Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

terça-feira, 14 de março de 2017

Ações e iniciativas que potencializam o desenvolvimento rural são discutidas no Território da Bacia do Rio Corrente


Jayme Modesto

O auditório do Hotel Carranca, em Santa Maria da Vitória, ficou lotado durante a reunião com gestores municipais do Território da Bacia do Rio Corrente, realizada nesta sexta-feira (10). O encontro com técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) apresentou estratégias e iniciativas do Governo do Estado, para fortalecer e dinamizar o desenvolvimento rural sustentável nos municípios baianos.

O representante da SDR Wellinton Hassegawa representou o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e explicou ao público presente à importância de trabalhar unidos.
“Queremos e precisamos trabalhar juntos. Hoje nós trouxemos um cardápio de ações da SDR, que ajudam e potencializam o desenvolvimento rural, onde há chance de realizar um trabalho em parceria com os municípios, a partir da adesão aos programas e propostas, de acordo a necessidade e interesse de cada local”, frisou.


Na “cesta” apresentada, o público presente conferiu iniciativas ligadas a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Bahia Mais Forte Terra Legal, Apoio a Comercialização, Garantia Safra, Projeto de Mecanização Rural, orientações para instalação do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF), dentre outros.

O prefeito de Santa Maria da Vitória, Renato Rodrigues Leite, anfitrião do evento, falou da importâncias das parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, para a agricultura familiar do município de Santa Maria da Vitória, acrescentando que o apoio aos pequenos produtores com as políticas públicas, melhorará a qualidade de vida da comunidade rural. “É uma construção política que vem de baixo, ouvindo as representações dos municípios”.

O prefeito de São Félix do Coribe, Jutai Eudes Ribeiro, também externou o seu apoio a iniciativa das parcerias que tem o objetivo de fomentar a agricultura familiar no Vale do Rio Corrente. Chepa, como é popularmente conhecido, convidou a equipe da SDR, a imprensa e lideranças políticas para conhecer um assentamento situado em seu município, que é considerado modelo, – está entre os 10 mais organizados do Brasil, Assentamento Nova Esperança.

O encontro intitulado, Parceria com os Municípios para o Desenvolvimento Rural, que está sendo realizado nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, entre os meses fevereiro e março, tem servido para estreitar a comunicação e intensificar a articulação de políticas públicas, por meio do SETAF e do SEMAF, para que o meio rural baiano possa se desenvolver mais, com inclusão produtiva e acesso aos mercados.

O secretário de Agricultura do município de São Félix do Coribe, Idalino Caetano, afirmou que o encontro é uma oportunidade de construção coletiva. “A gente percebe que é necessário essa parceria entre os governos, fazendo um alinhamento adequado, para termos um desenvolvimento rural sustentável consistente”.

O representante do secretário de desenvolvimento rural Wellinton Hassegawa, falou ainda, das estratégicas previstas para serem implementadas de convivência com semiárido. “Nossa expectativa é que, ao longo desses cinco anos, tempo de execução do projeto, haja uma mudança substancial nas comunidades rurais tanto na parte produtiva, quanto na parte de desenvolvimento social. Nossa meta é superar a pobreza rural e sem dúvida, essa parceria com as prefeituras e diversas entidades, ampliará e muito, o resultado das ações do projeto”, disse.

Visita ao assentamento Boa Esperança, em São Félix

No final da tarde o prefeito Chepa Ribeiro reuniu um grupo e seguiu para uma visita ao assentamento Boa Esperança, em São Félix do Coribe, acompanhado do deputado Antônio Henrique Júnior, do secretário de Agricultura do município Idalino Caerano, técnicos da SDR, representantes políticos e a imprensa, um modelo de organização.

São 40 famílias de agricultores do assentamento Nova Esperança, numa área de 40 hectares irrigados, por meio de microaspersão, para a produção de banana, melancia, hortaliça, mandioca e outras culturas, mantido por uma associação.




“Estávamos precisando desse ponta pé inicial, essa ligação entre o governo do estado, através da secretaria de Desenvolvimento Rural e as associações nos municípios. E temos esse assentamento que é destaque não só na Bahia, mas em todo o Brasil, exemplo este que devemos copiar, por isso fiz questão de trazer todos vocês para conhecer e difundir esta ideia que deu muito certo”, destacou o prefeito.

Chepa frisou ainda sobre a política voltada para o setor rural. “A nossa política é tão voltada para a agricultura familiar que nomeamos o líder do assentamento como nosso secretário de Agricultura, para que ele possa espalhar essa expertise para outros assentamentos e com isso fazer com que a agricultura familiar seja cada vez mais valorizada”, disse.

Secretários municipais de agricultura, técnicos, vereadores, presidentes de associações, o deputado Antônio Henrique Júnior participaram do evento, além dos prefeitos que fazem parte da Amorvale das cidades de Santa Maria da Vitória Renato Rodrigues Leite, de Santana Marcos Cardoso, Marcelo de Souza do município de Cocos, Chepa Ribeiro de São Félix do Coribe, Myriam de Oliveira de Canápolis, Milton Frota de Serra Dourada, Humberto Pereira de Tabocas do Brejo Velho, e Assuero Alves de Jaborandi.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog