Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sábado, 27 de julho de 2019

Várzea da Roça- Produzir alimentos saudáveis livre de agrotóxicos. O desafio a ser enfrentado pelos irrigantes.


De olho no mercado consumidor, produtores buscam  alternativas sustentáveis.

27 jul 2019 11:55H
VALDIR RIOS
Eng. Ambiental e Radialista
(71) 99168-5797

 

No domingo passado (20), um grupo de irrigantes receberam o Agrônomo Sr. Claudio representante da empresa JCO que veio da cidade de Morro do Chapéu trazendo esperança para os incansáveis produtores.  

A finalidade da vinda do profissional foi apresentar um produto biológico a base de fungos e bactérias para ser utilizado pelo irrigantes em suas lavouras no combate a pragas e doenças.

Produzir alimentos de qualidade sem reduzir produção e rentabilidade é o desafio para quem quer produzir  livre de agrotóxicos. Uma tarefa ainda muito difícil diante da falta de estimulo dos governantes por defensivos naturais, as pragas mais resistentes e falta de conhecimentos técnico especializado para lidar com cada forma de doença ou os agentes que provocam dano a saúde das plantas e frutos.

A busca por alternativas sustentáveis tem sido uma constante, afirma Albino Santos irrigante e presidente da Associação dos Produtores de Goiaba do Projeto Jacuípe, que esteve presente na explanação do agrônomo e, em campo durante à aplicação do produto.

A PRODUÇÃO 

O perímetro irrigado além de goiaba produz manga, banana, maracujá e algumas outras poucas variedades e há um consenso que o combate às doenças ainda é a maior das dificuldades, pois estes fatores além de causar prejuízo na produção e na rentabilidade, às vezes é necessário um maior uso de defensivo agrícolas químico (termo utilizado entre eles), um caminho que eles mesmo afirmam está substituindo por outras alternativas que ajudam a prevenir e combater doenças como a realização de limpeza e correção do solo,  podas, consorciação de culturas e rodizio periódico de plantio nas áreas.

 

AS PRAGAS E DOENÇAS


O gorgulho da goiaba (Conotrachelus psidii Marshal), um besouro bem conhecido pelos produtores causa defeito no fruto e estando alojado na parte interna da goiaba, pode causar dano a saúde humana, além deste inseto várias outras pragas podem atacar o plantio.

O PRODUTO A BASE DE FUNGOS E BACTÉRIAS


A iniciativa dos testes com este produto foi do radialista João Almeida, um entusiasta que aliado a outras atuações profissionais buscou a de irrigante por  ser ao mesmo tempo trabalho e Hobby, diz Almeida.

"Estamos copiando a natureza e usando a cura através dela. Contra as pragas utilizamos os fungos e bactérias, porém como que uma overdose, devido sua função no combate a doenças". (Agrônomo Celso).



INFORMAÇÕES DO FABRICANTE

Nome: TRICHOPLUS
Função: Promotor de crescimento
Ingrediente ativo: conídios, hifas e clamidósporos do fungo Trichoderma asperellum
Linhagem: UFT 201 (Exclusiva JCO FERTILIZANTES)
Formulação: Sólida
Cultura Indicada: Soja
Aplicação: via solo

A APLICAÇÃO DO PRODUTO

A aplicação do produto ocorreu de forma simples. Após a mistura de todos componentes mais adição de melaço de cana em um balde, foi feita a inserção do liquido no próprio sistema de irrigação através de um pequeno motor bomba que através dos aspersores fez aplicação junto a própria molha de forma habitual.

O PERÍMETRO IRRIGADO COMO VETOR ECONÔMICO SOCIAL

O perímetro irrigado de Várzea da Roça atua com 30% da sua capacidade e gera diretamente 350 empregos e indiretamente uma média de 900 empregos (dados da associação de irrigantes 2019), espera-se um maior volume na produção, aumento na geração de emprego e renda com o projeto de revitalização que esta para ser assinado ainda neste semestre.

O convênio de revitalização é uma parceria do Governo do estado da Bahia com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BIRD, e prevê investir um valor de aproximado de 2 milhões sendo na primeira etapa  uma cifra de 800 mil reais para ser investido em equipamentos. Segundo Danilo Sales liderança politica que está junto aos associados e o Deputado Federal Daniel Almeida na luta pra que este convenio se concretize dentre em breve ocorre a etapa final pra que os recursos sejam disponibilizados.


Após a assinatura deste convênio os produtores devem prosseguir as conversas com a Empresa HADA, uma fabricante de goiabada e similares, instalada na cidade de Arapiraca- AL que por intermédio do grupo ColorirVarzeadaRoça, visitou o projeto de Irrigação e a sede da cidade no início do ano para averiguar a viabilidade de uma unidade de produção ou entreposto da fabrica.

O contato do empresário proprietário da marca HADA, também já foi repassado ao Vice-governador e Secretário da SDE, para que este, no momento oportuno mantenha o diálogo Estado/Empresário, afim de otimizar e criar condições para que ocorra a implantação da filial da fábrica no município de Várzea da Roça.

O DESAFIO DE PRODUZIR ALIMENTOS DE QUALIDADE E SAUDÁVEIS


Produzir alimentos saudáveis, sem presença de agrotóxicos é um caminho a ser seguido por todos irrigantes, porém é necessário contar com apoio do município no sentido criar parcerias principalmente no quesito técnico. 

Durante as atividades os produtores aproveitaram pra trocar experiencias e conhecer a forma peculiar como cada um cuida de  sua roça.


O APOIO DO PODER PÚBLICO

A irrigação é o motor da economia regional e do município. Neste momento de independência do perímetro cabe ao poder público manter proximidade entendendo que os recursos aplicados neste campo não são gasto mas investimentos que retornam aos munícipes em forma de emprego, renda com maior movimentação na feira e no comercio local que por outro lado gera impostos, ou seja, maior  arrecadação e caixa para os cofres público.
Outros planos e ações devem ser desenvolvidos para que a irrigação tenha vida longa:
1. Transferir produtores da margem do lago do Rio Jacuípe para o perímetro irrigado;
2. Plano de Gestão do Uso Sustentável da Água;
3. Cria novos reservatórios em  lagoas, barramentos em riachos, açudes etc, para atender demandas emergências e melhor equilibrar consumo/oferta;
4. Criar um Comitê Integrado de gestão para a Barragem do Jacuípe (monitorar, fiscalizar e propor ações).
____________________________________________________________________________-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PUBLICIDADE


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog