Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

O desafio: Corrupção X educação, quem vencerá?


09 Nov de 2016 22:07H

O desafio ao combate da corrupção mostra-se como algo indispensável ao fortalecimento de um Estado igualitário, que possa oferecer, além de serviços básicos de qualidade, maiores avanços na formação e qualificação das pessoas de modo a prepara-las pro campo operário assim como demais campos competitivos da vida moderna.
Como um raio X de toda lama extraída com a operação Lava Jato, diga-se de passagem talvez umas das primeiras e principais formas deste país enfim sair da UTI político-social, mais um diagnostico pode ser verificado da situação deste paciente chamado Brasil. Desta vez através dos Análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Programa de Avaliação Internacional de Estudantes, PISA (2015),  apresentados na manhã desta terça-feira, 6, no Seminário do Pisa 2015, na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em Brasília.
Segundo avaliação feita pelo G1(2016), houve uma  queda de pontuação nas três áreas avaliadas: ciências, leitura e matemática. A queda de pontuação também refletiu uma queda do Brasil no ranking mundial: o país ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª colocação em matemática..
A prova acontece a cada três anos e foi coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sendo aplicada no ano de 2015 em 70 países e economias, entre 35 membros da OCDE e 35 parceiros, incluindo o Brasil. É possível  saber mais e obter detalhamento do relatório através do  http://www.oecd.org/pisa/PISA-2015-Brazil-PRT.pdf

Vale a pena conferir alguns dados do PISA 2015:

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS
Resultados – A proficiência média dos jovens estudantes brasileiros na avaliação de ciências foi de 401 pontos, valor significativamente inferior à média dos estudantes dos países membros da OCDE, que é de 493. O desempenho médio dos jovens brasileiros da rede estadual foi de 394 pontos. Por ofertar prioritariamente o ensino fundamental, a rede municipal apresentou desempenho inferior ao das escolas de outras dependências administrativas (329). Alunos da rede federal obtiveram o melhor desempenho em ciências, 517 pontos, superando a média nacional, mas não sendo estatisticamente diferente do desempenho médio dos estudantes da rede particular (487).
Por estado – O Espírito Santo apresentou o maior desempenho (435), e Alagoas, o menor (360). O desempenho médio dos meninos em ciências foi superior ao das meninas na maioria das UFs brasileiras.
Dificuldades – Interpretar dados e evidências cientificamente, lidar com conhecimento procedimental, e questões com resposta abertas e de múltipla escolha complexa são os pontos fracos dos brasileiros revelados na avaliação de ciências. Nossos estudantes têm mais facilidade em explicar fenômenos cientificamente, e lidar com conhecimento de conteúdo e respostas do tipo múltipla escolha simples.
AVALIAÇÃO DE LEITURA
Resultados – A proficiência média dos estudantes brasileiros na avaliação de leitura foi de 407 pontos, significativamente inferior que o escore médio dos estudantes dos países membros da OCDE, que foi de 493. O desempenho médio em leitura dos jovens brasileiros da rede estadual foi de 402 pontos, enquanto na rede municipal observou-se um desempenho médio de 325. Alunos da rede federal têm o melhor desempenho em leitura, 528 pontos, superando a média nacional, o que não é, entretanto, estatisticamente diferente do desempenho médio dos estudantes da rede particular (493).
Por estado – O Espírito Santo apresentou o maior desempenho (441 pontos) e Alagoas, o menor (362). Em todas as UFs, o desempenho em leitura das meninas superou o dos meninos.
Dificuldades – Os pontos fortes dos estudantes brasileiros é lidar com textos representativos de situação pessoal (e-mails, mensagens instantâneas, blogs, cartas pessoais, textos literários e textos informativos). Questões com textos contínuos, definidos por sua organização em orações e parágrafos, e típicos em textos argumentativos, contos e romance e questões que envolvem o aspecto localizar e recuperar informação também foram mais fáceis para eles. A principal dificuldade, por outro lado, é lidar com textos da situação pública (textos e documentos oficiais, notas públicas e notícias). Questões com textos no formato combinado, caracterizados pela junção de parágrafos em prosa e listas, gráficos, tabelas ou diagramas; e que envolveram o aspecto integrar e interpretar foram as mais difíceis para os brasileiros.
AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA
Resultados – A proficiência média dos jovens brasileiros na avaliação de matemática foi de 377 pontos, valor significativamente inferior à média dos estudantes dos países membros da OCDE, que é de 490. O desempenho médio em matemática dos estudantes da rede estadual foi de 369 pontos e da rede municipal, 311, uma diferença estatisticamente significativa. Estudantes da rede federal tiveram melhor desempenho, 488 pontos, embora esse resultado não seja estatisticamente diferente do desempenho médio dos estudantes de escolas particulares, que foi de 463.
Por estado – O Paraná apresentou melhor desempenho (406 pontos) e Alagoas, o pior desempenho (339). Contudo, o estado do Paraná, bem como o Amapá, não atingiu a taxa de respostas exigida, prejudicando, assim, uma análise fidedigna desses estados. Praticamente em todas as UFs o desempenho em matemática dos meninos superou o das meninas.
Dificuldades – Estudantes brasileiros têm melhor desempenho em questões sobre valor em dinheiro, razão e proporção e cálculos aritméticos. Isso significa que o manuseio com dinheiro ou a vivência com fatos que gerem contas aritméticas ou proporções é uma realidade mais próxima. Por outro lado, o desempenho é mais baixo em questões que trabalham as propriedades das figuras geométricas, como o perímetro ou a área, ou as características das figuras espaciais. A interação dinâmica com formas reais bem como suas representações mostrou-se como um conteúdo mais difícil e trabalhoso para os brasileiros, INEP (2016).
Se por um lado a corrupção avançou como um tufão destroçando tudo de bom que o Brasil possuía em riquezas  por outro lado como é de se esperar o nível da educação despenca a ponto de nos colocar nas ultimas posições dos países participantes. Por tabela, sofreu a saúde, segurança, emprego, moradia, saneamento básico, assim como parte dos conhecimentos que foram ou seriam obtidos através de pesquisas que ficaram pela metade ou nem começaram por falta de recursos.
Se estes questionamentos servem como elemento pra afirmar o quanto a corrupção faz mal ao desenvolvimento de uma sociedade, é possível dar um zoom óptico em dois pontos:
  Nível máximo da corrupção, aliado queda do Brasil no ranking mundial de educação em ciências, leitura e matemática;
O pior desenvolvimento por estado acontece em Alagoas, justamente o estado comandado politicamente pelo Senador REINAN CALHEIROS, o epicentro de denuncias desta semana.
Coincidência ou não, se até a palavra patriótica ganha novo significado, é necessário um combate acirrado a corrupção por toda sociedade, em cada estado em cada município e recantos deste país, pra que não se roube e nem se deixe roubar os sonhos e direitos dos filhos desta madrasta Pátria comandada por muitos ladrões.

VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista

Sites pesquisados:
http://g1.globo.com/educacao/noticia/brasil-cai-em-ranking-mundial-de-educacao-em-ciencias-leitura-e-matematica.ghtmlhttp://g1.globo.com/educacao/noticia/brasil-cai-em-ranking-mundial-de-educacao-em-ciencias-leitura-e-matematica.ghtml




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quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Caatinga, por quanto tempo resistirá?


 



08 Dez de 2016 19:45H

Com a pouca importância que os governos dão ao bioma Caatinga, o pouco do que ainda resta, tem sido uma constante peleja para aqueles que lutam no combate a devastadora degradação que vem acontecendo. Com inserção de políticas públicas  pouco aplausíveis, grande parte da fauna e da flora deixa de existir, porém o que ainda resta demonstra a força de superação desta  vegetação do semiárido,  através das suas raízes fincadas ao solo seco do estorricado sertão, demonstrando a   capacidade da resiliência nordestina.
Dos troncos dissipados pelos machados, moto serras, ou corrente dos tratores, ressurgem brotos, que dão a demonstração que ainda é possível resgatar parte da Caatinga que foi estendida ao chão. 
Sem a menor consciência ambiental, com tais desmandos a cada novo período esta vegetação perde espaço para pastagens, que tão somente em tempos de estiagem os pecuaristas lembram um pouco da sua importância ao recorrer a algumas das suas espécies  como o  mandacaru,  palmeira ouricuri, monzé e o incó para assim garantir a sobrevivência do rebanho.
Sendo o único bioma exclusivamente brasileiro,  sua presença é marcante em todo o nordeste e até fazendo do norte mineiro uma extensão das terras  nordestinas,  com hábitos peculiares na cultura, comidas e religiosidade.
Diferenciada em alguns casos apenas pelo nome e forma de elaboração, algumas comidas podem ser exemplificadas como a carne do sol no nordeste, ganhando o nome de carne serenada na região de Montes Claros. Já a pêta (bolinho feito de goma de tapioca) ganha o nome de biscoito de goma na capital brasileira da cachaça a famosa Salinas.
Segundo estudos da Conservação Internacional – Brasil (CI – Brasil), divulgados em 2010, a região conta com 932 espécies de plantas, 187 de abelhas, 240 de peixes, 167 de répteis e anfíbios, 510 tipos diferentes de aves e 148 de mamíferos. http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/fauna-brasileira-especies-em-extincao-na-caatinga/
A Caatinga possui ainda uma grande variedades de espécies animais porém, muitos deles estão extintos ou ameaçados, como Gato Maracajá, bicho preguiça, ararinha-azul.
A denuncia ainda é a forma mais eficiente de reduzir a extinção e os crimes ambientais.
Como Denunciar

  • É importante que o cidadão apresente dados claros e precisos sobre a denúncia a ser formulada;
  • A insuficiência de dados, na maioria das vezes, impossibilita ou retarda o atendimento da denúncia;
  • Os dados cadastrais do informante (nome, telefone, endereço) são mantidos em sigilo, visando resguardar a sua integridade física e conforme preceitua o direito individual dos cidadãos em relação à inviolabilidade de sua intimidade;
  • É necessário informar com clareza qual o tipo de crime que está ocorrendo, exemplo: cativeiro de animais, desmatamento, poluição, caça, acidente com produtos químicos, degradação de área, maus tratos de animais, queimada, contra servidores, irregularidades administrativas, pesca predatória, entre outros;
Dados precisos sobre a localização são indispensáveis para o registro da denúncia:
- Em área urbana:
Estado, município, bairro, rua, o número da residência, ponto de referência, e, se possível, informar o nome ou apelido do suposto infrator.
- Em área rural:
Estado, município, distrito, estrada (nome), quilômetro, em qual direção, exemplo: saindo do município X em direção ao município Y. Se necessário seguir por alguma entrada, informar se o dano ambiental está às margens direita ou esquerda. Citar pontos de referência. E, se possível, informar o nome ou apelido do suposto infrator.
  • A riqueza de detalhes sobre a localização é fundamental para que a fiscalização possa encontrar com agilidade o local do suposto crime.
  • Caso tenha alguma dúvida sobre os dados a serem informados, entrar em contato com a Central de Atendimento - Linha Verde - através do telefone 0800-618080, onde nossas atendentes poderão esclarecer suas dúvidas e registrar sua denúncia.
  • É Importante esclarecer que, após o encaminhamento da denúncia para atendimento, a unidade responsável terá um prazo de até trinta dias para se manifestar. Fonte: IBAMA (2016)
Locais para denuncias:
IBAMA
Linha Verde - através do telefone 0800-618080

INEMA
Disque denúncia 0800-0711400.
 E-mail: denuncia@inema.ba.gov.br

MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA MP-BA (MEIO AMBIENTE)
End.  5ª Avenida, n° 750, do CAB - Salvador, BA - Brasil - CEP 41.745-004
Fone:  71 3103-0100/6400
NO MUNICÍPIO
Todo município deve disponibilizar um setor para acolher denuncias do cidadão e tomar as  medidas cabíveis ou encaminha-las a quem de fato possui instrumentos legais pra fazer cessar os crimes ambientais.
Outras orientações podem ser solicitadas via
Tel: (zap) 71 991685797)
Email: vbrambiental@yahoo.com.br

VALDIR BARRETO RIOS
Eng Ambiental e Radialista
















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VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

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