Foto: Romério Cunha/ Casa Civil |
01/02/2017 - 07:18 Da Redação - Viviane Petroli
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que irá dar uma resposta para cada uma das demandas apresentadas pelo setor do transporte de cargas de Mato Grosso. Caminhoneiros, empresários do segmento e Governo Federal reuniram-se na tarde de terça-feira, 31 de janeiro, em Brasília (DF), após pedido do presidente Michel Temer.
A reunião entre o setor do transporte de cargas de Mato Grosso e o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, ficou acertada durante encontro entre o senador José Medeiros (PSD-MT) e o presidente Michel Temer no dia 19 de janeiro. A audiência com o Governo Federal foi uma das garantias para que a greve iniciada no dia 13 de janeiro e que durou seis dias em Rondonópolis fosse suspensa. Na ocasião cerca de 10 mil caminhões deixaram de circular no Estado, ficando os mesmos estacionados em postos, garagens, transportadoras e em frente de tradings.
O ministro Eliseu Padilha declarou que irá analisar uma série de demandas apresentadas, como é o caso do projeto de lei que cria um valor mínimo do frete.
O valor mínimo do frete, como o Agro Olhar já comentou, é um ponto pleiteado pelos caminhoneiros de Mato Grosso, principalmente, desde a greve realizada entre fevereiro e março de 2015.
O setor do transporte, que esteve acompanhado do senador José Medeiros, afirmou ao ministro que a categoria sofre com a estagnação do preço do frete. No dia 25 de janeiro em reunião com o Governo de Mato Grosso, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o empresário e representante do Movimento dos Transportadores de Carga (MTG), Gilson Baitaca, destacou que a greve em Rondonópolis no mês de janeiro foi um ato de "desespero" da categoria, pois estavam "trabalhando com fretes praticados nos últimos meses de 2016 quando não há oferta de frete".
Outro ponto solicitado ao Governo Federal foi à regulamentação do agenciamento de cargas e a uniformização de medidas da Agência Nacional de Transportes Terrestres com o Código de Trânsito Brasileiro.
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