Velho Chico já avançou 163 km e restam apenas 53 para beneficiar a população de Monteiro, na Paraíba
por Portal BrasilPublicado: 24/02/2017 15h50Última modificação: 24/02/2017 16h08
por Portal BrasilPublicado: 24/02/2017 15h50Última modificação: 24/02/2017 16h08
O Eixo Leste do projeto vai beneficiar os estados de Pernambuco e Paraíba Imagem: EBC |
As águas do Velho Chico chegaram, nesta sexta-feira (24), à quinta e penúltima estação de bombeamento (EBV-5) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Sertânia (PE).
Com esse avanço, faltam apenas 53,5 km para que esse Eixo cumpra um dos seus objetivos: levar a água do rio até o açude Poções, em Monteiro (PB), para atender a população paraibana. Depois, a água seguirá pelo rio Paraíba até o reservatório Boqueirão, para reforçar o abastecimento em Campina Grande (PB).
A previsão é beneficiar o município de Monteiro já no mês de março. A quinta estação elevatória (EBV-5) vai bombear a água do Velho Chico em mais 41 metros de altura, o equivalente a um edifício de 13 andares. Depois, por gravidade, as águas seguem até a última estação (EBV-6) do Eixo Leste. Antes de chegar ao seu destino final, no açude Poções, em Monteiro, passam por mais dois reservatórios (Campos e Barro Branco), um túnel e uma adutora.
O Eixo Leste do projeto vai beneficiar os estados de Pernambuco e Paraíba. O trecho capta água do Velho Chico no reservatório de Itaparica, em Floresta (PE), e atravessa três municípios pernambucanos: Betânia, Custódia e Sertânia.
Executado pelo governo federal, o Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do País. O empreendimento vai garantir abastecimento regular de água a 390 municípios do Nordeste, que sofrem com a irregularidade de chuvas e enfrentam longos períodos de estiagem e seca. Serão beneficiadas 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
Fonte: Ministério da Integração
0 comentários:
Postar um comentário