Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sábado, 27 de julho de 2019

Várzea da Roça- Produzir alimentos saudáveis livre de agrotóxicos. O desafio a ser enfrentado pelos irrigantes.


De olho no mercado consumidor, produtores buscam  alternativas sustentáveis.

27 jul 2019 11:55H
VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista
(71) 99168-5797

 

No domingo passado (20), um grupo de irrigantes receberam o Agrônomo Sr. Claudio representante da empresa JCO que veio da cidade de Morro do Chapéu trazendo esperança para os incansáveis produtores.  

A finalidade da vinda do profissional foi apresentar um produto biológico a base de fungos e bactérias para ser utilizado pelo irrigantes em suas lavouras no combate a pragas e doenças.

Produzir alimentos de qualidade sem reduzir produção e rentabilidade é o desafio para quem quer produzir  livre de agrotóxicos. Uma tarefa ainda muito difícil diante da falta de estimulo dos governantes por defensivos naturais, as pragas mais resistentes e falta de conhecimentos técnico especializado para lidar com cada forma de doença ou os agentes que provocam dano a saúde das plantas e frutos.

A busca por alternativas sustentáveis tem sido uma constante, afirma Albino Santos irrigante e presidente da Associação dos Produtores de Goiaba do Projeto Jacuípe, que esteve presente na explanação do agrônomo e, em campo durante à aplicação do produto.

A PRODUÇÃO 

O perímetro irrigado além de goiaba produz manga, banana, maracujá e algumas outras poucas variedades e há um consenso que o combate às doenças ainda é a maior das dificuldades, pois estes fatores além de causar prejuízo na produção e na rentabilidade, às vezes é necessário um maior uso de defensivo agrícolas químico (termo utilizado entre eles), um caminho que eles mesmo afirmam está substituindo por outras alternativas que ajudam a prevenir e combater doenças como a realização de limpeza e correção do solo,  podas, consorciação de culturas e rodizio periódico de plantio nas áreas.

 

AS PRAGAS E DOENÇAS


O gorgulho da goiaba (Conotrachelus psidii Marshal), um besouro bem conhecido pelos produtores causa defeito no fruto e estando alojado na parte interna da goiaba, pode causar dano a saúde humana, além deste inseto várias outras pragas podem atacar o plantio.

O PRODUTO A BASE DE FUNGOS E BACTÉRIAS


A iniciativa dos testes com este produto foi do radialista João Almeida, um entusiasta que aliado a outras atuações profissionais buscou a de irrigante por  ser ao mesmo tempo trabalho e Hobby, diz Almeida.

"Estamos copiando a natureza e usando a cura através dela. Contra as pragas utilizamos os fungos e bactérias, porém como que uma overdose, devido sua função no combate a doenças". (Agrônomo Celso).



INFORMAÇÕES DO FABRICANTE

Nome: TRICHOPLUS
Função: Promotor de crescimento
Ingrediente ativo: conídios, hifas e clamidósporos do fungo Trichoderma asperellum
Linhagem: UFT 201 (Exclusiva JCO FERTILIZANTES)
Formulação: Sólida
Cultura Indicada: Soja
Aplicação: via solo

A APLICAÇÃO DO PRODUTO

A aplicação do produto ocorreu de forma simples. Após a mistura de todos componentes mais adição de melaço de cana em um balde, foi feita a inserção do liquido no próprio sistema de irrigação através de um pequeno motor bomba que através dos aspersores fez aplicação junto a própria molha de forma habitual.

O PERÍMETRO IRRIGADO COMO VETOR ECONÔMICO SOCIAL

O perímetro irrigado de Várzea da Roça atua com 30% da sua capacidade e gera diretamente 350 empregos e indiretamente uma média de 900 empregos (dados da associação de irrigantes 2019), espera-se um maior volume na produção, aumento na geração de emprego e renda com o projeto de revitalização que esta para ser assinado ainda neste semestre.

O convênio de revitalização é uma parceria do Governo do estado da Bahia com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BIRD, e prevê investir um valor de aproximado de 2 milhões sendo na primeira etapa  uma cifra de 800 mil reais para ser investido em equipamentos. Segundo Danilo Sales liderança politica que está junto aos associados e o Deputado Federal Daniel Almeida na luta pra que este convenio se concretize dentre em breve ocorre a etapa final pra que os recursos sejam disponibilizados.


Após a assinatura deste convênio os produtores devem prosseguir as conversas com a Empresa HADA, uma fabricante de goiabada e similares, instalada na cidade de Arapiraca- AL que por intermédio do grupo ColorirVarzeadaRoça, visitou o projeto de Irrigação e a sede da cidade no início do ano para averiguar a viabilidade de uma unidade de produção ou entreposto da fabrica.

O contato do empresário proprietário da marca HADA, também já foi repassado ao Vice-governador e Secretário da SDE, para que este, no momento oportuno mantenha o diálogo Estado/Empresário, afim de otimizar e criar condições para que ocorra a implantação da filial da fábrica no município de Várzea da Roça.

O DESAFIO DE PRODUZIR ALIMENTOS DE QUALIDADE E SAUDÁVEIS


Produzir alimentos saudáveis, sem presença de agrotóxicos é um caminho a ser seguido por todos irrigantes, porém é necessário contar com apoio do município no sentido criar parcerias principalmente no quesito técnico. 

Durante as atividades os produtores aproveitaram pra trocar experiencias e conhecer a forma peculiar como cada um cuida de  sua roça.


O APOIO DO PODER PÚBLICO

A irrigação é o motor da economia regional e do município. Neste momento de independência do perímetro cabe ao poder público manter proximidade entendendo que os recursos aplicados neste campo não são gasto mas investimentos que retornam aos munícipes em forma de emprego, renda com maior movimentação na feira e no comercio local que por outro lado gera impostos, ou seja, maior  arrecadação e caixa para os cofres público.
Outros planos e ações devem ser desenvolvidos para que a irrigação tenha vida longa:
1. Transferir produtores da margem do lago do Rio Jacuípe para o perímetro irrigado;
2. Plano de Gestão do Uso Sustentável da Água;
3. Cria novos reservatórios em  lagoas, barramentos em riachos, açudes etc, para atender demandas emergências e melhor equilibrar consumo/oferta;
4. Criar um Comitê Integrado de gestão para a Barragem do Jacuípe (monitorar, fiscalizar e propor ações).
____________________________________________________________________________-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PUBLICIDADE


Share:

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Artista troca Salvador por Arembepe que passa ser sua fonte de inspiração.


 Arte e artista, formas de manter viva a história.

26 jul 2019 21:10H
VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista


Nesta quinta-feira (25), o final de tarde foi para conhecer a arte e o artista Nilson Carvalho que há 17 anos escolheu Arembepe como refúgio e fonte de inspiração.

Em um condomínio rodeado de arvores frondosas e um harmonioso coral de pássaros, o pincel e a tela são dominados por uma concentração que permite o artista recriar cenários ou repassar da foto para a tela. 


Algumas paisagens são de bairros e cidades a exemplo de Ponta de Humaitá e do Senhor do Bonfim em Salvador, dos tempos que o bondinho ainda era tido como meio de transporte.



CONHECENDO O ARTISTA

O pintor Nilson C. Carvalho nasceu no Bairro do Uruguai em Salvador no ano de 1961.
Há quase duas décadas, reside em Arembepe onde tem seu ateliê e um projeto denominado “artes para todas as idades”. Este projeto é desenvolvido em seu ateliê e comunidades da circunvizinhança.

É compensador viver levando nosso dom e poder compartilhar para pessoas que vive em localidades sem ter acesso ou mesmo condições de pagar um curso ou ir a exposições, afirma Carvalho.

AS DIFICULDADES


O artista conta que desde jovem sua paixão por artes já era visível. Começou com artesanato, mas parou por um tempo e para sobreviver trabalhou em outras atividades e formou-se em administração.

“O município de Camaçari poderia criar   um espaço público permanente de exposição para os artistas da terra, seria a melhor forma de reconhecer e apoiar nosso trabalho”.
                                                                                                                Nilson carvalho (2019).


Sempre desejando mostrar o seu trabalho para que outros jovens pudessem tê-lo como exemplo, de forma planejada, ele retoma a pintura e de como profissional prova que apesar de todas as dificuldades é possível viver da arte.

ACERVO “COSTA DE CAMAÇARI”

São 20  pinturas que fazem parte do acervo “Costa de Camaçari" sendo uma das obras que o notabilizou como um dos maiores nomes da Renascença na Bahia.


Nestas telas especificamente, é retratada a Orla de Camaçari principalmente as praias e a Vila de Arembepe, com destaque para a igreja, que na ultima semana sofreu com ação dos ventos e das ondas forte, que  trouxeram medo assustando a população.

“Arembepe é mais que uma Vila, é minha fonte de inspiração”.
                                                                                                         Nilson Carvalho (2019).

A HOMENAGEM A SANTA DA BAHIA

No ano em que o Vaticano transforma Irmã Dulce na Santa Brasileira, Nilson Carvalho está eternizando a sua imagem.  A tela ainda está na fase inicial da pintura (o que ele prefere chamar de estudo), ou seja preparação da tela, parte em que reconhece os melhores tons a ser aplicado no rosto e vestuário.

A pintura logo que concluída será doado às obras assistenciais de Irmã Dulce em agradecimento aos serviços prestados pelo Hospital Irmã Dulce a toda a Bahia e  em especial a seus familiares.

PINTURAS ABSTRATAS E HISTÓRICAS




A arte e a história são complexas, porém se completam quando o desejo está envolto na ideia de manter vivo os elementos construídos ou vividos por uma comunidade para serem repassadas às futuras gerações.

“Buscamos retratar cenários, momentos ou até pensamento que de alguma forma o artista encontra um meio de jogar na tela com seus tracejados”.
                                                                                                     NILSON CARVALHO (2019)

A AGENDA

A pintura de Nilson já pode ser vista em exposições realizada na Bahia, porém sua arte está presente em vários estados, adquiridos por turistas e pessoas visitaram a Vila e gostando  da arte, levaram um pedaço de Arembepe para suas casas ou empresas.

Para o mês de agosto há previsão de expor nas cidades de Cardeal da Silva e Camaçari - Casa do Poeta.

Para conhecer ou adquirir alguma obra do artista é só fazer agendamento.

FAZENDO CONTATO

Artista:
NILSON CARVALHO
Telefones:
whatsapp (71) 8682-7199 (71) 99938-6430 telefone
Redes sociais:
Instagram. Nilson_artesao

 REGISTRO FOTOGRÁFICO:
1. Acervo "Costa de Camaçari".

 2. Salvador


3. Abstratas, humana e objetos



Share:

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Energias renováveis - Evoluir e produzir com menores impactos.


Desafios e um longo caminho para soluções energéticas.


25 jul 2019

VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista
(71) 99168-5796


O Brasil assim como o mundo busca novas alternativas para geração de energias principalmente aquelas consideradas de fontes renováveis.

Ganha destaque a energia eólica (energia dos ventos) que tem crescido muito a produção no Nordeste com implantação de parque eólicos como também a energia solar que invade os telhados das empresas e residências avançando  o sertão, dando novos aspectos à aquelas paisagens secas com implantação de parques solar como ocorreu em Tabocas do Brejo Velho na Bahia.



INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIAS – MME (2018)

As fontes renováveis seguem com ampla participação na matriz de capacidade instalada de geração de energia elétrica e na produção verificada no País. Em junho, elas representaram 81,9% da capacidade instalada de geração de energia elétrica e 87,8% da produção total verificada no País. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, e em termos de capacidade instalada, essas fontes cresceram 7.401 MW, sendo 3.450 MW de geração hidráulica, 2.219 MW de eólica, 1.365 MW de fonte solar, 524 MW de biomassa, e com redução das fontes térmicas a combustíveis fósseis. As informações são do Boletim de Monitoramento do Sistema Elétrico, divulgado mensalmente pelo Ministério de Minas e Energia.


CONHECENDO ALGUNS MODELOS
Energia solar
A energia solar é um dos modelos que recebe maiores investimentos sendo uma alternativa importante para o Nordeste que possui estações definidas e sol brilhando praticamente o ano inteiro.
Neste sistema a energia é gerada através da radiação solar que é captada por placas fotovoltaicas sendo convertida em energia elétrica ou térmica a exemplo de alguns aquecedores. Os impactos são menores quando o local para instalação dos painéis ocorre no próprio telhado de residências ou empresas sem a necessidade de segregar vegetação ou alterar o meio ambiente de alguma outra forma impactante.
Energia eólica
A energia eólica coloca o Brasil entre os dez países com atrativos importantes com destaque para o nordeste devido a costa, terrenos com menor valor financeiro e a velocidade dos ventos.
Para sua implantação seus custos são elevados, ficando para empresas do setor esta fatia do mercado que tem contado com politicas públicas voltado a criação de parques eólicos. Na Bahia, foram criadas empresas para produção e montagem destes equipamentos (Camaçari e Jacobina) e a chapada diamantina como o Vale do São Francisco ganham torres para geração de energia.
Uma grande variedade de tecnologias está sendo disponibilizada ao mercado, ou ainda em sendo base de estudos ou experimentos em faculdades e empresas que atuam no ramo. Vale muito conhecer o que há de novo em energias renováveis.
Os impactos Negativos
Entre os principais impactos socioambientais negativos das usinas eólicas destacam-se os sonoros e os visuais. Os impactos sonoros são devidos ao ruído dos rotores e variam de acordo com as especificações dos equipamentos (ARAÚJO, 1996). Segundo o autor, as turbinas de múltiplas pás são menos eficientes e mais barulhentas que os aerogeradores de hélices de alta velocidade. A fim de evitar transtornos à população vizinha, o nível de ruído das turbinas deve atender às normas e padrões estabelecidos pela legislação vigente. ANAEEL (2003).
NOVOS INVESTIMENTOS

Apesar dos avanços tecnológicos e dos investimentos já realizados, há ainda uma fatia grande do mercado a ser conquistado. Existe vários modelos que podem ser obtidos como solução energética a partir da melhor escolha, o que pode ser indicada através de estudos e projetos necessários para ser implantado um sistema gerador.

FINANCIAMENTOS

A energia solar é o modelo mais utilizado e bastante indicado para grande, médio e pequenos consumidores desde industrias, comércios ou residências.
Na Bahia além de bancos particulares como SANTANDER, públicos como BANCO DO NORDESTE DO BRASIL e BNDS, existe ainda financiamentos pela Agência de Fomento do Governo do Estado da Bahia DESENBAHIA.

Alguns bancos públicos e a agencia de fomento DESENBAHIA, oferecem linhas de credito do FUNDO CLIMA, com taxas e carência bastante atrativas pra quem quer começar a produzir sua própria energia.

PUBLICIDADE
________________________________________________________________________________--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



















Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog