Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

domingo, 27 de março de 2022

Besouro metálico. Da beleza aos danos.

 Ataques de insetos põem em risco a vida de arvores centenárias

Foto da paineira e o cuidador 


Em julho de 2021, alguns problemas de ordem fitossanitário foram detectados em algumas arvores no Horto Florestal Linaldo Silva, especialmente uma paineira centenária.

A paineira e algumas outras espécies deram início secando galhos e morrendo após uma perda muito grande de seiva.

As arvores sombreiro (Clitoria fairchildiana), foram as mais atacadas  exalando odores desagradáveis e muito fortes do liquido que escorre das pequenas cavidades ocasionada por um outro tipo de inseto (em pesquisa).

AS PAINEIRAS

Depois de muita investigação e busca por literaturas, foi observado que a cidade de Belo Horizonte-MG, lida com situação similar, porém com avanços no combate aos ataques à paineira.

Por aqui, a contribuição do Engenheiro Ambiental Luiz Balbino foi primordial para informar do poder de ação do besouro metálico junto a Ceiba speciosa.

A larva do besouro se alimenta do tronco e das raízes das árvores, das paineiras  e mangubas, deixando-as ocas  com risco de cair e causar dano como é o caso da arvore centenária próximo a linha de trem no Bairro Natal em Camaçari.



O BESOURO METÁLICO


 

O inseto chega a ter 10 centímetros de comprimento, assim como suas larvas que possuem forma alongada e de cabeça grande achatada.


O COMBATE

1.     1.  O Controle inicial se deu com  produto químico a base de Deltametrina, sob orientação de um profissional de agronomia (voluntário). 

Po    Resultados - houve redução de outras pragas como cupim que também atacam as arvores  criando ambientes ideais à proliferação de outros inimigos das arvores;

1.      2. Limpeza da área e pulverização de solução a base de detergente, vinagre e fungicidas naturais.                Resultados - foram poucos amenizando o odor, principalmente na sombreiro;

1.      3. Limpeza de todos orifícios e fendas dos troncos e raízes das arvores e o fechamento com areia

    Resultado – houve deslocamento dos besouros e menor ataque por curto período;

2I  4.   Aplicação pontual de cal liquido diluído em água 

    Resultado - houve um progresso considerável nos primeiros 30 dias, reduzindo inclusive o odor do sombreiro, porém foi ineficiente após este período mesmo com aplicação diária.

MELHOR RESULTADO OBTIDO NA PAINEIRA

Para chegar aos melhores resultados buscou integrar duas frentes, sendo:

1. Poda e limpezas

2. Uso de uma pasta composto por: cal, bicarbonato de sódio e cloreto de cálcio.


A aplicação: foram limpos os pontos, retirou-se todas as lavas possíveis, aplicou-se a pasta e realizou-se

uma cobertura simples com manta. Foi realizada acompanhamento diário com aplicação localizado

onde reaparecia furos ou derramamento de seiva. Foi observado algumas larvas que morreram causada

por um tipo de asfixia, nos locais onde houve uma dupla camada da pasta.




Resultado - Na paineira esta sob controle  sem haver novas ocorrências e no sombreiro houve uma redução das pragas e minimizou o odor, porém não há de se falar em controle.

3. Inimigos naturais - Foi realizado uma parceira com o centro de abastecimento da cidade, onde recebemos doação de frutas e há mais ou menos 3 meses já são espalhados pelas arvores com a finalidade de atrair aves, repteis, anfíbios e até insetos inimigos naturais das pragas.

Resultados - Há registro de varias especies até então não observados:  lagartos, sapos e  principalmente pássaros. Foi verificado  sapos que se encontram em processo de desova. Surgiu uma tartaruga  que pode ter vindo com as cheias do Rio Camaçari já que está muito próximo.

A arvore sombreiro ainda tem vários problemas, afetado por ataques de pragas como cupins, lagartas. e seu tempo de vida. Alguns fatores necessitam de avaliação técnica  para diagnostico mais assertivo.

Vale ressaltar que a dedicação do Sr. José Carlos Santana, faz a diferença no trato com as arvores e tem sido a  receita principal para obtenção dos bons resultados. 

Através do seu olhar clínico e cirúrgico. sempre pronto e cuidadoso ao perfurar as plantas para retirar alguma larva, não é a toa que se tornou conhecido por "Dr. Raiz".


Ajude na melhoria da pesquisa e nas soluções destes e outros problemas ambientais, contato:

Email: vbrambiental@yahoo.com.br

Telefone: wattsapp 71 99168-5797     999882923

 I















Share:

Um comentário:

  1. Se nós nus unirmos juntos nós concigimos juntos preservar a nossa natureza eu amo anaturezai i vcs

    ResponderExcluir

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog