Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

domingo, 8 de janeiro de 2017

Equidade x Igualdade: Esclarecendo conceitos



Gislenny Benevides – Psicóloga e Neuropsicóloga, especializada em Docência do Ensino Superior e Pós Graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental.

Contatos: (71) 9.9263-9987 ou 9.8872-3602
E-mail: gisanazza@hotmail.com Facebook: Psicóloga Gislenny Benevides.

Endereço Comercial: Clinica Vidha Linus - Avenida Radial B, n° 121, 1° andar – Bairro: Alto da Cruz- Camaçari – BA. 



08 Jan  2017  19:31h


Será que um dia vamos vivenciar o avanço de uma ciência, que possibilitará aos homens (sexo masculino) menstruarem, engravidarem e amamentarem seus filhos?  Ainda não sabemos e também não descartamos qualquer possibilidade ainda que essa seja um tanto quanto visionaria do ponto de vista ortodoxo, pois a ciência vive em constante evolução. O fato é que tal realidade utópica, hoje, ainda não é possível.
Esse contexto nos inquieta a pensar, que falar de igualdade de forma isolada, nos parece, já não dá conta de responder as demandas sociais, sobretudo as de gênero, existentes na atual sociedade, uma vez que o termo igualdade não pode abranger todos os aspectos físicos e psicossociais em sua plenitude mais ampla. É primordial enfatizar que os conceitos de igualdade e equidade de gênero não são sinônimos, apesar de terem significado semelhantes.
Outro dia me surpreendi pensando a respeito de uma frase, a qual a meu ver foi proferida em um tom irônico e preconceituoso, a qual fui obrigada ouvir essa semana. Devo confessar que, essa me causou certa indignação, pois foi perceptível a ignorância implícita no contexto, o qual ela foi produzida.
"Vocês mulheres, não querem tanto ter diretos iguais?!" Apesar do desconforto, essa frase me tomou em uma reflexão profunda, acerca do real conceito de Equidade e Igualdade de gênero.
Parece-me que estamos vivendo em um tempo, em que a idéia de igualdade se confunde com a falta de noção do real sentido de direitos e deveres. Assim o conceito de equidade, se perde em um cenário histórico social, que contraditoriamente, segue na contramão dos pressupostos básicos da evolução humana.
O que por sua vez, parece alimentar um machismo "encubado" em nossa sociedade. Ou seria simplesmente, uma espécie de fuga estratégica de responsabilidades igualitárias? Desculpem. Pegue-me pensando alto... rsrsrsr. Continuando, vamos ao conceito literário de igualdade e equidade.
A igualdade de gênero refere-se à perspectiva de que, tanto mulheres como homens, são livres para desempenhar as suas capacidades pessoais e tomar decisões sem as limitações exigidas por rótulos. No entanto, igualdade de gênero não significa que as mulheres e homens são idênticos, mas que os seus direitos, responsabilidades e oportunidades não são influenciadas pelo fato de terem nascido com sexos distintos.
A equidade está relacionada à construção de estratégias que promovam os mesmos resultados para todos, ou seja, as intervenções necessárias para que sejam reduzidas as desigualdades nas relações de gênero, de modo a ser reconhecido e admitido de uma vez por todas que existem diversas diferenças no papel de homens e mulheres nas famílias, nas organizações sociais e nas relações de trabalho, por exemplo.
A equidade entre gêneros significa que homens e mulheres devem ser tratados de forma justa, conforme suas respectivas particularidades humanas e sociais. O tratamento com base na equidade deve considerar valorizar e favorecer de maneira equivalente os direitos, benefícios, obrigações e oportunidades entre homens e mulheres.
A equidade de gênero seria, portanto, uma melhor aplicação do que entendemos por igualdade, compreendendo as variáveis: classe, etnia, idades, características físicas, psíquicas e por que não, sociais? O fato é que, esses conceitos não devem ser distorcidos ou confundidos, pois não se trata de uma simples confusão de definições. Mas de implicações, que podem alterar significativamente a visão sobre valores e fundamentos primordiais, na construção da personalidade e subjetividade humana.

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Nenhum texto alternativo automático disponível.

Share:

18 comentários:

  1. Realmente. Tudo deveria começar com homens e mulheres se tratando de forma justa independente de suas idiossincrasias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, seu comentário será encaminhado a profissional.

      Excluir
  2. Excelente texto, aborda de forma dinâmica um assunto polêmico mas que está inserindo no nosso cotidiano que é de suma importância.Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, seu comentário será encaminhado a profissional.

      Excluir
  3. Parabéns pela publicação. Polêmico e que irá fazer muita gente refletir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, seu comentário será encaminhado a profissional.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigado, seu comentário será encaminhado a profissional.

      Excluir
  5. Muito interessante o texto, pois você faz uma crítica acerca da igualdade dos direitos, tendo em vista a disparidade dos gêneros. Gostaria de ressaltar que desde outrora a mulher sofre diante dos seus direitos que em alguns períodos da história eram desprovidos e até hoje tem algumas nuances que permanecem ainda limitadas.Parabéns pelo texto! Este instigou um incentivo na luta pela igualdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, seu comentário será encaminhado a profissional.

      Excluir
  6. Agradeço a todos os comentários, curtidas e visualizações. Fico feliz em saber que um artigo com tema tão importante pode de alguma maneira auxiliar ao leitor na ampliação da perspectiva e análise crítica sobre essa temática. A leitura é um elemento que de fato tem esse poder, por que quebra paradigmas, constrói sonhos, incentiva o pensamento crítico e nos ajuda a sermos melhores que nós mesmos todos os dias.

    Aqui deixo o meu, MUITO OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  7. realmente todos deveriam se respeitar de forma justa.sem preconceitos e com igualdades a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a humanidade se respeitasse o mundo não teria tanta desigualdade,tanta indiferença pois é a indiferença que causa tantos crimes,tantos problemas na sociedade e para a sociedade, podíamos todos viver de igual modos.

      Excluir
  8. Verdade..
    Igualdade não é só tratar todos iguais..
    Mas é possibilitar maneiras várias que o outro possa a interagir,aprender,comunicar,usufruir do meio.

    ResponderExcluir
  9. Para se tratar com igualdade deve-se observar as características de cada pessoa, sendo relacionado à alguma deficiência ou sexualidade, para que ela seja incluida e respeitada na sociedade de forma normal

    ResponderExcluir
  10. A igualdade na atualidade vem envoluindo, mas ainda enfrenta um serie de dificuldades, é preciso conscientizar às pessoas que a as diferenças físicas, sexuais de cada pessoa nao á torna um ser inferior aos outros, cada pessoa possui suas peculiaridades e devemos repeita-las

    ResponderExcluir
  11. Com base nos dias atuais é com a evolução que o mundo tá essa série de dificuldades já não era pra existir mais,pois as pessoas estão mais capacitadas,mais evoluídas,deveria existir o respeito em todas as áreas da sociedade deixando as indiferença de lado.

    ResponderExcluir
  12. No mundo atual o preconceito,a discriminação é inaceitável pois essa geração é uma geração estudada,capacitada,não nessecita de um sentimento tão ruim como é o preconceito.Como isso não vem de hoje o que nos resta fazer é conscientizar o máximo que podermos,começando dentro dos nossos lares,na sociedade e no convívio escolar.

    ResponderExcluir

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog