Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

quinta-feira, 2 de março de 2017

Expectativa de vida vai ultrapassar os 90 anos em 2030, diz estudo

Mulheres sul-coreanas vão ser as primeiras no mundo a alcançar essa marca - e os EUA terão o menor índice entre os países desenvolvidos


Em 2030, a expectativa de vida vai atingir o índice mais alto da história, quebrando a barreira dos 90 anos. É o que diz uma pesquisa realizada pelo Imperial College London, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 35 países emergentes e desenvolvidos – o Brasil não está nessa lista.

Expectativa de vida vai ultrapassar os 90 anos em 2030, diz estudo
O resultado mostrou que os sul-coreanos estão no topo do ranking da longevidade. Pesquisadores preveem que uma menina nascida na Coreia do Sul em 2030 pode viver 90,8 anos. Já um menino chegaria a 84,1 anos. 

“A Coreia do Sul se desenvolveu muito: tem sido um país mais igualitário que beneficia a população com boa educação e nutrição, por exemplo”, explicou a pesquisadora Majid Ezzati à BBC. Segundo ela, os sul-coreanos também avançaram muito na medicina, no combate à hipertensão e ao tabagismo, têm uma das taxas mais baixas de obesidade e oferecem bons serviços médicos. 

Entre os países desenvolvidos, os Estados Unidos vão atingir um dos menores índices de expectativa nos próximos 13 anos, com homens e mulheres chegando na casa dos 79,5 e 83,3 anos, respectivamente – números bem semelhantes ao de países de renda média, como a Croácia e o México. Entre os fatores que pesaram nas estatísticas americanas estão as altas taxas de homicídios, de obesidade e de mortalidade materna e infantil. 

Já na Europa, as mulheres francesas e os homens suíços viverão mais: 88,6 anos para elas e cerca de 84 anos para eles.
O Japão, que sempre foi o retrato da longevidade, vai cair algumas posições no ranking e ficará atrás da Coreia e da França, com média de 88,4 anos.
Os dados também mostram que a lacuna entre homens e mulheres vai diminuir, com o sexo masculino ganhando uns aninhos a mais. “Os homens tinham hábitos menos saudáveis, portanto, menor expectativa de vida. Eles fumavam e bebiam mais, estavam mais suscetíveis a sofrer acidentes de trânsitos e homicídios… No entanto, como o estilo de vida deles se torna cada vez mais parecido com o das mulheres, o mesmo acontece com a longevidade”, afirmou Ezzati.

Expectativa de vida vai ultrapassar os 90 anos em 2030, diz estudo
Expectativa de vida vai ultrapassar os 90 anos em 2030, diz estudo
Para os pesquisadores, os resultados representam grandes desafios para a política mundial. Os governos já devem  começar a pensar em como fortalecer os sistemas de saúde e de assistência social para acompanhar as múltiplas necessidades que acompanham o envelhecimento.
 
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 
A imagem pode conter: 1 pessoa, texto 
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog