Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

domingo, 28 de abril de 2019

CAATINGA - Vegetação, alimento, cultura, superação e rock. Rock?

A caatinga como história de um povo

VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista
28 abril 2019 14:05


A caatinga é um dos biomas importantes do Brasil, a sua vegetação diferente dos demais, resiste aos longos períodos de estiagem. Além de alimentar os animais silvestres com frutos e folhagens o catingueiro (morador deste habitat), mata também a sede e fome tanto sua como do seu rebanho, seja caprino, bovino.
Por entre estas vegetações ou em um recanto de quintal ou fazenda, se produz um dos melhores mel do país, contribuindo inclusive com a exportação brasileira.
A diversidade da florada e as várias espécies de abelha existente na caatinga, permite colher um produto com sabores e cores diferenciadas.

A CULTURA


A cultura do Catingueiro se assemelha muito ao nordestino, até porque grande parte deste bioma se concentra nesta região. Avançando ao norte de minas a caatinga da a este povo peculiaridades destas bandas.
O povo do norte de minas carrega traços nordestino desde o samba, piega e  alguns alimentos como a carne do sol que em essência é a mesma mudando detalhes e o nome como Catira e carne serenada (Montes Claros).

O vale do Jequitinhonha interliga Bahia/Minas e aproxima ainda mais aquela gente, seja pela sua cultura ou mesmo pela boa pinga produzida nos alambiques da região de Vitoria da Conquista ou na cidade de Salinas-MG, dita como a Capital Brasileira da Cachaça (bebida genuinamente brasileira).

A musicalidade é tão forte que até o rock faz parceria com estilos tradicionais. Foi o que se propôs a fazer o musico Valdir Rocha ao compor Samba do Licuri, misturando o rock extraído da sua guitarra com a voz afinada com cantadeiras de roda.

Confira:



DADOS DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE



A caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos recursos do bioma para sobreviver. A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país. A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos. 

AGROTÓXICOS INIMIGO MAIOR DA CAATINGA

Além da degradação, da desertificação e problemas do clima, o bioma enfrenta um dos principais inimigos, O uso do agrotóxico e do herbicidas no  solo estão afetando a vida não só da fauna e flora, más também trazendo consequências de saúde a população, que a cada dia vê o câncer se alastrar disseminando vidas.


A produção do mel tem sido afetado, tanto por  contaminação direta, como a morte de milhares de abelha sensíveis a estes venenos.

O novo governo aumenta a crise existente no meio ambiente. Desconhecendo os estudos, libera cada vez mais o uso de agrotóxicos até mesmo proibido na Europa e Estados unidos. O contrabando de parte deste agrotóxicos tem sido praticado sem uma medida de combate eficaz.

Não foi surpresa a noticia da contaminação das águas por agrotóxicos, que concessionaria na Bahia serve a população. Surpresa mesmo seria se estes dados fossem diferentes, conhecendo a realidade do abandono das barragens por este interior baiano,


Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog