Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

domingo, 29 de dezembro de 2019

Arvore. Problema ou solução?

Meio ambiente apenas como MARKETING VERDE.


29 dez 09:54h
VALDIR RIOS

Eng. Ambiental e Radialista

Neste sábado (28), o grupo ColorirCidade esteve na Gleba C para realizar plantio de arvores junto a moradores. Foram plantadas 20 arvores da especie paineiras e outras mais deverão ser plantas em breve através de uma parceria solicitada por uma escolinha de futebol que  adotará as arvores junto aos seus alunos.

"Cada ação de meio ambiente onde planto ou cuido das arvores, renovo minhas energias e sinto está realizando um trabalho importante para todos, afinal estamos falando da garantia da vida", afirma CRISTOVAM COLOMBO.

ARBORIZAÇÃO COMO CONTROLE NO CLIMA

O aumento das temperaturas tem sido tema abordado todos os dias nas mídias e até nos

bate-papos de redes sociais ou rodas de amigos.

O plantio de arvores é uma das formas de combater este problema e sem dúvida com grande eficácia. Cidades como Curitiba no Paraná, Paris na França e o Japão que inclusive cria ate festivais de observação de arvores, trazem bons exemplos a serem seguidos.

Apesar da convivência direta com estes fatores a grande maioria dos municípios brasileiros e principalmente do Nordeste, não possuem um Plano Municipal de Arborização ou realiza plantio de arvores em suas vias públicas.

O desrespeito com a arborização em grande maioria das cidades tem uma vasta lista. Veja a seguir:
  •  Corte irregular por moradores;
  •  Segregação em massa por Órgãos Públicos;
  •  Falta de poda;
  •  Poda desproporcional e fora de época;
  •  Inexistência de políticas públicas de Meio Ambiente
  •  Portarias que inibem a iniciativa popular no plantio;
  •  Aplicação de produtos químicos para provocar morte da planta;
  • Conflitos entre vizinhos que resultam em danos às plantas principalmente frutíferas.

Um outro fator em voga, tem sido a retirada maciça de arvores de ruas ou avenidas onde haverá pavimentação, os gestores para cometer tal ato, se justificam que é exigência da Caixa Econômica que exige um padrão linear e sem barreiras nas obras (fato este injustificado e desconhecido pelo agente financeiro).

Alguns profissionais da engenharia e ou arquitetura desconectados de práticas sustentáveis, desenvolvem seus projetos sem se preocupar com os elementos de campo, onde será realizado a construção proposta seja praça, prédio ou outro mobiliário urbano.
Neste cenário, plantas ornamentais e equipamentos substituem arvores centenárias sem o mínimo de critério ambiental.

Os recursos naturais nos dão a garantia à vida e a sobrevivência de todas espécies. Daí a necessidade da renovação no quadro de profissionais que não se atualizam ou não estão comprometido com o meio ambiente.

Algumas situações justificam a retirada de uma arvore, dentre estas: riscos à vida e doenças fitossanitárias e estas condições devem ser atestadas por profissionais habilitados.

Os municípios precisam criar e implantar seus Planos Municipais de Arborização, espaços verdes como parques e incentivar o plantio de arvores por seus munícipes. Tudo isso trará grandes resultados no paisagismo das cidades e na qualidade de vida da população. 


Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog