Home »
» Aplicativo que auxilia mulheres em situação de risco é lançado em João Pessoa
Foi lançado nesta terça-feira (23) em João Pessoa um aplicativo voltado para auxiliar, de forma preventiva, mulheres em situação de risco no município. Desenvolvido pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SEPPM), o aplicativo “Elas” está disponível para usuárias de celulares e tablets do sistema Android, e o download pode ser feito gratuitamente por meio do Google Play.
De acordo com a secretária de políticas públicas para mulheres da capital paraibana, Adriana Urquiza, o aplicativo é de fácil manuseio e pode ser utilizado por qualquer mulher que se encontre em situação de risco iminente de violência. A principal funcionalidade do Elas é enviar, por meio de um botão na tela, um SMS com pedido de ajuda para até cinco contatos de confiança cadastrados pela usuária no aplicativo.
Para enviar as mensagens, não é necessário estar conectada a uma rede wi-fi ou 3G/4G, mas é preciso que o celular de quem está enviando tenha créditos ou bônus de mensagens da operadora, uma vez que a tecnologia usada para o envio é o SMS. As pessoas que recebem as mensagens são informadas da localização de quem enviou, facilitando a identificação do ocal onde a pessoa que pede ajuda se encontra.
“É uma forma de mulheres que estejam em risco pedirem ajuda a parentes e amigos. O mais importante é que as pessoas que ela cadastrar na ferramenta sejam de confiança e tenham conhecimento da situação pela qual ela passa. Assim fica mais rápido prestar socorro e evitar que o pior ocorra”, afirma Adriana Urquiza.
Aplicativo ‘Elas’ dispõe de lista de telefones de emergência que podem ser acionados por mulheres em situação de risco (Foto: Reprodução/Elas)
Como usar o aplicativo
Após baixar, no primeiro acesso ao aplicativo, as usuárias vão encontrar uma tela de cadastro no sistema do Elas. É necessário digitar um nome, a data de nascimento, informar o sexo e aceitar os termos de uso. Em seguida, o sistema pede para que seja cadastrado até três nomes e telefones de amigos de confiança, para quem as mensagens serão enviadas. Com o cadastro de pelo menos uma pessoa, já é possível utilizar o botão de envio de pedido de ajuda no sistema.
Além do botão de socorro, o aplicativo também dispõe, em um menu localizado ao lado direito da tela, de um item que mostra os contatos do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, serviço que disponibiliza atendimento especializado às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. No item, é possível telefonar gratuitamente para o centro ou enviar um email.
Outra opção disponível no menu lateral do aplicativo é a lista de telefones úteis, como o da SEPPM, do Centro de Referência, do Instituto Cândida Vargas, do Centro de Cidadania LGBT e de números de urgência das polícias Militar e Civil, além de outros números. A usuária também pode telefonar para cada um destes locais apenas tocando no ícone de telefone ao lado de cada número.
0 comentários:
Postar um comentário