Meio Ambiente & Desenvolvimento Humano

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Cobertos de lama, foliões alertam para preservação do meio ambiente

Bloco "Tira Lama" desfilou, neste domingo (26), pelas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda, no Grande Recife. Integrantes ganham garrafinha com argila natural.

Integrantes da agremiação se cobrem com argila em Olinda (Foto: Lorena Andrade/ G1)

Enquanto super-heróis desfilavam pelas ladeiras de Olinda, no Grande Recife, neste domingo (26), um grupo chamava a atenção para a necessidade de preservar o meio-ambiente. Para participar do Bloco ‘Tira Lama’, fundado há 15 anos, os foliões cobriram o corpo com argila natual, retirada de uma praia na Região Metropolitana. 

A agremiação circulou pelas principais ladeiras do Sítio Histórico. O fundador do bloco, Denilson Carvalho, contou que o grupo surgiu como dissidência do "Manguebeat", que desfila no Sábado de Zé Pereira, na cidade. 

Segundo ele, o pessoal do “Manguebeat” tinha o costume de ir para uma praia no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, tirar a lama depois dos desfiles. “Foi aí que tive a ideia de criar o bloco”, explicou. 

Com o tema de preservação ambiental, o “Tira a Lama” faz questão de passar mensagens aos foliões. “Queremos sempre a paz no carnaval", declarou.
Integrantes da agremiação se cobrem com argila em Olinda (Foto: Lorena Andrade/ G1)
Integrantes da agremiação se cobrem com argila em Olinda (Foto: Lorena Andrade/ G1)
 Integrantes da agremiação se cobrem com argila em Olinda (Foto: Lorena Andrade/ G1)Integrantes da agremiação se cobrem com argila em Olinda (Foto: Lorena Andrade/ G1)Integrantes da agremiação se cobrem com argila em Olinda (Foto: Lorena Andrade/ G1)
Para cobrir os corpos de "lama", os foliões recebem garrafinhas com argila natural. A administradora Amanda Brandão, 25 anos, participa do bloco há 5 anos e a cada edição leva amigos para a brincadeira. "O que eu acho incrível desse bloco é a representação cultural aliada à preservação ambiental", observou.

Nem uma infecção na garganta faz a estudante Amanda Figueiredo, 23 anos, deixar de participar do bloco. Coberta de lama literalmente da cabeça aos pés, ela revelou a sua paixão pelo "Tira lama". "Acompanho o bloco há quatro anos. É o melhor bloco de Olinda. Me sinto homenageando Chico Science", contou.

Moradores de Belo Horizonte (MG), Nathália Porto e Fernando Hada foram pela primeira vez ao carnaval de Olinda e fizeram questão de participar do bloco. "A gente acompanha tudo de longe, lá em Minas, e já sabíamos da existência do bloco. Este ano, viemos ver de perto e fizemos questão de participar de tudo, mas o suor já tirou a lama do nosso corpo", explicou Nathália.
A carioca Emanuelle Costa, 28 anos, também participou do "Tira lama" pela primeira vez e fez questão de cobrir o corpo de argila. "Vale tudo pela diversão. Estou amando", contou

Preservação ambiental é o lema do bloco, que saiu em Olinda, neste domingo (26) (Foto: Lorena Andrade/ G1 ) 
 
Preservação ambiental é o lema do bloco, que saiu em Olinda, neste domingo (26) (Foto: Lorena Andrade/ G1 )
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

VIDHA LINUS

CONSULTORIA AMBIENTAL LICENÇAS,ELABORAÇÃO EIV, PRAD. Av Radial B, 122 Bairro Mangueiral CEP 42807-380 CAMAÇARI - BAHIA 71 3040 5033 99168 5797 VBRAMBIENTAL@YAHOO.COM.BR

QUAL SEU IDIOMA?

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivo do blog