Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Energias renováveis - Evoluir e produzir com menores impactos.


Desafios e um longo caminho para soluções energéticas.


25 jul 2019

VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista
(71) 99168-5796


O Brasil assim como o mundo busca novas alternativas para geração de energias principalmente aquelas consideradas de fontes renováveis.

Ganha destaque a energia eólica (energia dos ventos) que tem crescido muito a produção no Nordeste com implantação de parque eólicos como também a energia solar que invade os telhados das empresas e residências avançando  o sertão, dando novos aspectos à aquelas paisagens secas com implantação de parques solar como ocorreu em Tabocas do Brejo Velho na Bahia.



INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIAS – MME (2018)

As fontes renováveis seguem com ampla participação na matriz de capacidade instalada de geração de energia elétrica e na produção verificada no País. Em junho, elas representaram 81,9% da capacidade instalada de geração de energia elétrica e 87,8% da produção total verificada no País. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, e em termos de capacidade instalada, essas fontes cresceram 7.401 MW, sendo 3.450 MW de geração hidráulica, 2.219 MW de eólica, 1.365 MW de fonte solar, 524 MW de biomassa, e com redução das fontes térmicas a combustíveis fósseis. As informações são do Boletim de Monitoramento do Sistema Elétrico, divulgado mensalmente pelo Ministério de Minas e Energia.


CONHECENDO ALGUNS MODELOS
Energia solar
A energia solar é um dos modelos que recebe maiores investimentos sendo uma alternativa importante para o Nordeste que possui estações definidas e sol brilhando praticamente o ano inteiro.
Neste sistema a energia é gerada através da radiação solar que é captada por placas fotovoltaicas sendo convertida em energia elétrica ou térmica a exemplo de alguns aquecedores. Os impactos são menores quando o local para instalação dos painéis ocorre no próprio telhado de residências ou empresas sem a necessidade de segregar vegetação ou alterar o meio ambiente de alguma outra forma impactante.
Energia eólica
A energia eólica coloca o Brasil entre os dez países com atrativos importantes com destaque para o nordeste devido a costa, terrenos com menor valor financeiro e a velocidade dos ventos.
Para sua implantação seus custos são elevados, ficando para empresas do setor esta fatia do mercado que tem contado com politicas públicas voltado a criação de parques eólicos. Na Bahia, foram criadas empresas para produção e montagem destes equipamentos (Camaçari e Jacobina) e a chapada diamantina como o Vale do São Francisco ganham torres para geração de energia.
Uma grande variedade de tecnologias está sendo disponibilizada ao mercado, ou ainda em sendo base de estudos ou experimentos em faculdades e empresas que atuam no ramo. Vale muito conhecer o que há de novo em energias renováveis.
Os impactos Negativos
Entre os principais impactos socioambientais negativos das usinas eólicas destacam-se os sonoros e os visuais. Os impactos sonoros são devidos ao ruído dos rotores e variam de acordo com as especificações dos equipamentos (ARAÚJO, 1996). Segundo o autor, as turbinas de múltiplas pás são menos eficientes e mais barulhentas que os aerogeradores de hélices de alta velocidade. A fim de evitar transtornos à população vizinha, o nível de ruído das turbinas deve atender às normas e padrões estabelecidos pela legislação vigente. ANAEEL (2003).
NOVOS INVESTIMENTOS

Apesar dos avanços tecnológicos e dos investimentos já realizados, há ainda uma fatia grande do mercado a ser conquistado. Existe vários modelos que podem ser obtidos como solução energética a partir da melhor escolha, o que pode ser indicada através de estudos e projetos necessários para ser implantado um sistema gerador.

FINANCIAMENTOS

A energia solar é o modelo mais utilizado e bastante indicado para grande, médio e pequenos consumidores desde industrias, comércios ou residências.
Na Bahia além de bancos particulares como SANTANDER, públicos como BANCO DO NORDESTE DO BRASIL e BNDS, existe ainda financiamentos pela Agência de Fomento do Governo do Estado da Bahia DESENBAHIA.

Alguns bancos públicos e a agencia de fomento DESENBAHIA, oferecem linhas de credito do FUNDO CLIMA, com taxas e carência bastante atrativas pra quem quer começar a produzir sua própria energia.

PUBLICIDADE
________________________________________________________________________________--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



















Share:

0 comentários:

Postar um comentário

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog