Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sábado, 26 de outubro de 2019

O Horto Florestal de Camaçari pede socorro.


ECOFOTOGRAFIA. O ColorirCidade visita o horto florestal e faz uma radiografia da situação.

 

26 out 2019   21:38h

VALDIR RIOS
Engenheiro Ambiental e Radialista 


Neste sábado (26), membros do ColorirCidade estiveram no horto florestal da cidade, para verificar de perto a degradante situação e apresentar ao prefeito, propostas visando sensibiliza-lo, de modo a acelerar as prometidas obras de requalificação do espaço.

O HORTO FLORESTAL

Encravado no centro da cidade entre a Avenida Radial C e a Praça da Simpatia, o horto florestal conta com uma área aproximada de 30 mil metros quadrados. Há possibilidade da pratica de trilhas, caminhadas, piqueniques, encontros, eventos culturais e visitação acadêmica, além de varias outras possibilidades de uso para atividades esportivas, de recreação e cultural.

Existe um largo número de arvores e vegetação nativa e outras espécies exóticas.
O que chama atenção são algumas arvores centenárias que chegam a atingir mais de 25 metros de altura com uma frondosa copa.
Dentre esses exemplares existem a paineira, pau-brasil, bambu, a Camaçari, ficus, aroeira, seringueira e algumas castanheiras.
Alguns pinus e amendoeiras estão com o problemas fitossanitário, necessitando de maior atenção e cuidados no controle de pragas a perceber cupins.

A REALIDADE
                                          Engenheira Ambiental e Segurança: LIDIANE MOTA
  
Desde o início da atual gestão já se falava da requalificação do horto florestal, mas infelizmente os projetos não avançaram e o projeto ambicioso de transformar aquele horto no melhor parque ambiental da região metropolitana não saiu do papel.

“As condições desse local se tornou mais deficiente pela falta de cuidados necessários para manter esse espaço adequado ao uso. Em seu entorno há pessoas que buscam qualidade de vida através de atividades físicas e esportivas. 
Com a requalificação desse espaço que tem o privilégio de ser contemplado pela exuberante natureza, pode-se promover mais qualidade de vida aos camaçariense, pois quando se pensa em qualidade de vida não podemos desvincular à natureza, pois ela  é inerente a vida humana". VÂNIA CÁSSIA – Psicóloga e participante do ColorirCidade.

PROBLEMAS ENCONTRADO


Além do entulho, lixo, falta de poda e limpeza da vegetação rasteira que invade as calçadas, outro problema detectado é a presença de esgoto vindo de residências e ou empresas vizinhas ao horto.
As portarias de acesso, a iluminação interna e a antiga sede encontram-se destruídos e assim não há nenhum controle de entrada, visitação, sistema de segurança e fiscalização. Totalmente abandonado o local é ponto de usuário de drogas, desova e constantemente é ouvido nas emissoras locais, reclamação de moradores sobre assaltos.


A PROPOSTA DO COLORIRCIDADE

O grupo pretende ter um encontro com o gestor municipal, para pedir celeridade nas obras. De imediato, deve requerer um apoio para uma ação voluntaria, para roçagem, capina, limpeza das calçadas e retirada do entulho.
A data do mutirão será definida após o dialogo com o prefeito da cidade.

REGISTRO FOTOGRÁFICO:



Share:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog