Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sexta-feira, 20 de março de 2020

CORONAVÍRUS, o melhor remédio é o respeito às orientações

VALDIR RIOS
Eng. Ambiental
20 mar 2020 17:20


Senhor comerciante, estes cuidados que podem salvar vidas:


1.VENDAS POR MEIO DIGITAL
Utilize o máximo possível vendas por plataforma digital, realizando a entrega a domicilio.
Faça sua empresa chegar até o cliente através de APLICATIVOS, WATTS APP, INSTAGRAM, FACEBOOK, etc. Neste momento
é o meio mais rápido, barato, eficiente e seguro etc;
2. USO DE ÁLCOOL GEL
Coloque alguém na entrada do seu estabelecimento, disponibilizando álcool gel ao cliente para que este utilize em suas mãos;
Disponibilize álcool nos departamentos e máscara para seus funcionários;
3. PIAS LAVABO PARA HIGIENIZAÇÃO
Instale pia lavabo (se possível acionador de pé), em locais de fácil acesso e oriente o cliente a utiliza-lo, disponibilizando no local
 sabonete líquido e papel toalha;
No caso de mercado deve instalar também pia lavabo (se possível acionador de pé) no hortifrúti;
Estabelecimento de manuseio alimentar (restaurantes, lanchonetes e similares: instalar lavabo com disparador de torneira de pé, afim
 de evitar o  contato com a torneira;
Funcionários que manipulam alimentos, utilizar: luvas, máscara e toca.
4. DA RECEPÇÃO DE MERCADORIAS
Mantenha um vaso com água, sabão e cloro higienize superficialmente as embalagens ao entrar em sua loja;
Mantenha um local isolado para recepção de produtos, higienize e encaminhe para armazenamento final;
Higienize verduras e frutas com cloro diluído em água, há também orientações de receitas com vinagre e bicarbonato de sódio;
  na dúvida busque  orientação de uma nutricionista;
Depois de higienizado as verduras frutas e hortaliças devem seguir para gôndolas em embalagens fechadas;
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, como corrimão, mesas, caixas registradoras, balcões, etc;
5. DOS FUNCIONÁRIOS
Mantenha o quadro mínimo necessário;
Forneça e exiga o uso de luvas, máscara e toca (ver de acordo local de trabalho);
Fixe cartaz em locais visíveis com orientações, segue modelos:
   Higienize frequentemente as mãos com água e sabão.
   Evite tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos.
 6. DA LIMPEZA
Mantenha um funcionário permanente realizando a limpezas das áreas, principalmente de maior movimentação a exemplo de
  recepção de pousadas, hotéis, ponto de apoio e salão de restaurantes;
Para restaurantes: Aumentar a separação entre mesas mínimo de 2 metros e manter um atendimento a distância mínima de 1 metro –
  talheres após lavados mantenha separados em saquinhos - pratos devem ser disponibilizados na hora da refeição por um funcionário;
Independente de numero de funcionários faça um Dialogo Diário Semanal DDS, se possível com sistema de som, cada funcionário
  em seu local de trabalho;
Verifique a limpeza dos filtros de ar-condicionado, bem como sua manutenção;
Não deixe acumular resíduos sólidos (lixo) de um dia para outro, se houver esta necessidade faça em embalagens fechadas.
Evitem repassar notícias falsas, siga as orientações e determinações do serviço de saúde do seu estado   e município.
Tudo está sendo feito pensando na segurança e na vida das pessoas inclusive a sua.
Telefone: 71 99988-2923    99168-5797 Wattsapp                                                                     
E-mail: vbrambiental@yahoo.com.br  
                                                                                             

Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog