Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Camaçari e suas precariedades em transporte de massa


28.10.2016 19:50h


A população de Camaçari, que no seu cotidiano de viagens à capital e cidades do recôncavo recorre ao transporte de massa, tem como meio apenas ônibus o famoso “buzão”.  Apesar de um número alto de passageiros, nenhuma alternativa tem sido apresentada de modo a crê sair do papel a curto ou  médio prazo.
Apesar de ter um povoado (Parafuso), a sede do município e o Polo Industrial cortado por uma malha ferroviária que interliga desde Salvador, Simões Filho às cidades de Dias D'Ávila, Mata de São João, Pojuca, Catu, Alagoinhas e outras mais, nenhuma discussão ou projeto até o momento foi apresentado a população moradora destas regiões, que se digne de credito.

Foto: Site Visão Diária    
























































Em junho de 2011, foi apresentado um projeto experimental denominado Transbaião, com um percurso de trem de Simões Filho a Camaçari, regado a muito licor, comida nordestina tipicamente junina, muita dança acompanhado de um bom forró, animado por vários trios nordestinos. Seguindo um exemplo do Trem do Forró de Caruaru em Pernambuco, este projeto levou a crê, que iniciativas como aquela surgiriam ou se fortaleciam de modo a fomentar o turismo ou pelo menos melhorar as idas e vindas entre as cidades da região metropolitana
Em gestões anteriores, foi apresentada a comunidade camaçariense, um projeto de retirada da referida linha, onde seria implantado um modal férreo fora da cidade, evitando o risco recorrente de cargas perigosas, segundo seus idealizadores.
A população aumenta, o metrô em Salvador começa a se estender direcionando a outros municípios e será um grande desafio para os novos prefeitos e os reeleitos, buscarem inserir Camaçari e as demais cidades, dentro de um plano de mobilidade regional, que permite a população o acesso a transporte de massa, com qualidade, preço acessível e agilidade em suas operações, seja eles trens passageiros, Veículo Leve Sobre Trilho-VLT, ou outro modelo apontado em estudos.






                                      




                                            



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog