Magia e energia da baía de todos os Santos.
22 Jan 2018
09:23H
Valdir Rios
A cidade baixa conta com um dos espaços onde a magia que envolve está terra, pode ser sentido através da energia que se emana das praias, dos cultos afros, do farol, da igreja, do forte e de uma panorâmica da Ilha de Itaparica.
Ponta de Humaitá, ainda é daqueles lugares tranquilo, que se assemelha as antigas cidades interioranas. A tranquilidade se manifesta no ambiente paisagistico, seja por sua obra natural, intervenções humanas e até pelo convívio harmonioso entre moradores e poucos turistas que frequentam o espaço.
O que mais chama atenção é o sol. Ao cair da tarde, as pessoas largam a praia que fica do outro lado do forte, para tomar a muralha que protege a igreja e farol, para assistir uma das cenas mais lindas criado pelo astro rei.
O domingo (20), foi especial, já que a lua que antecedeu a lua de sangue resolveu dar o ar das graças logo cedo criando um espetáculo majestoso, na medida em que um se punha o outro se refletia cada vê mais nas águas da baía.
A limpeza no local ainda é mantida, os profissionais que olham os veiculos muito educados e sem exigir valores pra tal serviço, ficando a critério do proprietário o valor da gorjeta.
Existe um casarão no local, onde parte encontra-se em ruínas dado a ação do mar, o que deveria haver uma intervenção do poder público no sentido de recuperar e fazer a exploração turística do local.
Talvez uma boa música criasse maior harmonia no ambiente, principalmente ao cair da tarde com o pôr do sol.
Há jovens com violões, entoando entre as notas de um bom MPB, canções de Djavan, Raul Seixa e Belchior.
A capoeira de Humaitá dá as cara com o tom de hospitalidade que cerca as calçadas, mostrando ginga e a cultura que veio do outro lado do continente.
Apesar dos aspectos positivos, deveria haver intervenções no sentido de valorizar a cultura e manter preservado, de coibindo elementos que possam prococar impactos negativos.
Por ser bem próximo, vale pena dá um pulo a Colina Sagrada para uma benção e a Ribeira pra se refrescar com o sorvete tradicional.
0 comentários:
Postar um comentário