Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sábado, 8 de dezembro de 2018

ECOPARC – RIO CAMAÇARI. Estudantes de Direito da FAMEC, fazem visita ao Morro da Manteiga

Há muito ainda para se preservar e a população precisa abraçar a causa. Esta é a conclusão dos estudantes.

08 dez
14:00h
Valdir Rios


Constantes visitas estão sendo realizados nas áreas do Morro da Manteiga e nascentes do Rio Camaçari. Estas trilhas e caminhadas possuem o intuito de  acompanhar ações de desrespeito ao meio ambiente assim como, tornar possível à  população conhecer de perto este patrimônio ambiental,  passando a fazer sua defesa, construindo uma unidade no sentido de cobrar dos gestores, a implantação do ECOPARC-RIO CAMAÇARI.


Durante visita neste sábado (08) ao Morro da Manteiga, equipe de estudantes de direito acompanhado do Engenheiro Ambiental Valdir Rios, puderam conhecer parte da rica flora, fauna e  seus recursos hídricos (lagoas, córregos, brejo e nascentes).
 
Em um percurso que durou em média de 3 horas a turma vislumbrou-se com o acervo ambiental ainda preservado.

De imediato puderam verificar a importância de se criar o parque da cidade naquele espaço, promovendo a preservação ambiental, lazer, entretenimento, inclusão social e fomento a economia do município através do turismo.

Na concepção inicial  às escolas devem ser contempladas com projetos que permitam estudos  in-loco principalmente quando tratar-se de questões voltado ao campo das ciências ambientais.   

O projeto sonhado por seus idealizadores prevê museu das águas, observatório, áreas com planejamento voltado ao ensino da matemática, ambiental e geografia e demais campos das ciências humanas.

Os aspectos voltados às questões religiosas e culturais também não foram esquecidos já que este espaço é diariamente visitado para estas práticas mesmo sem haver nenhuma estrutura de apoio no local.

Dentro de um pensamento de viabilidade econômico existe vários outros equipamentos que possam atrair público local e turistas, sendo: arborismo, áreas para pratica esportiva (skate, caminhada, ciclovia, stand up,  etc).

Estavam na Visita Alex, Tim Brown, Bianca e Valdir

ACOMPANHE A VISITA ATRAVÉS DO REGISTRO FOTOGRÁFICO FEITO COM A TURMA:





























Share:

domingo, 2 de dezembro de 2018

ECOPARC-RIO CAMAÇARI. Município pode ter projeto técnico muito em breve.

Uma nova realidade pode está sendo escrita.

02/dez
20:30h
Valdir Rios



O ECOPARC-RIO CAMAÇARI, começa a tomar contornos nas pranchetas dos técnicos e colaboradores, conforme fontes relacionadas ao setor de planejamento do município. Deverá sair em breve um documento que administrativamente pode viabilizar estudos detalhados vislumbrando atender os aspectos interdisciplinares envolvido na provável implantação do parque da cidade.

Este diagnostico visa prospectar o futuro parque nos aspectos voltados a inserção de serviços, elementos estruturais e de equipamentos a serem inseridos no intuito de atender demandas ambientais, cultural e histórica, lazer, além do fomento a economia através do turismo.

Ocorrendo este primeiro passo, com certeza será um marco, já que   no mínimo abrira discussão pra uma causa tão nobre na qualidade de vida dos cidadãos camaçarienses que é a criação de um parque da cidade.  

Diante da grandeza das cifras necessárias para implantação deste patrimônio, acredita-se que o meio de garantir os recursos sejam através Parcerias Público Privadas – PPP ou modelo parecido.

Foi realizada nova visita neste domingo (02), porém a situação encontrada não tem sido diferente de crimes ambientais costumeiros. Sem o devido controle  lixo e entulho continuam sendo descartado nas áreas de proteção.

No alto do morro foi encontrado um descarte muito grande de resíduos da construção civil - RCC, poda e rejeitos originando de limpeza área de brejo ou áreas de esgotos.



Para maior conhecimento sobre o ECOPARC-RIO CAMAÇARI acesse: Camaçari- ECOPARC, Uma nova realidade para a cidade


Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog