Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Morro do Jacaré – Pôr do Sol e Lua cheia, cenário e espetáculo para os visitantes.

Trilheiros do Jacaré visitam o Morro que lhe deu nome
 19 abril 2019  11:54H

VALDI RIOS
Eng. Ambiental e Radialista
(71) 99168-5797

O final da tarde desta quinta-feira (18), foi diferente para a turma que gosta de trilhas ecológicas. Muitos dos novatos aproveitaram para conhecer o morro e desfrutar de um espetáculo em dose dupla, tendo como autores o sol se pondo em um horizonte e no outro  a lua nascendo.


Com a capela reformada, trilhas limpas e estrada com algumas melhorias, os cuidadores  e voluntários aguardam um bom publico para esta sexta-feira.

O morro do Jacaré fica ao extremo do município na divisa com Capela do Alto Alegre.

Formado por uma vegetação típica a estes ambientes, é possível verificar uma mescla preservada de espécies arbustivas da caatinga como umburana de cambão, tamboril, juá de boi, aroeira, angico, mandacaru, licurizeiro.   Há ambientes com possibilidade de ´praticar piqueniques, observação e visitas acadêmicas.

Um fato interessante, foi o registro da história do casal Justiniano Sales Rios e Adélia Barreto Rios. Um manuscrito feito por Adélia contento 5 folhas de papel foi deixado nesta data por seu filho Valdir na Capela do Morro.

Trecho do manuscrito deixado na capela escrito por Adélia Barreto.

Exatamente nesta quinta, completam 65 anos em que Justiniano e Adélia se conheceram. Em breve esta história será retratada em livreto de cordel e um Vídeo  cordel com animação.

A HISTÓRIA

Ele recém chegado da cidade de São Paulo trazendo uma carta de Luís Barreto (Didi), por voltas das 17:00 horas, dirigindo-se ao Povoado de Campo de São João, seguindo até a Fazenda Tabua para entregar a carta a Aprígio Barreto do seu filho Didi. Já Dona Adélia (Guinha),  retornava do Morro do Jacaré  (antigo morro de Tio Bastião). 

Segundo Adélia por volta das 17:30 na malhada da antiga fazenda tinha avistado seu tão sonhado príncipe encantado, como relatará às suas irmãs  na noite anterior (quarta-feira).

Conta Adélia Barreto que em seus sonhos na noite de quarta-feira, chegava um rapaz a cavalo e pegava em seu pé dizendo insistentemente que a queria como namorada. Na quinta já pela manhã ela relatou às irmãs acreditando que tudo aconteceria como em seus sonhos, mas suas irmãs diziam: “isso é tolice”, afirma Adélia.

Desta forma o casal se conheceu, formando uma família de 5 filhos, netos e bisnetos sendo um exemplo para muitos casais.

A LOCALIZAÇÃO DO MORRO DO JACARÉ

De Várzea da Roça ao Morro do Jacaré gasta-se um tempo aproximado de 45 minutos via povoado de Várzea do Meio, seguindo pela localidade de lagoa do Alexandre e em seguida Caldeirão Cercado.
A subida até a capela do morro é feita a pé, gastando em média um tempo de 20 minutos.

Para informações e apoio aos turistas existem guias voluntários (guardiões) que ajudam no percurso além de apresentar toda área a exemplo da toca da onça.

Caso queira conhecer esta maravilha e necessite melhores esclarecimentos, pode obter através dos contatos (74) 9991-7360 Abelardo, (74) 9983-4892 Rodão.

O MORRO DO JACARÉ, nas redes sociais:

REGISTRO FOTOGRÁFICO:


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog