ColorirCidade e Associação de Catadores realizam mutirão no Monte da Santa Cruz
Texto: Professora - NELBA TRINDADE
Contribuições: DEBORA, VALDIR RIOS, ...
Fotos: AMAURY, NELBA e GILENO
Na manhã deste domingo (06), voluntários do ColorirCidade - Mairi, foram até o Monte da Santa Cruz para coletar resíduos sólidos deixados lá, por alguns visitantes e realizar plantio de mudas.
Vislumbrando a nova proposta da ONU de trazer o conceito de
recuperar o meio ambiente, também foram plantadas mudas de árvores nativas,
como algo simbólico da nossa luta pela preservação ambiental.
Profª NELBA.
A ação se deu em comemoração à semana do meio ambiente que tem seu ápice no dia Mundial do Meio Ambiente (05/06).
A coleta dos resíduos sólidos (lixo), aconteceu durante a caminhada, seguindo toda escadaria até a parte mais alta onde fica a capela, (utilizada costumeiramente por religiosos e visitantes em suas peregrinações de Semana Santa).
Estima-se que durante a atividade foram coletados aproximadamente 100 kg de lixo sendo parte dele reaproveitado pela ASSOCIAÇÃO DE CATADORAS E CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS - MAIRI.
Vale salientar que o monte pela sua beleza paisagística que oferece uma exuberante paisagem de 360º é também um ponto de encontro para praticantes de esportes radicais para trilhas e pedal.
Trilheiros Boca da Onça |
Na oportunidade, estiveram presentes o Vice-prefeito Gustavo Carneiro, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Gileno Sena e alguns membros da Associação de Catadoras e Catadores de materiais recicláveis de Mairi.
O Meio Ambiente é nossa casa, devemos sempre cuidar, respeitar e amar. Precisamos urgentemente mudar nossas atitudes, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar todo tipo de material utilizado, para que assim, a Mãe Natureza continue resistindo às nossas ações sobre ela, afirma Profª Débora Rodrigues.
A próxima meta do núcleo ColorirCidade é a produção de um livro apresentando a beleza do casaril da cidade, mostrando sua riqueza arquitetônica e toda história, através de fotografias e pesquisas.
"Apenas quando não
houver mais peixes no mar, animais e árvores nas florestas é que o homem
aprenderá que não se come dinheiro."
Parabêns por esa iniciativa nossa cidade e a naturaleza agradece, felicitó o trabalho de todos,.
ResponderExcluir