Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sábado, 28 de janeiro de 2017

Cachorros beagle ajudam na detecção prematura de câncer

23 jan 2017 16h47 atualizado às 17h36
Disponível:https://noticias.terra.com.br/ciencia/cachorros-ajudam-na-deteccao-prematura-do-cancer-entre-bombeiros-do-texas,abb2d33efe27cc9157ad11e39e7a7c640aukmn0l.html
Um grupo de cachorros da raça beagle treinados no Canadá ajudaram na detecção prematura do câncer em vários bombeiros do Texas, informaram nesta segunda-feira fontes da organização que cuida dos cães.
"Começamos a treinar cinco cachorros para detectar câncer pelo olfato em 2010 e, no ano seguinte, passamos à fase experimental com os testes de detecção, que ainda está em curso", disse o presidente da CancerDogs, Glenn Ferguson.
Publicidade
A maioria dos cânceres descobertos pelos cachorros foram câncer de pele.
A maioria dos cânceres descobertos pelos cachorros foram câncer de pele.
Foto: iStock
Antes do envio das equipes de detecção do Canadá, os bombeiros respiram durante dez minutos com uma máscara cirúrgica especial, que fica impregnada com seu hálito.
Posteriormente, quatro cães farejam cada uma das mostras e, caso dois ou mais detectem a doença, as máscaras em questão são testadas novamente.
Se o resultado for confirmado neste segundo teste, a pessoa afetada deve enviar outra mostra e, se o resultado for positivo outra vez, o centro recomenda ao possível doente que visite um médico especialista.
"Além de serem testes muito competitivos em matéria de preço, achamos que é uma iniciativa que pode ajudar a salvar muitas vidas e por isso apostamos neles", afirma o bombeiro Kevin Fellers, do corpo de bombeiros de Fort Worth.
O departamento da cidade do norte do Texas pediu 450 equipes de detecção para seus bombeiros e familiares que quisessem se submeter aos testes, e em dez pessoas foi detectado câncer em estado prematuro.
A maioria dos cânceres descobertos pelos cachorros foram câncer de pele.
"Os bombeiros têm taxas de câncer mais elevadas que a população geral, já que se expõem diariamente a produtos químicos por causa das chamas e da fumaça dos incêndios", acrescentou Ferguson.
O presidente da CancerDogs também destacou a atitude proativa dos corpos de bombeiros, que tentam proteger seus membros de possíveis doenças graves.
Além de Fort Worth, outros 30 corpos de bombeiros participaram do projeto, como Dallas, Denton, Arlington e San Marcos, enquanto os bombeiros de San Antonio atualmente esperam os resultados de seus testes.
Embora o Texas seja o estado onde o programa está tendo melhor adesão, a prática já foi utilizada também nos estados da Geórgia, Illinois, Massachusetts e Califórnia, enquanto Wisconsin e Colorado aguardam a aprovação de outros projetos.
Share:

Veja as primeiras imagens dos corais da Amazônia


Imagens deste bioma único em todo o mundo foram feitas por pesquisador da Paraíba em parceria com o Greenpeace

Portal Amazônia, com informações do Greenpeace


Imagens do recife na foz do rio Amazonas e no fundo do oceano Atlântico. Foto: Divulgação/Greenpeace


“Estou me sentindo como alguém que volta de outro planeta”, disse o professor Ronaldo Francini Filho, da Universidade Federal da Paraíba, logo após voltar à tona, sem esconder a emoção. Ele foi o primeiro cientista a mergulhar com o submarino para ver os recifes de corais da Amazônia. Junto dele estava o piloto John Hocevar, diretor da Campanha de Oceanos do Greenpeace USA.

Juntos, o pesquisador e o piloto trouxeram à superfície as primeiras imagens do até então desconhecido recife de corais no Oceano Atlântico, próximo a foz do Rio Amazonas. As imagens, feitas a 220 metros de profundidade, trazem a tona uma resposta: Além de ser um rico ecossistema, os corais da Amazônia servem de local de acasalamento de espécies importantes para economia de pescado da região.

Segundo o relatos do pesquisador nessa profundidade foi possível encontrar um grande paredão de carbonato de cálcio com uma série de espécies como o cardume de atum e o cioba, uma espécie muito importante para a economia da região do Amapá, altamente dependente da pesca. O cioba está ameaçado de extinção.

 
 
Estruturas de carbonato no fundo do mar. Foto: Divulgação/Greenpeace
 
Esses peixes usam os recifes como locais de reprodução. Ali também estavam peixes herbívoros, comprovando a presença de algas mesmo onde chega pouca luz do sol. O mais surpreendente para Ronaldo, no entanto, foi ver alguns peixes-borboletas. Segundo ele, podem ser de uma nova espécie. “Espécies deste peixe têm sido descobertas frequentemente em áreas de águas profundas. E é emblemático vê-los aqui também”, afirma.

A expedição anterior realizada em 2014, havia utilizado redes para coletar exemplares. Desta vez, com apoio do Greenpeace os pesquisadores puderam fazer a primeira observação desse novo bioma embaixo d'água. Isso faz toda a diferença, ao permitir entender mais sobre esse universo que já está ameaçado.

   
O pesquisador Ronaldo Francini e o piloto John Hocevar no submarino. Foto: Divulgação/Greenpeace
 
Defesa dos Corais

A Bacia da Foz do Rio Amazonas é justamente a próxima fronteira de exploração petrolífera no mar brasileiro. As empresas Total e a BP pretende perfurar o território para conhecer as reservas do petróleo. A apenas 8 quilômetros do recife está um dos pontos que a Total quer explorar. Os processos de licenciamento ambiental estão em andamento.

O Greenpeace está fazendo uma campanha chamada defenda os corais da Amazônia, que busca coletar assinaturas e impedir que as duas empresas fazem perfurações que possam ameaçar o bioma. Para participar da petição é só acessar o página do Greenpeace.

 

Share:

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Consórcios territoriais e os novos gestores, terão muito mais com que se preocupar.



Meio Ambiente. Prefeitos e população, devem se preparar pra tempos difíceis, caso não se tenha ações preventivas para minimizar os impactos.

27 JAN 2017  16:42h
Valdir Rios
 

Um pouco mais além do que tratar das questões do âmbito administrativas, como uso comum de equipamentos, maquinários, decidirem sobre convênios ou investimentos de interesse coletivo, os consórcios Municipais e os gestores, deverão exercer um novo papel passando a ter um marco para as gestões que a pouco começaram, seja criar uma aliança de compromisso com as questões ambientais, bem como implantar as ações, já que por proximidade geográfica acaba vivenciando realidades comuns.

Não é necessário ser um expert no assunto pra saber, que os grandes conflitos que a humanidade terá de enfrentar, está relacionado ao meio ambiente, principalmente a crise  hídrica e consequentemente o abastecimento de água potavél, que deverá se acentuar ainda mais, devida às questões climáticas e falta de uma gestão sustentável nas políticas de saneamento básico que não saem do papel.

A Água

O ideal é haver abastecimento humano com  água potável de qualidade, porém a preocupação atual, está mais pra garantir o acesso, mesmo sem a tão desejada qualidade.  Tem sido constante o registro de reclamações da população dos municípios de Várzea da Roça, Capela, Pintadas, Mairi e outros mais da bacia do Jacuipe que ficam períodos sem água e outras vezes a concessionária de água libera nas torneiras um produto impróprio e pode ser observado tanto pela cor como o forte odor que a mesma exala. 

Rio Jacuipe - Riachão do Jacuipe, Bahia.
Dentre os mais variados problemas que os prefeitos terão que enfrentar coletivamente é possível citar:

  • Escassez de água, por períodos mais prolongados das secas e contaminações devido fatores antrópicos que deve prejudicar a alimentação humana e animal;
  • O controle do uso de agrotóxicos, que tem contribuído consideravelmente para o aumento de numero de casos de câncer na região de áreas irrigadas;
  • A proibição ou regulação  do uso de herbicidas que contaminam o solo e os corpos hídricos e matam além de peixes,  os micro organismos que dão vida a terra,  acelerando ainda mais a desertificação;
  • O combate a desertificação, que tem avançado na grande maioria dos municípios;
  • O controle na urbanização das áreas rurais. As áreas produtivas como fazendas e pequenas propriedades rurais, estão virando loteamentos para uso recreativo de final de semana, fazendo com que a terra perca sua função socioambiental;
  • Monitoramento e garantia da preservação dos corpos hídricos (lagoas, rios, nascentes, riachos, etc) que devido a carga orgânica resultante principalmente de águas residuais, tem sido constante ameaça para as barragens que abastecem às cidades ;
  • Elaboração dos Planos Municipais de Saneamento - PMSB, para os municípios que não aprovaram e elaboração dos projetos previstos para captação de recursos e execução das obras; 
  • A implantação da Educação Ambiental, precisa ser visto pelos gestores como uma das principais ferramentas  para que se obtenha resultados nos demais serviços. Jogará dinheiro no ralo aquele prefeito que gastar dinheiro público, sem primeiro se preocupar com este item;
  • Promover a gestão sustentável dos resíduos sólidos (lixo), gerado no município observando a política ambiental dos  5 R's;
  • O encerramento dos lixões e construção de aterro sanitário integrado;
  • Implantação da Coleta seletiva e demais processos ideais a reciclagem, de modo atender o PNRS;
  • O controle de doenças relacionadas a falta de saneamento básico;
  • Minimização dos efeitos das altas temperaturas, que impactarão nos custos da saúde pública;
  • Ataques de abelhas e queda de raios (relâmpagos). Desenvolvimento de campanhas educativas e preventivas em rádios e outros meios de comunicação de como as pessoas  protegeram  a si e  seus animais, já que a previsão é alta pra este tipo de ocorrências;
Como na natureza os acontecimentos são cíclicos se repetindo de tempos em tempos, algumas precauções devem ser tomadas a respeito de vendavais, chuvas de granizo, alagamentos e desmoronamento ( devido maior quantidade de chuva em um curto tempo estes fatores devem aumentar) e até pequenos tremores de terra .

Os gestores devem está preparados com a Defesa Civil, brigadas ou outro meio, para antecipar ações e medidas que possa reduzir os danos, já que algumas são inevitáveis, entretanto conhecidas.

Os consórcios públicos, são formas colegiadas de buscar realizar ações conjuntas, reduzindo custos, otimizando o tempo permitindo aos parceiros o uso de equipamentos, facilitando o acesso a benefícios, para melhor obtenção de resultados e assim superar dificuldades para uma melhor qualidade de vida aos munícipes.

A tecnologia, os conhecimentos e medidas de precaução permitem evitar perda de vidas e patrimônio. Assim, nos dias atuais já não convém ao gestor público recorrer de lamentações ou atribuir irresponsabilidades a São Pedro,  "o planejamento é primordial e indispensável".

 

 


 



VALDIR BARRETO RIOS
Eng. Ambiental e Radialista
vbrambiental@yahoo.com.br  ZAP  71 99168 7597

Matéria sugerida :

Nordeste terá pior seca dos últimos 100 anos



:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 
Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog