Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

domingo, 2 de junho de 2019

ECOPARC RIO CAMAÇARI. Morro da Manteiga recebe visita técnica de Arquitetos.

Profissionais de arquitetura cumprem cronograma do concurso Parque Morro da Manteiga -PMC.

01 jun 2019 18:07
VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista
(71) 991685797

 

Nesta manhã de sábado (01), o Morro da Manteiga recebeu técnicos da Secretária de Desenvolvimento Urbano de Camaçari – SEDUR/PMC, Instituto de Arquitetos da Bahia e profissionais de Arquitetura que deverão participar do Concurso público Parque Morro da Manteiga promovido pelo município.

Esta visita in loco permite aos profissionais conhecer a área onde haverá intervenção, permitindo ampliar o campo de visão do arquiteto, visualizando os elementos que possam ser projetados em harmonia com o espaço.

A ideia do parque da cidade denominado ECOPARC RIO CAMAÇARI, surge com um grupo de voluntários tendo sido apesentado a Ex-secretária Juliana Paes quando estava a frente da SEDUR.

O ECOPARC RIO CAMAÇARI, avança além da área do município e segue sentido lagoas e nascentes do Rio Camaçari, cinturão do Polo Industrial e outras áreas verde pertencente a extinta SUDIC hoje na Secretária de Desenvolvimento Econômico – SDE.


Além dos aspectos socioambientais o ECOPARC foi pensado como um novo viés econômico para o município e região, trazendo através do turismo mais emprego e renda,  dando ao comércio local um oxigênio necessário a sua sobrevivência principalmente rede hoteleira, restaurantes, lojas e serviços com atividades similares.

Para o Morro da Manteiga, lagoas e demais áreas a serem disponibilizada pelo Estado para criar o ECOPAR RIO CAMAÇARI, foi planejado intervenções arquitetônicas como restaurantes, concha acústica, centro de convenção, teleférico observatório e outros equipamentos.

Quanto aos esportes com vocação ecológica e aquática foi pensado em pista para caminhadas, ciclovia, espaço para patins, arborismo, espaço da ecoinfância e ecoidade, a fazendinha, espaço do amigo animal e outros.

Nas áreas de lagoas a tirolesa, pedalinhos, stand up e outros esportes foram prospectados.

O Museu das Águas a ser implantado na estação da EMBASA (localizado no platô do Morro) será uma referência. Este fato se dá por se tratar de uma área onde nasce o Rio Camaçari importante afluente do Rio Joanes e estando todo o município de Camaçari sob o aquífero São Sebastião.

A ideia é que o Museu da Águas possa tá levando os visitantes a fazerem uma viagem na escala do tempo, conhecendo o passado, o presente e riscos futuro se não houver uma gestão adequada dos recursos hídricos.

Pensando em preservar a planta Caraipa densifolia Mart. conhecida popularmente como: CAMASSARY, TAMAQUARI, TAMAQUARÉ, MACACU, TAMCOARÉ, TAMANCOARÉ-BRANCO ou CAMAÇARI, nome dado a cidade, foi idealizado uma estufa para produzir esta planta. Além disso orquidários deverão colorir  e ganhar espaço próprio dentro do parque já que o município é um produtor forte desta espécie.

A área do morro e lagoas já é utilizado por praticantes de esporte ecológico, religiosos (católicos e protestantes) e também por matrizes africanas. Há demarcação natural e harmônica onde cada religião faz suas manifestações, não tento sido observado em nossas visitas, algum conflito.

 
Imagens de ALTAR onde é feito manifestações religiosas.



Além da sede do município, há uma parte do projeto que contempla o Povoado de Parafuso com um mini zoológico, espaço para implantação de kartódromo e requalificação da antiga estação ferroviária. 

O Povoado de Parafuso é conhecido por sua riqueza cultural, o balneário da Prainha (Rio Joanes), a sua antiga estação e o pequeno mercado que poderia ser um local para venda de artesanato e guloseimas. Abandonado pelo poder público atualmente o pequeno mercado encontra-se com poucos box's abertos.

ECOPARC RIO CAMAÇARI E SEU CALENDÁRIO

No dia 11 de Junho de 2019, em comemoração a semana do meio ambiente, acontecerá uma sessão especial na Câmara de Vereadores, com presença de autoridade, população e representantes de entidades do município.

Sob responsabilidade de equipe SDE/SUDIC, para esta semana vindoura é esperado a entrega dos mapas contendo a poligonal da área do Estado e informações adicionais importante.

De posse destes mapas será feito uma agenda na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA para viabilizar a aprovação naquela casa a Lei que cria o “ECOPARC RIO CAMAÇARI”.

O projeto de lei já deverá prevê as intervenções, as legalidades ambientais e prováveis Parcerias Público Privada – PPP, que torne possível ao Governo do Estado captar recurso do setor privado para viabilizar o referido projeto.

Uma agenda junto aos Senadores da Bahia e o Secretário Joao Leão da SDE deve ser articulada visando ter estas autoridades como defensores do ECOPARC RIO CAMAÇARI, antes de chegar a Casa Civil e Governador Rui Costa.

Vale salientar o apoio que o ECOPARC RIO CAMAÇRI, tem recebido no Governo do Estado através da Secretária de turismo da Bahia -SETUR, na pessoa do Secretário Fausto de Abreu Franco e Giulliana Brito Diretora de Planejamento Turístico - DPT .


O MORRO DA MANTEIGA

O Morro da Manteiga tem uma área total de 67,8 hectares que faz limite ao norte com a Avenida Vereador Dilson Magalhães, a leste com a Via Parafuso (BA-535), ao sul com os bairros Novo Horizonte e Nova Vitória e a oeste com a Rio Camaçari e o bairro do Natal. A área corresponde a uma Zona de Importância Ambiental e Paisagística (ZIAP), instituída pela Lei no 866/2008 do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Camaçari. SUCOM (2019).




A VISITA TÉCNICA

A visita contou com profissionais de Sergipe, Pernambuco e da Bahia inclusive de Camaçari. Dentre os jovens arquitetos um profissional acompanhando e fazendo registro fotográfico, (um Italiano com bom domínio do português que a tudo observava dando a entender  que fazia  parte de alguma equipe).

Para não atrapalhar os trabalhos toda movimentação foi acompanhada sem muitas informações direcionadas aos profissionais. Houve curtos diálogos com aqueles que observando as LIVES, ou nossos trabalhos se aproximaram para acompanhar e obter informações.

Veja outras matérias:

REGISTRO FOTOGRÁFICO DA VISITA TÉCNICA:





Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog