Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

domingo, 6 de outubro de 2019

Camaçari: Povoado de Parafuso. Patrimônio material e imaterial esquecido ao tempo.

ColorirCidade realiza seu Ecofotografia em PARAFUSO.


 

06 out 2019

VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista
71 99168-5797


O ColorirCidade – Camaçari, esteve neste domingo (06), realizando uma visita no Povoado de Parafuso que fica a 8 Km aproximado da sede do município Camaçari.

O grupo é formado por amigos e pessoas que vão se integrando e como voluntários buscam transformar com pequenas ações a forma em que as pessoas se harmonizam com seu espaço, seja rua, praça, escola, povoado e demais espaços de convivência coletiva. Veja matéria do repórter Alex: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10212063463501563&id=1823685492

A ação deste final de semana teve como propósito apresentar para própria população de Camaçari e região metropolitano o quanto o Povoado de Parafuso possui de atrativos a ser explorado.

A Igreja da praça, a velha estação, o pequeno mercado a própria pracinha da estação mesmo que precisando de reformas, possui uma sedução às lentes das câmaras fotográficas ou celulares que a cada click leva o visitante a querer adentrar na história, cultura e no próprio patrimônio que por vez encontra-se fechados ou em péssimo estado de conservação e abandono como o mercado e a estação.


A velha estação apesar de não está apta a receber turistas devido a sua estrutura oferecer riscos de acidente, não deixa mesmo assim, de transportar o visitante ao tempo de ouro onde o apito da locomotiva era escutado ao longe e com daí a certeza que vinha o progresso, o desenvolvimento e melhoria econômica do município e população.

O descarrilhamento de um vagão que transportava pinos parecidos com parafusos para fixação de trilhos originou o nome de umas das mais tradicionais localidades de Camaçari, Parafuso. A história é preservada pela cultura da oralidade, ou seja, é passada de geração em geração pelos moradores locais. UPB (2015).

A prainha é um local onde o Rio Joanes criou uma linda paisagem, onde pescadores retiram e alguns poucos barraqueiros retiram seu sustento.


O local carece de melhorias e algumas intervenções de infraestrutura. Calçadas, banheiros públicos, além de serviços essenciais como limpeza pública, coleta de resíduos sólidos, implantação de lixeiras e processo de educação ambiental aos envolvidos trariam grandes benefícios a quem vive da atividade local.

A verdade é de que o atrativo da prainha é maior ao horizonte, onde os olhos não veem detalhes.
A baronesa, as águas turvas com tom de efluente sanitário, lixo às margens do lago, o estado de conservação, estilo e volume alto do som nas barracas, são itens negativos.

Segundo o Engenheiro Ambiental Gerson Iran é possível através de pequenas ações desenvolver um turismo sustentável. Veja sua fala:


As arvores com suas sombras, as canoas a espera do pescador e o colorido das flores se esforçam no intuito de tornar aquele ambiente em um espaço agradável, para que a frequência de pessoas seja mantida.

“Antes da foto, o lixo”.

Em sua caminhada o grupo ainda retirou lixo da praça, reforçando uma campanha quem buscam massificar o lema: ANTES DA FOTO, O LIXO. A ideia é de que o turista antes de fazer foto já deve está preocupado com o destino final do lixo que foi produzido.

A jornada a seguir, deverá acontecer no final de semana vindouro e terão como homenageadas Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil e Irmã Dulce que estará sendo canonizada no domingo próximo.

Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog