Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

"Metas de Sustentabilidade". Os novos gestores deverão estabelecer prioridades?

 03 de Jan 2017 14:48h

Valdir Rios

A grande maioria dos gestores que assumiram os seus mandatos no ultimo domingo (1°), encontraram os municípios em grande decadência, não sendo poucas as reclamações da população.
Além das questões corriqueiras de saúde, educação e segurança, o quesito que mais agravou-se às vésperas das posses, foi a varrição e a coleta do  lixo público. Tem sido esta a realidade da maioria dos municípios brasileiros retratada na imprensa e redes sociais.
Com certeza criou-se além de um aspecto paisagístico negativo, um agravamento no controle ambiental de doenças ligadas às questões de saneamento básico, já que lixo e esgoto nas vias publicas representam ambiente propício para vetores de doenças como ratos, baratas e insetos tipo  Aedes Aegypti, transmissor de uma serie de doenças ainda pouco conhecidas.
Muito pouco tem se falado sobre Sustentabilidade Ambiental na gestão pública, porém a população que sofre com descasos, por está sempre no furacão dos problemas, principalmente  nas  crises ocorridas (diga se de passagem), por  questões antrópicas, como epidemias, enchentes, crise hídrica, qualidade do ar, elevação de temperaturas, fome entre outros, começam a querer dar um norteamento e cobrar gestões comprometidas com as causas ambientais.

Programa de Sustentabilidade Municipal

O Programa de Sustentabilidade Municipal é um instrumento de gestão estratégica, fundamental para o planejamento das ações do município, com melhor aproveitamento de seus recursos e características. É um diagnóstico inteligente, capaz de situar com clareza as questões ambientais e suas interfaces com as atividades sociais e econômicas, visando orientar os Municípios no desenvolvimento e implantação de ações, projetos, programas e políticas sustentáveis. Em razão da adoção do programa são geradas as ferramentas para a conquista das certificações que credenciam o município à captação de recursos e convênios nacionais e internacionais. IEB (2016).

Algumas metas precisam ser estabelecidas, segundo o Instituto Educa Brasil:

*        Minimizar  impactos ambientais das obras públicas, otimizando a sua execução;
*        Controle de uso do solo e das atividades nele desenvolvidas;
*        Identificação dos potenciais agropecuários, turísticos, industriais e de serviços;
*     Propiciar  à iniciativa privada acesso a base de dados para tomada de decisão do investimento;
*        Identificar as áreas críticas a serem recuperadas e restauradas;
*        Desenvolvimento econômico social sustentável.

Dentro de um diagnostico já conhecido pela realidade observada nos municípios brasileiros, vale a pena frisar problemas, com lixões que precisam ser requalificados e preparados para encerrar suas atividades, o aterramento de corpos hídricos como rios, lagoas e nascentes,  a falta de planejamento para arborização urbana das cidades,  ausência de coleta seletiva e reciclagem, o descarte irregular de entulho e resíduos de saúde. Outra situação lastimável é a degradação da vegetação nativa (Caatinga, Cerrado, Mata ,Atlântica e demais biomas) que além de serem substituídas por atividades já conhecidas, agrava-se ainda mais a situação com a expansão dos loteamentos rurais, onde a terra perde sua função social, transformando-se em pequenas espaços para uso de finais de semana.
Por lei todos os municípios brasileiros devem elaborar seus Planos Municipais de Saneamento Básico -PMSB, assim é um direito e dever da população cobrar aos gestores, a elaboração dos mesmos. Nos municípios em que  o PMSB tornou-se lei, é solicitar dos prefeitos e secretários que busquem aprovar os projetos necessários resultante dos estudos. Vale salientar que o Plano estabelece as diretrizes nos quatro principais pilares do saneamento sendo, Água, Esgoto, Drenagem Pluvial e Resíduos Sólidos.
A população consciente que cobra seus direitos, é a engrenagem que faz a gestão caminhar. 

Valdir Rios

Eng. Ambiental e Radialista

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog