Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Empresa AGROVALE, doa 2000 mudas ao projeto ColorirCidade em Várzea da Roça


Parceiros ajudam o ColorirCidade a buscar e manter em viveiros, 1300 mudas de árvores nativas.


10 fev 2020 19:33
VALDIR RIOS
Engenheiro Ambiental e Radialista


O projeto ColoririCidade recebeu nesta quinta-feira (06), a doação de 2000 mudas de arvores nativas do nordeste em especial da caatinga.

Mudas no caminhão chegada em Serrolândia             Foto: Secretario Alex
As mudas foram doadas pela AGROINDÚSTRIAS DO VALE DO SÃO FRANCISCO S/A – AGROVALE, que fica em Juazeiro. Esta conquista, deve-se à mobilização do grupo ColorirCidade, com o Engenheiro MATHEUS e Engenheira Agrônoma THAISI TAVARES que atuam como profissionais na referida empresa

Nesta primeira etapa vieram 1320 mudas de: ipês roxos, caraibeira, sesbania, pau-ferro e umburana de cheiro. Estas mudas serão distribuídas em projetos de municípios interessados do Vale do Jacuípe (Capim Grosso, Várzea da Roça, Capela do Alto Alegre e Serrolândia). Na região metropolitana Camaçari, além de Salvador onde haverá atuação do grupo.

O grupo ao agradece ao mercado  SACOLÃO-Serrolândia, que contribuíu disponibilizando o caminhão baú da empresa para a retirada das 1320 mudas em Juazeiro na Bahia.

Há também agradecimentos à Prefeitura de Capim Grosso através da Prefeita LIDIA PINHEIRO, que se comprometeram em manter as mudas em viveiro através de parceria técnica com a CASA DO MENOR na cidade de Capim Grosso.

Mudas na Casa do Menor                                                      Foto: Airam
Para buscar as mudas restantes, o ColorirCidade espera contar com a generosidade de parceiros do projeto e a liberação de mais mudas pela AGROVALE, em quantidade suficiente para a carga, devido o custo de logística devido à distância.

 INFORMAÇÕES DO PROJETO

VALDIR RIOS
71 99168-5797







Share:

domingo, 9 de fevereiro de 2020

QUE CALOR DA GOTA SERENA!!

PARTE DA MESMA POPULAÇÃO QUE RECLAMA DO CALOR, É A QUE UTILIZA OU APOIA O USO DE MOTOSSERRAS.




09 fev 2020 13:48h
VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista


A elevação das temperaturas tem mudado hábitos, trazendo maior ocorrência e risco a saúde e assim a procura por unidades de saúde.

Contrariando dados negativo, este fato (elevação da temperatura), tem aumentado o consumo de bebidas em especial a cerveja, tanto que o crescimento no mercado de cerveja artesanal cresce a cada ano sendo um atrativo de investimentos até em cidade de médio porte a exemplo da acolhedora Jacobina na Chapada Diamantina.

Enquanto os termômetros assinalam novos record’s, os fatores que provocam a elevação das temperaturas seguem a todo vapor causando maiores danos, a exemplo de queimadas, desmatamentos, emissão de carbono e metano, bem como a urbanização onde áreas verdes passam a ser substituídos por cimento e ferro.

A gestão pública pode mudar este quadro. Se houvesse politicas ambientais eficazes onde a educação e o poder de polícia funcionassem, a realidade seria outra. Haveria empresas e sociedade mais envolvida na preservação dos recursos naturais ou na busca de melhorias ambientais para amenizar os riscos às quais a humanidade está exposta. Seja, a preservação dos recursos naturais aconteceria pelo amor (educação), ou pela dor (autos: embargos, compensações, multas).

Com base na Lei N° 9.795, de 27 de abril de 1999, a EDUCAÇÃO AMBIENTAL já deveria estar na grade curricular de todas escolas brasileiros. Porém poucos são os municípios que já tenham atendido os requisitos da lei.  

Com a educação ambiental na grade curricular o ser humano passaria a conhecer os problemas que os rodeia e trataria de cuidar da natureza bem mais cedo, a partir de sua formação lá na base.

Um outro fator negativo é de que grande parte dos municípios não possuem um Plano Municipal de Arborização, não há um manejo de podas e nem tão pouco projeto de plantios.

A segregação de arvores é algo constante em parte dos municípios nordestinos, tudo isso, para dar lugar a construções, pavimentação e ou calçadas.

Falta critérios técnicos para segregar uma planta. Assim dissipam árvores muitas vezes centenária sem olhar a questão do conforto térmico e o paisagismo. Enfim as árvores são facilmente substituídas por ferro e cimento.

A arborização é fundamental, sendo arma eficaz no combate ao calor, porém o déficit por  habitantes é negativo e a tendência é que este número cresça ainda mais.

O próprio Governo Federal por seu modo truculento de utilizar a fala, deixa claro que Meio Ambiente não é prioridade em seu governo e as ações dos Órgãos Ambientais se amiúdam frente aos crimes ambientais que só aumenta a degradação do meio natural.

Como bem dizia um dito popular: “a língua fala, o corpo paga”, neste caso especifico “o Presidente fala, a população paga”.

Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog