Do esgoto é possível ainda tirar leite e até produzir cachaça.
Veja como funciona o sistema no estado do Rio Grande do Norte.
Nélson AraújoFlorânia, RN Fonte: Globo rural
O campo sempre oferece recursos naturais para a cidade, mas no reuso de água é a cidade que oferece matéria-prima, nutrientes, para a agricultura.
Tirar leite de pedra, é só um modo de dizer, mas lá no Rio Grande do Norte, a experiência mostra que é possível tirar leite e pinga também, de esgoto tratado.
Você compraria uma fazenda com uma estação de tratamento de esgoto no quintal? O agrônomo Lirani Dantas comprou uma propriedade assim ao lado da cidade de Florânia, que fica quase no coração do semiárido do Rio Grande do Norte, a 230 km de Natal.
O esgoto de Florânia desce todo pra lá e antes o que era um desconforto, hoje surpreende todo mundo, um verdadeiro oásis que Lirani criou: pastagens que não deixam a desejar das encontradas nas fazendas do Centro-Sul do país, com muita qualidade no verde e nos animais, em plena caatinga.
O que Lirani fez foi captar água do terceiro tanque, onde já se considera que o esgoto esteja tratado, e pulverizar os pastos. O capim reagiu com toda força e o gado respondeu com muito vigor.
No estábulo, a produção de leite praticamente triplicou. Assista a vídeo com a reportagem completa e veja como o esgoto traz vantagens nos negócios do campo.
0 comentários:
Postar um comentário