Para reviver o Rei do Baião, imagens inéditas foram projetadas em fachada de igreja e orquestra com 50 sanfoneiros acompanharam o 'maestro' Gonzaga
CORREIO DA BAHIA
Em 1947, há 70 anos, a parceria de
Luiz Gonzaga com o amigo Humberto Teixeira resultou em um marco.
Provavelmente sem ter ideia disso, criaram a música que se tornaria nada
menos que “o hino do Nordeste”, gravada em um dos LPs do rei.
Passaram-se sete décadas e Asa Branca ganha uma homenagem tão marcante
quanto inusitada. Foi justamente ela a escolhida para a o primeiro clipe
de Gonzagão, lançado hoje em todo o Brasil.
Nos
tempos de Gonzaga, praticamente não havia videoclipe. As produtoras
Zepelin Produtora Visual (vídeo) e a Brisa Som + Ideais) tornaram
realidade a ideia da agência New Style. O material, gravado no dia 8 de
junho, só foi possível graças à tecnologia do vídeo mapping. Imagens
inéditas da TV Cultura, com o Rei do Baião tocando Asa Branca só na voz e
sanfona, foram projetadas na fachada de uma igreja da Fazenda Araripe,
em Exu, interior de Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga. Enquanto isso, 50
músicos acompanhavam Gonzagão em uma orquestra de sanfonas.
Luiz Gonzaga é ‘ressuscitado’ para gravação do seu primeiro videoclipe
(Foto: Hercules Felix/Divulgação) |
As
imagens raras da TV Cultura mudaram os rumos da produção, diz o
diretor-geral do clipe, Rodrigo Zanchini. “Com o material dele tocando
Asa Branca só com a sanfona, pudemos colocar ele tocando com o pessoal
ao vivo aqui. É uma orquestra de sanfonas tocando com o maestro no
telão, entende?”, explicou. Mais de 12 horas foram necessárias para a
produção do videoclipe, que traz cenas de lugares por onde viveu Luiz
Gonzaga. As imagens do artista pernambucano são do acervo da TV
Cultura.
O videoclipe é uma
das principais ações da campanha da cervejaria Schin no São João 2017. A
empresa homenageia o Rei do Baião em sua latinhas comemorativas, filme
de TV, mídia externa, ações no digital, patrocínio de eventos e ativação
nos pontos de vendas de Pernambuco e Bahia. Segundo Bruno Piccirello,
gerente de Marketing da Schin, a ideia de utilizar Luiz Gonzaga na
campanha é transmitir verdade sobre as origens do São João.
“Partimos
do princípio de que poderíamos fazer um projeto relacionado com o
resgate da história do São João, da tradição, de algo que nos conectasse
verdadeiramente com a cultura junina. Chegamos facilmente à figura de
Luiz Gonzaga. Ele é o verdadeiro rei da festa, é o rei do São João”. O
Clipe, porém, é o grande momento da campanha. “Estamos indo além de uma
campanha. Na verdade não é só uma campanha. É uma grande homenagem. As
pessoas vão se emocionar”, acredita Piccirello.
Oswaldinho do Arcodeon, um dos díscipulos de Luiz Gonzaga, participou da gravação
(Foto:Hércules Felix) |
A
gravação reuniu cerca de 50 músicos, tocadores de sanfona, triângulo e
zabumba, entre eles Oswaldinho do Acordeon, discípulo do rei e grande
parceiro, e Joquinha Gonzaga, sobrinho de Gonzagão. Entre os outros
sanfoneiros estão Clayton Sobrinho Gama, Ana Caroline Lourenço da Silva,
Sarah Assis, João Roberto de Santana Alves, Terezinha Bezerra Chaves,
Lulinha Alencar, Enok Virgolino Dantas, José Marcelino da Silva; além do
zabumbeiro José Ferreira de Souza e os trianguleiros José Aluizio Cruz e
Estevão Ferreira Júnior.
Rodrigo Zanchini é o diretor do clipe de Gonzagão
(Foto: Hercules Felix/Divulgação) |
Muito bom!
ResponderExcluirtrazendo as lembrancas do velho Gonzaga, musica feita com o coração
Este viveu a realidade do sertão.
tempos dificeis aqueles, hoje o povo tem as facilidades que os tempos modernos troxe e ainda reclamam sem saber o que é dificuldades