Estrutura acoplada a bicicletas é semelhante a régua tem largura de 1,5m.
Distância deve separar carros de ciclistas conforme a legislação de trânsito.
09/03/2017 22h09 - Atualizado em 09/03/2017 22h09 Do G1 RS
Distância de 1,5m deve separar carros e motoristas (Foto: Guilherme Formiga, divulgação/DetranRS)
Uma iniciativa com objetivo de conscientizar motoristas sobre respeito no trânsito levou nesta quinta-feira (9) várias bicicletas para a rua em Porto Alegre com o "respeitômetro" acoplado. A estrutura, semelhante a uma régua, tem largura de 1,5m, e é usada para demonstrar a distância que deve separar carros de ciclistas conforme a legislação.
A ação foi realizada pelo Detran-RS, em conjunto com a Mobicidade, Associação de Ciclistas de Porto Alegre (ACPA) e Laboratório de Políticas Publicas e Sociais (Lappus). As bicicletas com o equipamento circularam pela Avenida Wenceslau Escobar, na Zona Sul.
O diretor-geral do Detran-RS, Ildo Mário Szinvelski, acredita que o ciclista não pode mais ser visto como um intruso, mas como um partícipe do trânsito. "Vocês, ciclistas, estão fazendo história, uma história de construção de um trânsito mais humano".
A iniciativa marca o Dia de Mobilização pela Segurança dos Ciclistas, após um grupo de trabalho desenvolver um trabalho para informar sobre a legislação relacionada às bicicletas no trânsito. "Concluímos que falta a muitos motoristas a consciência de que a bicicleta é um veículo e que seu espaço nas ruas junto com carros, ônibus e motos é garantido por lei”, explica a coordenadora do grupo de trabalho, Laís Silveira.
0 comentários:
Postar um comentário