Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sábado, 2 de março de 2019

Arborização. Uma questão de segurança e saúde humana.


Plantar arvore é garantir o direito à vida, humana e animal.

02 fev 2020
10:20H
VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista


Nunca se ouviu falar tanto em arborização urbana e rural como atualmente, este fato deve-se a maior conscientização ambiental, mas principalmente à elevação nas temperaturas que tem causado incomodo e mal-estar as pessoas.

Apesar de que idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde estão expostos a maiores riscos, é certo de que sem o auxílio de um ventilador ou ar condicionado fica difícil realizar alguma atividade de forma produtiva.


O aquecimento global  trará ainda maiores danos podendo causar grandes problemas durante o verão se não houver cuidados e seguir as dicas de profissionais de saúde.

A elevação nos termômetros se agrava com a sensação térmica, criando um efeito “ar de secador”, provocando uma série de riscos ambientais e de saúde humana.

A população de renda inferior tem dificuldade para ter acesso a bens de consumo que permitem maior conforto térmico ou pelo menos amenizam o calor.

O custo dos equipamentos como ventilador, ar condicionado, ar refrigerado, geladeira e demais aparelhos da linha, seguem com preços altos e junto ao valor das tarifas de energia (altas) afastam este grupo deste indispensável benefício.


A arborização urbana

A arborização urbana é um dos meios eficazes porque contribui massivamente dentro de áreas urbanas e rurais oferecendo ambientes com maior conforto térmico. Vejamos alguns pontos:
·       
  •           Fornece sombras


Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, uma área sombreada pode ser até sete graus mais fresca do que áreas expostas ao sol.
  •          Redução de consumo com energia

Com a redução da temperatura, reduz-se tempo do equipamento ligado.
  •          Processo de evapotranspiração

As plantas exercem um processo de evapotranspiração liberando vapor de água na atmosfera, reduzindo a temperatura ambiente.
  •          Purificação do ar

As plantas são filtros de poluentes atmosféricos. Retiram gases nocivos do ar, liberando maiores quantidades de oxigênio, facilitando a respiração.
  •          Retentor de água

As raízes das plantas contribuem retendo água no solo e realizando um processo natural de filtragem. O escoamento durante o período chuvoso torna-se fácil onde possui arvores, evitando ou amenizando os alagamentos.
  •          Habitat de predadores de insetos

As arvores nativas possuem o poder de atrair espécies como aves, anfíbios e repteis que são predadores de insetos vetores de doenças urbanas.
  •          Embelezamento paisagístico



Além da valorização imobiliária, as arvore e plantas ornamentais, ajudam a elevar  autoestima (aromas liberado, colorido e o trato) além do que é um ambiente propicio para um bom bate-papo aos finais de tarde.

Os gestores municipais, devem manter um plano de arborização, incentivar a população a plantar, cuidar e preservar o verde.

As arvores além de tudo, são barreiras naturais para ventos, poeiras e outros fatores de riscos ambientais como deslizamentos de encostas.

Escolher a arvore ideal, plantar e cuidar dela é fazer um bem a toda uma coletividade.

Enfim a arvore é  questão de segurança e saúde pública, é bom que gestores e munícipes pensem nisso e tomem atitude eficazes para colocar mais verde nas cidades.

Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog