Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sábado, 11 de janeiro de 2020

Chegamos em 2020, vem aí eleições municipais, estamos preparados?

Desafios, sucessos e insucessos nas escolhas.


11 Jan 2020 20:44h
VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista

O ano de 2020, será marcado por novas eleições, desta vez o calendário aponta para a seleção dos gestores municipais.

Escolher prefeitos(as) e vereadores(as), não deverá ser visto apenas como um ato de clicar a urna eletrônica. A eleição “ é um verdadeiro ato cívico”, onde votar certo é pelo menos apontar para alguém com verdadeira aptidão para tocar o destino do município e do povo pelos próximos 4 anos.

Deve-se está atento com 3 outros fatores importantes neste ano, que ocorrerá no calor das eleições, dentre eles o Planejamento Orçamento , o Censo Populacional realizado pelo IBGE que sofrerá restrições e as matrículas escolares para 2021.

No âmbito Federal e Estadual deverá ser criadas novas leis apontando realidades econômicas e administrativas que podem interferir no próximo quadriênio, porém os 3 fatores já citados, vão ditar números e cifras que trarão resultados no primeiro ano da nova gestão, já conhecido como o mais difícil ou seja ano de arrumação de casa. Por isso, mesmo em campanha é bom se ater à estas questões, tanto futuros gestores como o cidadão comum.

O curto período eleitoral não deve permitir uma discussão técnica aprofundada a cerca dos problemas cotidianos enfrentado pelo cidadão, o conhecido PLANO DE GOVERNO, poderia ser uma forma de mensurar a capacidade do candidato, bem como áreas de atuação pretendida.

Infelizmente grande parte dos quesitos que recheiam as páginas dos Planos de Governos não passam de CTRL C, CTRL V através do Google, por isso vale a pena ficar atentos aos deslizes ou desleixos.

Em grande parte das cidades interioranas as eleições se transformam em uma espécie de clássico futebolístico, que não interessa muito o motivo, as regras do jogo, os jogadores e tão pouco o futuro dos meros torcedores (eleitores) que ao invés de ingressos, contribuem com seus votos, muitas vezes sem saber a verdadeira serventia dele.



Share:

domingo, 5 de janeiro de 2020

Socorro! Aqui tem cupim.

Cupim o lixeiro das matas, ataca em áreas urbanas.


05 Jan 2020 15:20h
VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista

Desde períodos remotos o homem lida com insetos e outras espécies que prejudicam de certo modo a sua sobrevivência, seja nos alimentos, habitação ou produção de outros bens de consumo e econômico.

A falta de controle ou o uso excessivo dos recursos naturais sem a devida preocupação no equilíbrio Ambiental, agrava a cada dia os problemas com insetos, bactérias, vírus e outros micros e nano organismos. 

Se há décadas Darwin defendia a teoria da evolução, há de observar que independente de divergências entre crenças religiosas X ciências, os seres vivos buscam se adaptarem às novas condições que lhes são impostas, torna possíveis a manutenção da sua espécie.

Nestas mudanças incluem-se hábitos alimentares, hábitats, ergonomia e costumes dentre outros.

 "CUPIM NÃO MATA PAU VERDE"

Por muito tempo ouvia-se este dito e era a realidade observada nos hábitos operários do cupim, considerado o lixeiro das matas.

A árvore que outrora tombava em um ciclo natural para transforma-se em adubo orgânico sendo fonte de energia para todo sistema da floresta deixou de existir. 

O fato é, a retirada da matas, representou também o sumiço de algumas espécies que eram inimigo natural do cupim como aves, répteis e até alguns outros insetos como aranhas e formigas.

Mostrando sua força de superação o cupim muda a forma de atuar, o raio de ação demográfica, ou seja de rasteiro a aéreo e do campo até a cidade, passando a atacar árvore com vida e de boa qualidade fitossanitário.

As reclamações são constantes de ataques desta praga em casas, prédios, livros, equipamentos eletrônicos e móveis.

O custo com detetizadoras passou a pesar no orçamento mensal das famílias. Para evitar maiores prejuízos, é necessário  recorrer a produtos químicos para aliviar temporariamente a ocorrência de ataques, já que este parece  ser um inimigo invencível.

Alguns truques podem ser encontrados na internet para lidar com a situação, porém o mais eficaz com certeza e encontrar os predadores e inserir nesta guerra se for possível.

Em áreas rurais a preservação das matas e animais como o tamanduá, codornas, sapos, cobras e outros predadores é o mais recomendável.

Em zonas urbanas é controlar os primeiros focos através de detetizadoras, manter a limpeza de quintais, manter sob vigilância livros e materiais como acoplados.

Sendo possível, pode criar galinha no quintal, atrair pássaros ofertando alimentos, não retirar sapos encontrados.

Podar e dar destino correto aos galhos e folhas realizando compostagem ou descartando através de empresa especializada é importante até no controle de outras pragas que atacam inclusive árvores e frutos.

O resto é esperar que o homem entenda a importância da meio ambiente. Assim  busque preservar o que ainda resta e passe o reflorestamento a ser algo habitual em sua vida estando intressicamente ligado a uma questão de educação.

Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog