Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

13 de dezembro: Tem festa pra Gonzagão?



13 Nov de 2016 09:31 h

Imagem Google
Dividido entre duas naturalidades, onde muita gente até hoje tem duvidas a respeito do estado em que Luiz Gonzaga nasceu, se Ceará ou Pernambuco, fica mesmo a certeza que melhor nordestino não há, já que sua musica retrata o cotidiano de cada recanto sertanejo como se ali tivesse vivido e conhecido a história do povo que esta sempre retratado em suas musicas.
Em Exu, sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912, nasceu Luiz Gonzaga do Nascimento conhecido por Lua, Gonzagão dentre varias outras apelidos ganhado carinhosamente por seu vasto público. Sendo o Segundo filho de Ana Batista de Jesus e de Januário José dos Santos, foi um dos principais representantes da música popular brasileira, levando o baião, o xote e o xaxado para todo o país.

Asa Branca

Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Então eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão

Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração

Asa branca é considerada o hino do nordeste, sendo gravado em 1947 e até os dias de hoje é tocado com frequência nas emissoras que difundem a cultura popular em especial o forró.
Antes da chegada da sanfona, as festas no sertão eram embaladas pelos pífanos, instrumentos feitos de pedaço de bambu ou tubo, acompanhado de tambores rústicos feitos geralmente de couro de bode, ganhando em algumas regiões acompanhamento de pandeiro, triangulo e prato.

Na Bahia, o Capitão Corisco continua fazendo a festa e seguindo adiante com sua bandeira da musica regional, embalando as noites de quem ainda gosta de arrastar o pé em um bom forró ao som do seu famoso pífano, conhecido hoje internacionalmente por Bando Virado no Mohi de Coentro.
Infelizmente os governos, principalmente os gestores municipais, desrespeitam a cultura popular e investem milhões nas contrações de músicos ou bandas que nada tem a vê com os festejos juninos.
Mesmo com a Lei do Zabumba, vários gestores com a preocupação de atrair grandes públicos ou poder ampliar os desvios que acontecem com o erário do povo tornando-os  reembolsáveis a si próprio, assim não cumprem a lei e nem tão pouco respeitam a cultura, realizando festas juninas que mais parecem carnaval ou salada de arrocha com pagode e sertanejo, pra piorar ainda mais a falta de respeito, colocam o nome nestas festas “Arraiá do Gonzagão”.
O Rei do Baião morreu, em Recife, em 2 de agosto de 1989, se vivo, completaria 104 anos. As comemorações assim como seu museu criado na cidade Exu-Pernambuco, só se enfraquece a cada período. Se não fosse por seus seguidores parte da sua  história só existiria nas lembranças, já que os governantes não descobriram a força que a cultura tem em fomentar a economia local e a geração de emprego através do turismo.
Como Gonzagão é forte e assim a cultural popular, é esperar que continuem sua missão, apesar de todas as mazelas e empecilhos burocráticos de certos gestores de plantão.

VALDIR RIOS
Engenheiro Ambiental e Radialista


Share:

Um comentário:

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog