.

Foram disponibilizados nesta etapa (mata ciliares), 400 mudas de plantas. Dentre estas espécies o pau ferro, angico, jatobá e paineira.

A campanha mata ciliares no Rio Itapicurú Mirim/Pedras Altas, foi reivindicação do vereador Jamber Dantas, que  através do Projeto CAPIM GROSSO +MAIS VERDE, conseguiu a liberação de 1500 mudas da AGROVALE para serem utilizado em plantio e doação no município.

O percurso, o plantio e distribuição das mudas foram feitos por alunos do Colégio Antônio Joaquim Ribeiro da rede municipal de ensino, sendo acompanhado por seu Diretor Prof. João Carlos e a coordenadora Marineuza, Adriana diretora de Meio Ambiente, Engenheiro Ambiental Valdir Rios.

Conforme relata a Diretora de meio Ambiente Adriana, este projeto busca integrar a comunidade local, a escola, empresários e todos aqueles que entendem ser a preservação do meio ambiente uma causa urgente. Para Adriana o rio volta a correr água e agora é hora de todos contribuírem com a recuperação da mata ciliar.

Os responsáveis pela escola e o Vereador Jamber, fizeram questão de relatar suas lutas para que o rio tivesse vida e voltasse a ter água correndo em seu leito, matando a sede de homens e animais que dependem dele para sua sobrevivência.

ENTENDENDO OS FATOS

O Governo do Estado da Bahia, por medida de segurança, visando garantir água para abastecimento humano das cidades fornecidas por esta barragem, fechou as comportas prejudicando principalmente os ribeirinhos a montante da barragem. Após muitas idas e vinda a Salvador a população finalmente pode ver às águas do Itapicurú banhado a terra seca do sertão.

Segundo o Vereador Jamber Dantas desde o final de 2015 que as comportas forma fechadas. Somente após a mobilização popular e ações das lideranças políticas do município, encabeçada pela Prefeita Lydia Pinheiro e o apoio dos deputados Otto Filho e Eduardo Alencar e outros agentes do Governo do Estado é que finalmente deu-se o convencimento para que fosse reaberto a comporta. No dia 20/06 as comportas foram abertas graças a Deus e a todos envolvidos, afirma Dantas.

NOVAS ETAPAS DO PROJETO

O projeto CAPIM GROSSO +VERDE, seguirá desenvolvendo plantios, limpeza de lagoas, educação ambiental nas escolas e doando mudas de plantas.
A praça Jequitibá no Planaltino também foi beneficiado com plantio de arvores nativas.

Para conhecer melhor o projeto o cidadão poderá faze-lo através de e-mail cma.pmcg@yahoo.com.br ou pessoalmente se dirigindo ao Departamento de Meio Ambiente do município.

REGISTRO FOTOGRÁFICO:





Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog