Sáb, 14/01/2017 às 13:15 | Atualizado em: 14/01/2017 às 13:16
Com Yuri Silva Fonte: http://atarde.uol.com.br/coluna/tempopresente/1830933-plano-diretor-da-rms-sera-questionado-premium
O edital para contratação de empresa para elaborar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Salvador (RMS), lançado dia 06/12 pelo Estado, está na mira de Salvador e Camaçari. Há possibilidade de Salvador integrar o coletivo para marcar posição.
Camaçari, comandada agora por Elinaldo (DEM), aliado de Neto, vai pedir a suspensão do edital por entender que o documento não contempla os principais vetores do município: indústria e turismo.
E o secretário de Urbanismo e Desenvolvimento de Salvador, Guilherme Bellintani, disse para a Tempo Presente que pediu estudo técnico do edital. Em 10 dias terá o retorno. Nenhum novo plano poderá se sobrepor ao que já foi aprovado no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PDDU), diz ele.
Se for necessário, completa Bellintani, Salvador vai aderir à Entidade.
Maioria – O cenário político dos gestores da RMS mudou após as eleições. Hoje, dos 13 municípios, sete estão nas mãos dos aliados de Neto e seis com governistas.
Neto não reconheceu a Entidade Metropolitana, criada em 2014 pelo ex-governador Jaques Wagner, por entender que o estado ultrapassaria a autonomia do município. O DEM chegou até a entrar com a Adin no STF. Agora, pode ser diferente.
Projetos – A Entidade é uma autarquia de caráter deliberativo. Em tese, deve planejar ações de interesse comum aos 13 municípios da RMS. Mas no meio há projetos como o VLT e a Ponte Salvador-Itaparica, por exemplo.
– A nossa posição é de enfrentamento do Plano Diretor Metropolitano que venha a ferir a autonomia da cidade, que acaba de aprovar seu PPDU.
"s trocadas com o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha
Sem exigência
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Camaçari, Sergio Vilalva, critica:
– Os principais vetores de desenvolvimento de Camaçari, a indústria, por conta do Polo, e o turismo, não estão tratados com a devida importância no Plano. No edital, não há exigência de experiência da empresa ou técnicos referente aos planejamentos.
0 comentários:
Postar um comentário